Category Archives: Turismo

Com 12 dias de festa, Camamu dá início ao São João

Neste sábado (16), teve início um dos mais extensos festejos juninos da Bahia, trata-se da cidade de Camamu, no Sul da Bahia, que anunciou 10 dias de São João que segue até dia 25. Mas o a festa continua, já que a prefeitura emendou mais 02 dias em comemoração ao Dia da Cidade, no próximo 27 de Junho, quando a cidade faz 127 anos de emancipação política. Totalizando 12 dias de festejo junino.

35067622_2106596659623023_4552453497383026688_o

Além dos shows musicais o evento terá extensa programação cultural (2017). Fotos: Aleilton Oliveira
São mais de 25 atrações locais e regionais, organizados num típico arraiá caipira com uma programação cultural bastante ampla e diversificada. O evento que é organizado pela Prefeitura de Camamu leva o nome de ‘A Fazendinha” um típico arraiá junino, onde predomina o forró durante toda a programação.

A cidade de Camamu está com um dos mais belos circuitos de São João da Bahia. Além da ornamentação detalhada, a programação acompanha a ideia de São João Cultural, com apresentações de diversas quadrilhas organizadas, principalmente pelas secretarias municipais, pelas escolas da cidade e grupos culturais, além das bandas que tem trazido em seu repertório o forró arrasta-pé e xote. A programação cultural tem início todos os dias a partir das 17h. O apoio do São João é da Bahiatursa.

camamu

Programação de Shows

Sábado, 16/06

Fábio Cigano

Turma da Catuaba

Domingo, 17/06

Baixinho dos Teclados, Forró Flor de Cheiro

Segunda-Feira, 18 /06

Forró Xiado

Xote dos Amigos

Terça-feira, 19/06

Forró Safadinho

Forró Paia de Milho

Quarta-feira, 20/06

Forró Totalmente Demais

Juninho dos Teclados

Quinta-feira, 21/06
Fabíola Lins
Brisado do Forró

Sexta-feira 22/06

Kapiche do Forró

Banda Tagadá

Forró Palito de Fogo

Sábado, 23/06

Bonde do Andrezão

Gabriela Maia

Banda Kebraê

Domingo, 24/06

Cupim de Ferro

Fabíola Lins

Brenda Gonçalves (The Voice)

Segunda, 25/06

Banda Tripolar

Ryan Giroto & Henrique

A festa acontece na Praça Francisco Xavier Borges.

Dia da Cidade

O São João de Camamu emenda com a programação do Dia da Cidade que se inicia no dia 26 e termina no dia dia 27, quando a cidade completando 127 anos de emancipação política.

Programação: Sem Retoque, Trio da Ruana, Pirilampo, Tony Canabrava, Lucinho Mendes e Vitrine do Amor.

A festa de Aniversário acontece na praça do Fórum. (Diário de Camamu)
sao joao de camamu 2017  foto aleilton oliveira

Prefeitura de Cairu aposta em atração de grandes eventos e Wesley Safadão é confirmado pelo segundo ano consecutivo em Morro de São Paulo

Buscando fomentar o turismo, a Prefeitura de Cairu tem apostado na atração de grandes eventos para Morro de São Paulo. A estratégia tem garantido bons resultados, graças a atração de produtores de eventos gabaritados no mercado e o apoio institucional da gestão municipal, grandes shows tem sido realizados na ilha. Já passaram pelo balneário eventos como o Beach Sound Morro com Alok e Natiruts, e por dois anos consecutivos, o San Island Festival com a diva Ivete Sangalo. No segundo semestre de 2018, quem também repete a dose é o Festival Terceira Praia que terá Wesley Safadão, entre outras atrações.

received_10204854707604024

A boa infraestrutura turística de Morro de São Paulo aliada aos investimentos da Prefeitura de Cairu na capacitação do trade são fatores diferenciais que pesam na escolha do destino para realização dos eventos. De acordo com o produtor Bruno Mello, a ideia é oferecer ao público grandes shows em um espaço paradisíaco. O Festival Terceira Praia é uma realização da Sólida Entretenimento e produção da Pequena Notável, em parceria com a Vision + e Vem Entretenimento.

Rede elétrica de Morro de São Paulo recebe nova teconologia

Morro de São Paulo foi a localidade escolhida pela Coelba para receber um novo sistema de automação na rede de distribuição de energia. O Self Healing, como é chamado, trata-se de um moderno sistema de automação descentralizada que restaura, automaticamente, o fornecimento de energia elétrica no menor tempo possível. A implementação do Self Healing em Morro de São Paulo foi concluída no dia 7 de maio e beneficia cerca de 4.300 clientes, contando com a automação de seis equipamentos religadores.

O novo sistema de automação abrange praticamente toda a área da ilha, melhorando a confiabilidade e garantindo o restabelecimento da energia com mais agilidade. Quando uma árvore cai em cima da rede elétrica, por exemplo, e interrompe a energia, o sistema Self Healing já identifica o ponto onde houve a interrupção e, sempre que possível, religa automaticamente, isolando o problema e reduzindo o número de clientes desligados.
Corpus-Chisti-Morro-de-São-Paulo_-Foto-Rennan-Calixto-660x330
Morro de São é uma região peculiar do ponto de vista de distribuição de energia por causa da complexidade de acesso à rede e das oscilações da carga de acordo com cada período do ano. Não existem vias próprias para o tráfego de automóveis, os acessos são sempre realizados pelo mar e com funcionamento dependente do clima e da maré. Existem muitos pontos de mata fechada, além de elevados níveis de salinidade. Todos estes fatores influem não só na incidência de defeitos, mas dificultam principalmente o tempo de recomposição do sistema elétrico.

Devido a esta particularidade, em caso de defeito, uma equipe técnica de manutenção se desloca até a ilha para realizar a isolação da falha e religar o circuito, levando em média 4 horas para a execução do serviço. Com a nova tecnologia, o sistema pode levar apenas 80 segundos para, automaticamente, reenergizar grande parte dos clientes que estão fora da abrangência do defeito.

Até o final do ano, a Coelba pretende implantar dezenas desses sistemas em várias cidades do interior baiano.

Prefeitura de Ubaitaba confirma São João e divulga as primeiras atrações

silvaniaepaulinha

Uma das festas mais tradicionais de São João do interior da Bahia, o “Arraiá das Canoas”, em Ubaitaba, teve divulgado neste 1º de junho, as primeiras atrações já confirmadas, trata-se das bandas Silvania e Paulinha, Zefa de Zeca, Boteco das Amigas, Vingadora. Outras serão divulgadas na próxima semana.

Como de costume, o evento vai acontecer durante três dias, no período de 22 a 24 de junho. Na abertura da festa, dia 22, acontecerá o Forró dos Funcionários, um evento dedicado ao funcionalismo da Prefeitura de Ubaitaba.

Depois desse anúncio e com o início da decoração juninas das principais ruas e avenidas do centro, a população já se anima em Ubaitaba, situada a 340 km a sul de Salvador e, de pouco mais de 20 mil habitantes. A cidade já se prepara para receber turistas e visitantes
Apesar da crise e da greve dos efeitos da paralisação dos caminhoneiros, quando algumas cidades cancelaram o São João, a prefeita Suka Carneiro disse estar fazendo o possível para manter o festejo: “Pretendemos manter a qualidade do evento e contamos com o apoio do Governo do Estado, por meio da Bahiatursa e parceiros. Afinal, é um investimento que movimenta a economia e aquece o comércio, e é uma tradição muito importante para Ubaitaba e nossa gente”, disse a prefeita. (Ascom/Ubaitaba)

sao-joao-ubaitaba-2017--

PREFEITURA DE CAIRU DECRETA ESTADO DE EMERGÊNCIA E CRIAÇÃO DE COMITÊ DE GERENCIAMENTO DE CRISE

g_cairu-fora-da-rota_1490084
O prefeito de Cairu, Fernando Brito, no uso de suas atribuições decretou através de edição do Diário Oficial desta terça-feira (29/05) estado de emergência no município- arquipélago em virtude do agravamento da crise do abastecimento de combustíveis que já caminha para dez dias. O gestor municipal também institui um Comitê de Gerenciamento de Crise para propor e adotar medidas que assegurem a manutenção dos serviços essenciais para população cairuense, destacando-se os serviços de :
I – saúde (transporte de pacientes e de material biológico, gases medicinais e diesel para geradores, distribuição de insumos, vacinas e medicamentos);
II – educação (transporte de alunos e distribuição de gêneros alimentícios para os estabelecimentos educacionais);
III – transporte coletivo urbano de passageiros;
IV – coleta de lixo;
V – serviço funerário;
VI – segurança urbana e defesa civil.

As Secretarias Municipais, as Superintendências distritais e os demais órgãos e entidades integrantes da Administração Direta e Indireta deverão implantar plano de racionalização de uso dos insumos no âmbito de suas respectivas competências, com o objetivo de preservar a continuidade das atividades essenciais.

Bud Basement vai movimentar Salvador durante os jogos da Copa do Mundo

original_lkwfnwf
Confira o que vai rolar no Bud Basement Salvador. Serão doze eventos. Nomes como Emicida, Raimundos, 3030, Rincon, Attoxxa e outros estão confirmados

A cerveja Budweiser, patrocinadora global do Mundial da FIFA, fará os brasileiros torcerem de uma forma totalmente diferente e autêntica na Copa do Mundo de 2018. O projeto estará presente em dez capitais, e Salvador não podia ficar de fora.

Inspirado nos icônicos porões de Nova York (EUA) e Berlim (Alemanha), o Bud Basement tem o objetivo de reunir pessoas que se conectam pela atitude, por meio de uma atmosfera urbana, genuína e contemporânea como a Budweiser.

De 14 de junho a 15 de julho, o bairro do Comércio será o endereço do Bud Basement Salvador. Lá, as pessoas poderão desfrutar de galpões com barbearia, estúdio de tatuagem, telões que irão transmitir os jogos e permitem visão 360° em todo o espaço, campeonatos de pebolim e futebol de botão, uma quadra de street soccer e uma “banca” para os fanáticos por figurinhas terem um ponto de encontro para troca e até disputarem as mais valiosas em campeonatos de ‘bafo’.

O som ficará por conta das bandas Raimundos, ÀTTOOXXAÁ e Di Maré, além dos cantores Ricón, Pedro Pondé, Clariana e Telefunksoul. O OXE 071, um coletivo formado por profissionais que têm em comum conhecer, como ninguém, a cultura baiana e a noite soteropolitana, promete energizar e não deixar ninguém parado no Bud Basement Salvador 2018.

Se bater aquela fome, a turma do FOGO Barbecue – evento voltado para os amantes de churrascos premium – estará presente com deliciosos hambúrgueres e mais duas opções no cardápio. Terá também opções vegetariana.

Estrutura
O Bud Basement Salvador contará com quatro lounges, três bares, loja, banca de revista, house mix, espaço de jogos e de grafite, banheiros, dois galpões com barbearia e estúdio de tattoo, palco, arquibancada e telões.

Programação:

14 de Junho (Rússia x Arábia Saudita), Quinta-feira , a partir das 11h
Soft Open: Imprensa.

16 de Junho (Peru x Dinamarca), Sábado, a partir das 15h
Rock It: Raimundos e Clariana.

17 de Junho (Brasil x Suiça), Domingo, a partir das 14h
Resenha: Rincón e Àttooxxaá.

22 de Junho (Brasil x Costa Rica), Sexta-feira, a partir das 9h
O Fogo: Bud & Burger.

27 de Junho (Brasil x Sérvia), Quarta-feira, a partir das 14h
Californication: Pedro Pondé e Di Maré.

30 de Junho (Uruguai x Paraguai), Sábado, a partir das 14h
PCV: 3030 e Telefunksoul.

2 de Julho (Oitavas de Final), Segunda, a partir das 11h
Bud & Burger: Renata Bastos, Clariana (Amy Reggae House) e Telefunksoul.

6 de Julho (Quartas de Final), Sexta, a partir das 11h
Hip Hop.

7 de Julho (Quartas de Final), Sábado, a partir das 15h
Sollares.

10 de Julho (Semifinal), Terça, a partir das 15h
Swag.

14 de Julho (3º Lugar), Sábado, a partir das 11h
OXE 071

15 de Julho (Final), Domingo, a partir das 11h
Emicida.
Os ingressos podem ser adquiridos no Sympla

Sobre a Budweiser Basement
Com mistura de cenários e muita atitude, o evento da marca leva uma experiência autêntica para os consumidores. O espaço com inúmeras atrações terá palco para receber bandas e DJs com curadoria especial, um bar temático e telões com visão 360° que transmitirão os aguardados jogos da Copa do Mundo. Além disso, exposição de motos, barbearia, estúdio de tatuagem e grafite também farão parte do ambiente. “O grande desafio é desenvolver não apenas grandes campanhas ou parcerias, mas sim enriquecer as experiências dos nossos consumidores. Budweiser Basement é um projeto criado para contar um pouco mais da nossa história e dividir os valores que nos unem. É um espaço interativo e que reflete nossa atitude”, explica André Clemente, diretor de eventos da Ambev.

Sobre a Budweiser

A cerveja lager mais famosa do mundo, acredita que para ter atitude e ser autêntico, você deve viver em seus próprios termos, sem se importar com o que os outros pensam.

Há mais de 140 anos, a cerveja Budweiser é produzida da mesma forma e seguindo suas próprias regras. Em suas campanhas a marca destaca essa atitude e os detalhes de sua produção: seus ingredientes naturais (água, malte, arroz e lúpulo), lascas da madeira de beechwood – usadas no processo de fermentação, que ajudam a arredondar seus aromas e sabor único.

LK COMUNICAÇÃO

Prefeitura de Cairu apresenta resultado da campanha “Bituca Zero”

A ação imposta e realizada através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável de Cairu, foi realizada no final de semana durante a San Island.
original_Bituqueira

Turistas receberam bituqueiras durante o final de semana da festa (Divulgação)

Pelo segundo ano consecutivo Morro de São Paulo recebeu a San Island Weekend, evento que reúne cerca de 4 mil pessoas durante o final de semana. Buscando conscientizar os turistas e minimizar os impactos ambientais causados pelo evento, a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Município de Cairu elaborou um projeto de sustentabilidade, o “Bituca Zero”.

“O objetivo é evitar ameaçar às praias da ilha e para isso é preciso combater. Infelizmente as pessoas ainda tem a cultura de jogar lixo nas praias e após um evento como este é normal encontrar bitucas jogadas na areia, por isto a ação foi pensada. Praia não é cinzeiro. Além das lixeiras espalhadas em todas as praias, instalamos 25 Porta Bituca de Cigarro na extensão de praia compreendida entre a Primeira e a Terceira Praia de Morro de São Paulo”, explica a Fabiana Pacheco Secretária de Desenvolvimento Sustentável de Cairu.
original_WhatsApp%20Image%202018-05-22%20at%2019_01_53
Durante o evento a Campanha de Educação Ambiental foi reforçada com um stand no deck localizado na Primeira e Segunda Praia com a presença de monitores uniformizados, realizando promoções e apresentando o projeto aos turistas, visitantes e comunidade. Também foram distribuídas 300 bituqueiras de bolso para os visitantes. A ação reafirma a sustentabilidade para os habitantes locais e turistas.

Segundo os dados gravimétricos apurados pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, foram recolhidos nas bituqueiras instaladas, entre os dias 18 e 21 de maio, uma média de 500 bitucas. A ideia é deixar o legado de preservação aos turistas de diferentes regiões do país e do mundo, a importância de curtir as ilhas e aproveitar suas belezas naturais com consciência. A ação vai permanecer durante todo o ano.

LK COMUNICAÇÃO

Pesquisa de demanda e oferta turística é iniciada em Cairu

Teve início nesta quarta-feira (23/05) a Pesquisa de Demanda e Oferta Turística em Morro de São Paulo. A pesquisa é uma ação realizada em parceria com Prefeitura de Cairu, através da Secretaria de Turismo, Associação Comercial e Empresarial de Cairu e SEBRAE.
IMG-20180523-WA0069
Os resultados das análises obtidas serão um importante instrumento capaz de apoiar os empresários nas tomadas de decisão e atração de novos clientes, além de apoiar a gestão pública municipal na estruturação de serviços e também no desenvolvimento de novos projetos que visem a sustentabilidade dos destinos turísticos.

O resultado ajudará a esclarecer o perfil dos turistas, deixando à mostra para o trade turístico características e informações que podem subsidiar futuras melhorias nos serviços e experiências oferecidos pelo destino, como também deterninar mudanças na capacidade de receber os visitantes. Além de subsidiar de informações quanto ao número máximo de pessoas que o destino pode absorver nas estruturas hoje existentes.

Após conclusão da coleta de dados em Morro de São Paulo, os pesquisadores seguirão para Boipeba e Garapuá.

CULTURA: Boipeba celebra festa secular do Divino neste domingo

original_00000%20(Copy)
A programação da festa do Divino Espírito Santo na ilha de Boipeba começou no último dia 11 e se segue até 21 de de maio, com programação religiosa e cultural intensa.

Uma das principais tradições religiosas do Brasil Colônia, a Festa do Divino Espírito Santo, terá seu ponto alto este final este domingo (20), na ilha de Boipeba, no Baixo Sul da Bahia. A programação começa às 5h com a chamada “Salva do Divino”, um ritual é preservado há séculos e anuncia o dia festivo. Às 10h haverá a missa solene na Igreja do Divino, seguindo de procissão com as imagens dos padroeiros das comunidades ribeirinhas, pelas principais ruas da antiga vila de pescadores.

Organizada pelas lideranças da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, o tema da programação este ano é “Igreja Comunidade – Casa da iniciação à vida Cristã”. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cairu, através da Secretarias de Cultura e Turismo.

A festa é celebrada a mais de 400 anos, e tradicionalmente começa sete semanas após a Páscoa, no domingo de Pentecostes, ocasião denominada como a chegada do Espírito Santo sobre os apóstolos de Cristo. Em Boipeba, como em outras cidades brasileiras, os festejos ao Divino são marcados pelo forte traço religioso, mas também por um grande apelo cultural.

A programação começou na última sexta-feira (11) com o com o hasteamento da bandeira e início do novenário. No domingo (13) aconteceu a lavagem da igreja, com a participação de diversos grupos folclóricos locais. Este sábado, às 16h acontecerá uma grande celebração de batizados. A programação encerra na segunda-feira (21), com a alvorada às 5h, em homenagem a São Francisco de Assis, protetor dos pescadores, com uma procissão marítima. Às 9h acontece uma romaria e missa.
original_9%20(2)[2]

Fonte: LK Comunicação

Morro de São Paulo se prepara para turismo LGBT

Ivete-Sangalo-será-maior-atração-em-festival-gay-na-Bahia-em-2018

San-Island-Weekend-13_Foto-Sercio-Freitas-Divulgação
Pelo segundo ano consecutivo Morro de São Paulo recebe uma grande festa voltada para o público LGBT, a San Island Weekend. “Já temos 90% de ocupação e a previsão é fechemos em 100% até o final de semana, início da festa, para isso precisamos estar preparados para receber bem esses turistas. Por isso, estamos convocando toda a comunidade para participar desses importante treinamento”, afirma Diana Farias, Secretária de Turismo de Cairu, que vem buscando parcerias com a Secretária de Turismo do Estado, responsável em realizar a palestra. Com o tema “Turismo LGBT, como recepcionar o turista”, o treinamento vai acontecer na próxima quarta-feira (16), às 10h, no Auditório da Fortaleza do Morro. Mediado por Emília Couto, coordenadora estadual de turismo LGBT da SETUR (BA), o treinamento vai abordar a importância do respeito, a valorização da diversidade e a cidadania no Turismo. “É importante capacitar profissionais para melhor atender o segmento LGBT. Este tipo de evento é fundamental para a democratização do mercado de viagens, geração de emprego e renda, e benefícios às comunidades receptoras”, afirma Diana Farias. De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo LGBT representa 10% dos viajantes no mundo, e movimenta 15% do faturamento do turismo. Esse avanço se dá pelo crescimento de eventos e opções de lazer para este público. LK COMUNICAÇÃO