Category Archives: Turismo

Valença recebe vice-governador João Leão e comitiva de chineses para tratar da ponte Salvador – Itaparica e duplicação da BA 001

20181014_132555-1024x768
Neste domingo (14), o vice-governador e secretário do Planejamento do governo do Estado da Bahia, João Leão, acompanhado do prefeito Ricardo Moura, esteve em Valença com uma comitiva de 10 executivos da Empresa chinesa CR 20 para tratar do projeto da Ponte Salvador – Itaparica e também das duplicações da BA 001, trechos Nazaré – Valença e Bom Despacho Santo Antônio de Jesus. Em entrevista concedida à imprensa local no Restaurante Samanguaiá, Leão esclareceu que a visita com os empresários da CR 20 estava programada para acontecer a cerca de 45 dias atrás, porém, devido ao processo eleitoral foi adiada para hoje. “Decidimos jogar isso para depois das eleições para evitar que nossas oposições dissessem que estarimos querendo nos aproveitar do projeto da ponte”, disse Leão. Ainda segundo João Leão, o objetivo da visita dos chineses foi para tratar de assuntos de ordem executiva. “O objetivo nosso é colocar a política de lado, por isso, convidei somente o prefeito Ricardo Moura para essa reunião”.
Para o Baixo Sul, além da duplicação da BA 001, os empresários da CR 20 foram conhecer o potencial de investimentos no setor imobiliário e o potencial turístico da Costa do Dendê. “Eles estão encantados…” disse Leão.
Dentre da programação do projeto da Ponte, João Leão adiantou que o governador Rui Costa estará assinando na próxima segunda-feira a ordem para licitar a empresa que vai tocar o projeto, quatro empresas, duas chinesas e duas brasileiras manifestaram interesse em participar da concorrência. Até o final de 2018 deverá ser anunciada a empresa vencedora. Após essa etapa, teremos mais um ano para estudos do projeto e outros quatro anos para a construção da Ponte. A primeira etapa da duplicação da BA 001 será até a Ponte do Funil. “Estamos tendo muito cuidado com o projeto para evitar o máximo de impactos ambientas”, disse Leão. Sobre a forma de cobrança do pedágio, Leão esclareceu que será baseado na economia do combustível gasto nas rotas entre Valença – Bom Despacho e Santo Antônio – Bom Despacho, algo em torno de, no máximo, R$ 50. O prazo para exploração o pedágio pela concessionária vencedora será de 35 anos.
Após o almoço no Samanguaiá, a comitiva foi fazer um sobrevoo no Estaleiro Paraguaçu com o objetivo de observar a estrutura do local e a possibilidade de ser transformada no canteiro de obras do projeto da Ponte.

CORPO DE BOMBEIROS
João Leão também afirmou que, através de um pedido do prefeito Ricardo Moura e os deputados da base que foram votados em Valença, será implantada até o mês de dezembro em Valença uma unidade do Corpo de Bombeiros.
Participaram da reunião, os secretários Paulo Martins (Indústria e Comércio), Jean Macedo (Imprensa), Jéssica Brandão (Juventude); pela imprensa estavam: Ciro Pimentel (Rio Una FM), Fábio Sena (A Voz do Baixo Sul), Ricardo Lemos (Jornal do Baixo Sul e Programa Noticia Certa/Clube de Valença) e Magno Jouber (Baixo Sul News e Jornal do Baixo Sul).
Fonte: www.baixosulnews.com.br

Maratona Paradise Run é lançada no Morro de São Paulo

Paradise Run 2018.1

Foi lançado oficialmente na última terça-feira (9), no auditório da Fortaleza do Morro de São Paulo, a maratona “Paradise Run Morro de São Paulo 2018”, evento promovido pela prefeitura de Cairu, através da secretaria do Turismo, e pela empresa de fomento ao esporte ‘Ambiance’. A maratona, que será realizada em 24 de novembro, teve seu projeto apresentado pelo coordenador Bruno Riella, relembrando as corridas dos anos anteriores e reafirmando a importância desta maratona tão aguardada pelos corredores de todo o Brasil.

Considerada uma das praias mais belas do mundo, Morro de São Paulo proporciona aos participantes da ‘Paradise Run’ uma experiência única. Os atletas percorrem locais pouco explorados, passando por pistas de barro, areia, grama e mangues. O trajeto de volta da corrida torna-se ainda mais especial no momento em que os atletas correm pelas famosas praias, na maré baixa.

Durante o lançamento Bruno Riella parabenizou a administração municipal de Cairu pelo apoio, enaltecendo a visão equilibrada do prefeito Fernando Brito e equipe, destacando que a corrida mais bonita do Brasil valorizará também os artistas do Morro de São Paulo, quando os vencedores da ‘Paradise Run’ ganharão troféus confeccionados por artesãos da associação local. Para mais informações, acesse o site www.ambianceesporte.com.br

Prefeitura de Cairu conclui implantação da rede de baixa tensão do bairro do Zimbo

Os investimentos da Prefeitura de Cairu na ampliação e melhoria da iluminação pública continuam em todo o arquipélago.
IMG-20181004-WA0088

IMG-20181004-WA0093

IMG-20181004-WA0111

A RS Engenharia, prestadora de serviços da administração municipal, supervisionada pela Secretaria Especial de Morro de São Paulo, concluiu no final do mês de setembro a implantação da rede baixa tensão no bairro do Zimbo. Agora, parte do bairro que não possuía iluminação pública conta com onze pontos completos de iluminação, garantindo mais segurança e tranquilidade para os moradores.

O trabalho soma – se aos serviços já realizados de implantação de postes na estrada de acesso ao Zimbo II, na Ladeira do Portaló e do aumento do número de postes e braçadeiras nas imediações do Areial e Alto Mangueira, também no bairro do Zimbo. De acordo com o administrador de Morro, Fabiano Campos, a iluminação tem sido de grande importância para transmitir maior segurança para comunidade.

A comunidade de Boipeba também tem sido beneficiada com os investimentos da Prefeitura de Cairu na ampliação da iluminação pública, recentemente foram implantados novos postes e braçadeiras na Praia da Boca da Barra, Tiririca, Serrão, Ribeirinho e Ipiranga. Segundo o prefeito Fernando Brito, os investimentos na área irão continuar. ” Já temos um levantamento de outras localidades no município em que também é necessário ampliar a iluminação pública, iremos continuar com estes investimentos que trazem uma maior segurança para população”, ressaltou Brito.

Atenção, proprietários de veículos! O prazo para o recadastramento foi prorrogado até o dia 19/10. Fique atento ao prazo e não deixe de se recadastrar!

43128621_1988534194502401_1250155084537397248_n

A FÁBRICA COMEÇA A FUNCIONAR

42962287_1868508729897753_8384296969526312960_o
42908900_1868508636564429_5963942152152023040_o
42943847_1868508796564413_7592763333283938304_o
42929595_1868508996564393_2883625477572919296_o
Sob a batuta da V1 Comunicação Integrada, o casal Virgílio Gouveia e Ticiana Rezende, proprietários da recém-inaugurada “A Fábrica Music Bar” reuniu a imprensa de Valença, na noite da ultima terça-feira (02) para conhecer o novo espaço.
A degustação com comidas e petiscos sírios e cervejas artesanais foi o diferencial do encontro. Os profissionais de imprensa aprovaram o novo point e o petit comité. Além dos diversos aromas e sabores das cervejas apresentadas, o cantor, compositor e arranjador, Elson Luz deu o tom ao evento.
Virgilio e Ticiana anunciaram que às quintas-feiras será realizado um Jam Session, que significa tocar sem saber o que vem à frente, de improvisação. Com uma banda base alternada, os músicos presentes sobem no palco e tocam juntos.
Além das cervejas artesanais, não faltou a PETRA, lançamento da Itaipava, que agradou também aos comunicólogos.O endereço da fábrica, é no bairro da Graça, no antigo Mandalas. A organização do encontro, com direito a karaokê teve a assinatura da jornalista Vanessa Andrade.

Prefeitura de Cairu inicia limpeza mecanizada das praias

IMG-20180928-WA0084
A sempre movimentada Segunda Praia em Morro de São Paulo contou com uma ação diferente na manhã desta quinta-feira (27/09). O prefeito Fernando Brito e comitiva acompanharam a primeira ação de limpeza mecanizada da praia realizada com uma máquina limpadora da linha HM-IHMk4 projetada para longo tempo de serviço confiável e seguro. A ação, supervisionada pela Secretaria Especial de Morro de São Paulo, conta com aporte de recursos da Tupa (Tarifa por Uso do Patrimônio do Arquipélago).

A ideia é que o serviço seja realizado não apenas em Morro, mas também nas outras praias do arquipélago. Um cronograma será elaborado para que a máquina seja deslocada para outras ilhas para execução da limpeza. Na sexta-feira, as areias da Quarta Praia também foram limpas.
IMG-20180928-WA0080
A limpeza mecanizada produz um tratamento profundo, removendo não só os detritos que estão a vista na superfície da praia, mas também os que são enterrados pelos agentes naturais (vento, chuva, maré) na camada superior da areia. No entanto, sua mais importante tarefa não é só a simples varrição de objetos e sim o revolvimento e arejamento da areia que está sendo tratada. Esta forma de limpeza prevê o levantamento de uma camada espessa de até 200mm de areia, sua elevação, separação e pulverização, antes de ser devolvida a praia.
IMG-20180928-WA0100
O prefeito Fernando Brito aprovou a iniciativa. “Uma das preocupações da nossa gestão é coma sustentabilidade do nosso município. Trabalhamos para desenvolver a atividade turística, mas sempre de forma que preserve nossa riqueza natural. Com essa limpeza mecanizada, as praias do arquipélago tão frequentadas por turistas e cairuenses estejam limpas. Mas também precisamos que a população e os visitantes que sejam sensíveis e não poluam as praias”, disse o prefeito.

Cairu participa da 46ªAbav Expo

O município de Cairu marca presença na 46ª Abav Expo e no 50° Encontro Comercial Braztoa que tiveram início nesta quarta-feira (26/09 ) com a expectativa de receber mais de 23 mil pessoas, entre profissionais do setor, expositores e visitantes. O evento terá duração de três dias, reunindo mais de 1,1 mil marcas expositoras no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

IMG-20180926-WA0026
O arquipélago cairuense é representado tanto pela gestão municipal, por meio da Secretaria do Turismo, como pela iniciativa privada, no stand da Bahia que tem como tema”Cenários de Novela”, em uma área de aproximadamente 100m² expondo os mais belos paraísos baianos. Realizada pela ABAV Nacional, a ABAV Expo é a maior e mais importante feira de negócios de Turismo do Brasil. O evento contribui de maneira decisiva para a consolidação de negócios entre empresas dos cinco continentes e favorece toda a cadeia produtiva global do Turismo, ao atrair a participação massiva de agentes de viagens e outros profissionais do setor, dos mais diversificados nichos de mercado, além de compradores convidados, nacionais e internacionais.
IMG-20180926-WA0036

O supervisor de Turismo Marcos Ferreira destacou a importância do incentivo da administração municipal para participação no evento. ” Graças ao olhar atencioso do prefeito Fernando Brito e da secretária de Turismo Diana Farias podemos apresentar ao mundo não só as belezas naturais e culturais de Boipeba e Morro de São Paulo, mas levar o nome do arquipélago de Cairu como um todo neste que é o principal evento do Turismo no país”, destacou.

IMG-20180926-WA0078

Entre os expositores da feira estão companhias aéreas brasileiras e estrangeiras; os mais expressivos operadores de turismo; empresas de cruzeiros marítimos e de segmentos especializados, como Corporativo, MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), Luxo e LGBT; os principais meios e redes de hospedagem; locadoras de veículos; equipamentos turísticos, e fornecedores de soluções de tecnologia voltadas ao setor, além de representações de destinos e órgãos oficiais de turismo.

Prefeitura de Cairu reúne com associações para tratar sobre ordenamento turístico de Morro de São Paulo

42549062_1979727702049717_1679812132381655040_n
42566760_1979727645383056_6550891528124891136_n
42638790_1979727568716397_5973844096173735936_n
Desde o início do segundo semestre deste ano, uma série de reuniões têm sido promovidas pela Prefeitura de Cairu com as principais associações de carregadores e guias de Morro de São Paulo com o objetivo de melhorar o ordenante turístico do destino. Nesta terça-feira (24/09), o prefeito Fernando Brito participou de uma rodada de reuniões individuais com representantes da
ASSISTUR (Associação de Informantes de Morro de São Paulo), AITR ( Associação dos Informantes de Turismo do Receptivo), ACOMBATUR (Associação de Carregadores de Bagagem de Morro de São Paulo) e ACMSP (Associação de Carregadores de Morro de São Paulo) ouvindo as principais demandas de cada entidade, na sequência realizou uma reunião conjunta com os dirigentes das associações para acordar pontos que ajudarão no desenvolvimento das atividades.

Entre as principais reivindicações que serão atendidas pela gestão municipal estão a criação de portaria delimitando as áreas de atuação das entidades, aumento da fiscalização com participação conjunta de fiscais das próprias associações e instituição de uniformes que facilitem a identificação das categorias. Participaram das rodadas de negociações a Secretária de Turismo Diana Farias, a Diretora de Tributos Joelia Carvalho e o Administrador de Morro Fabiano Campos.

O prefeito Fernando Brito se mostrou satisfeito com os resultados alcançados. ” A marca da nossa gestão é escutar a todos os segmentos para juntos buscarmos melhorias para nosso município. E foi exatamente isto que fizemos ao reunir com essas associações, trabalhamos em conjunto e encontramos soluções que tenho certeza tornarão Morro de São Paulo um destino muito mais organizado e competitivo”, ressaltou o gestor.

Prefeitura de Cairu em parceria com a comunidade e empresários iniciará requalificação do Beco do Elefante em Morro de São Paulo

41820822_1969552753067212_4120491542454468608_o

42044297_1969552679733886_8524604557425115136_o

Somando esforços para concretizar uma reivindicação recorrente dos moradores e empresários do bairro da Mangaba, em Morro de São Paulo, a Prefeitura de Cairu em parceria com a comunidade e o empresariado local iniciará nos próximos dias as obras de requalificação do Beco do Elefante. A via, um dos principais acessos ao bairro da Mangaba, passará a contar com uma escadaria com corrimão, iluminação e também com uma rampa que facilitará o trânsito de ambulância e viaturas policiais.

Todo o projeto foi doado pelo arquiteto Lindomar, que também fará o acompanhamento técnico voluntariamente, a mão de obra será cotizada entre empresários e comunidade, que do mesmo modo tem colaborado em regime de mutirão com os trabalhos iniciais. A Prefeitura de Cairu arcará com todos os materiais que já começaram a ser entregues no local.

De acordo secretário de Planejamento Urbano e Infraestrutura, Benedito Passos, a obra poder ser considerada uma verdadeira PPP – Parceria Público Privada. ” A união da gestão municipal com a iniciativa privada, bem como com a comunidade, possibilitará a realização desta importante obra que beneficiará diretamente a população, turistas e visitantes, além de diversos empreendimentos”, ressaltou o secretário.

O prefeito Fernando Brito enfatizou a importância da iniciativa. ” Essa obra mostra que quando comunidade, empresariado e poder público trabalham juntos a localidade só tem a ganhar. Cada um dando uma parcela real de contribuição para o desenvolvimento de Morro de São Paulo, colaborando de modo prático e eficiente”, frisou Brito.

FRÉSIA lança coleção inspirada na praia de Bainema

original_Fresia03

Vai ter música, moda, arte, comidinhas gostosas, drinks especiais e muito alto astral no lançamento da coleção verão 2018 da Frésia. O por do sol na Baía de Todos os Santos é o cenário perfeito para o lançamento, já que a coleção é inspirada na praia de Bainema, uma das mais bonitas do Arquipélago de Tinharé, no Baixo Sul da Bahia. O evento acontece nesta terça-feira (11), a partir das 16h30, na Varanda do Restaurante Pereira e é exclusivo para convidados.

CONHEÇA A COLEÇÃO – Bainema, um paraíso das águas adornada por vastas cortinas de coqueirais, areia branca, piscinas naturais, trilhas que cortam a mata, mangues, rios. Uma praia de brisa morna, com um mar quente e um céu de azul infinito. Situada no Baixo Sul da Bahia, Bainema é acervo natural, uma região reconhecida pela UNESCO como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade, cuja praia está integrada à Área de Preservação Ambiental da Ilha de Boipeba.

Na “Casa dos Sonhos” onde passamos os dias em Bainema, ao abrir os olhos pela manhã, a luz tênue atravessa a sensível textura da cortina e a cama parece um berço. Dada a distância da praia, o som das ondas chega suave, como se fosse premeditado junto ao som dos pássaros, que embalam nosso sono. Com as janelas e cortinas abertas, o vento e o verde da mata preenchem o conforto da casa, a cada olhar a natureza surpreende com as belas e diferentes paisagens, numa exibição de movimento. A varanda, ambientada por redes, também exibe uma visão mágica, num convite incessante à leitura, ao café, ao violão, a uma prosa livre e um degustar de sabores. O lugar perfeito, onde o clima, o ambiente e os sons embalam os sonhos e oportunizam um chamamento para a pausa e um recomeçar.

Foi nesse cenário incrível que a Frésia escolheu viver todas essas sensações, trazendo para vocês um pouco da vibe que esse lugar mágico imprimiu em nossa coleção. As estampas, texturas, tecidos e paleta de cores são tênues e vibrantes, como os dias em Bainema. Muita beleza com leveza, elegância e fluidez. Assim é a nova coleção.

FONTE: LK COMUNICAÇÃO