Category Archives: Turismo

Em Salvador, grupo de artistas faz mural de grafite homenageando personalidades baianas

Por Lara Teixeira
Bahia Noticias./ Foto: Reprodução / Instagram / George dos Santos
IMAGEM_NOTICIA_5
O grafiteiro Francisco Kleison, que mora no Guarujá, em São Paulo, desembarcou em Salvador na sexta-feira (7), ao lado de quatro paulistas, companheiros de profissão, para atender a um convite do baiano Anderson Art e realizar um projeto.

O grupo se juntou e está trabalhando em um mural de grafite, que deve ser finalizado nesta quarta-feira (12), com imagens de personalidades baianas como Lázaro Ramos, Pitty, Saulo Fernandes, Claudia Leitte, Leo Santana, Bell Marques, entre outros.

“Foi um convite de um grafiteiro baiano chamado Anderson Art. Ele nos convidou pra fazer um mural na Bahia homenageando ícones da Bahia no Farol da Barra. O grupo se chama ‘tour grafite’ e conta com seis artistas, entre eles, eu, Miranda, Alemão, Mastros, Anderson Grafite e o Anderson Art, pintando um só mural”, contou Kleison ao Bahia Notícias.

Alguns artistas como Leo Santana e Bell Marquem já viram o mural e publicaram em suas redes sociais um agradecimento aos artistas. “Foi uma surpresa incrível, pois rapidamente estavam falando de nós na Bahia inteira. Além do mais, são artistas que eu sempre admirei”, revelou o grafiteiro.

Este está sendo o primeiro trabalho que Francisco realiza em Salvador. O artista disse que o grupo já está planejando começar outros projetos de grafite em Salvador.

MP cobra recuperação de prédio da Câmara; edifício é tombado pelo Ipac

Uma recomendação da Promotoria de Justiça de Valença, no Baixo Sul baiano, recomendou a restauração do prédio da Câmara Municipal da cidade. O imóvel é tombado pelo Ipac [Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia] e pelo Município. Conforme a promotora Lívia Sampaio Pereira, autora da recomendação, relatório técnico aponta o “péssimo estado de conservação do prédio da Câmara Municipal de Valença, inclusive o risco de desabamento da claraboia central do imóvel”.
camara_municipal
O prédio é de responsabilidade da prefeitura local. No texto, a promotoria estabeleceu prazo de 15 dias para o escoramento da estrutura do Lanternim do imóvel, com escoras de madeira ou metálicas. A providência terá de estar embasada mediante prévio projeto de escoramento, assinado por responsáveis técnicos. Já em prazo de 60 dias, a prefeitura terá de elaborar projeto de reforma e restauração que contemple toda a edificação, incluindo projeto de instalações elétricas, reforço da estrutura de cobertura e solução das causas do seu comprometimento. A recomendação foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico, na última sexta-feira (7). Bahia Notícias

Release Prefeitura de Cairu promove reunião sobre ordenamento das piscinas naturais de Moreré e Garapuá

IMG-20181205-WA0120

IMG-20181205-WA0124
A Prefeitura de Cairu, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com a Secretaria de Turismo, Diretoria de Tributos e Procuradoria Jurídica, promoveu nesta terça-feira (04/12) em Boipeba uma reunião com a comunidade e representantes de diversos segmentos do trade turístico para tratar sobre o ordenamento das piscinas naturais de Moreré e Garapuá. A iniciativa contou com o respaldo técnico de pesquisadores do Instituto de Geologia e Oceanografia (IGEO) da Universidade Federal da Bahia – UFBA.

Na principal pauta do encontro estiveram as medidas que serão implementadas nos próximos meses para conter os impactos ambientais causados pelo crescimento exponencial nos últimos anos do número de visitantes nas piscinas, bem como do número de lanchas. De acordo com os estudos técnicos elaborados pelo IGEO, é possível com um maior ordenamento dessa atividade, por meio de limitações no número de visitantes por dia e conscientização da comunidade e dos turistas, recuperar os recifes mais impactados.

Entre as medidas a serem implantadas estão: delimitação de uma área de freqüência exclusiva de banhistas, impedindo a navegação de lanchas por essas áreas, com a finalidade de evitar acidentes; definição de locais de acesso para entrada e saída das lanchas na região das piscinas; limitação diária de freqüência de banhistas a 1000(mil) pessoas por dia, tanto nas piscinas de Moreré, como de Garapuá, além do início de um programa permanente de monitoramento do impacto causado pelos banhistas nos recifes de corais para que se possa produzir um zoneamento especifico do uso destas piscinas.

De acordo com o prefeito Fernando Brito, os recursos para realização destas ações serão provenientes da TUPA (Tarifa por Uso do Patrimônio do Arquipélago) que hoje é cobrada dos visitantes ao ingressarem no arquipélago por Morro de São Paulo. ” A TUPA tem por finalidade preservar o patrimônio do nosso arquipélago, hoje o crescente aumento de visitantes nas piscinas naturais colocam em risco a preservação desse rico ecossistema. Por isso, precisamos encontrar meios de preservar esse patrimônio natural, tanto para as futuras gerações de cairuenses como para garantir uma atividade turística sustentável”, enfatizou o prefeito.

Segundo a engenheira ambiental e secretária de Desenvolvimento Sustentável, Fabiana Pacheco, as ações serão complementadas com o desenvolvimento de campanhas de conscientização ambiental. “Temos a responsabilidade de assegurar a preservação destas piscinas, trabalhando com a comunidade e os turistas acerca das atitudes necessárias para uma conduta ambientalmente consciente”, destaca.

Atenção para os telefones de contato das ambulâncias do Zimbo e Morro de São Paulo

47396831_2072489796106840_5692979314056757248_n

Peixes capturados na competição de pesca artesanal realizada em Morro de São Paulo são doados para famílias em situação de vulnerabilidade social

IMG-20181203-WA0056

A competição de pesca artesanal que reuniu pescadores nas categorias saveiro, lancha e canoa, realizada no último final de semana em Morro de São Paulo, com o apoio da Prefeitura de Cairu e parceria da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca do Governo Federal, além de valorizar a atividade pesqueira também teve um viés social. Os mais de 200 kg de peixes capturados no torneio foram distribuídos pela Secretaria Municipal de Políticas Sociais para as famílias em situação de vulnerabilidade social que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.
IMG-20181203-WA0043
De acordo com a secretária de Políticas Sociais, Adriana Brito, o pescado foi doado nos núcleos de atendimento que abrangem Gamboa, Morro de São Paulo e Zimbo. ” Durante o planejamento da competição incluímos a doação dos peixes como uma forma de retorno do torneio à comunidade, assim além de incentivar a pesca e proporcionar uma competição para pescadores, também colaboramos com as famílias carentes da própria localidade”, ressaltou a secretária.

Rede elétrica de Morro de São Paulo recebe melhoramentos

IMG-20181202-WA0020

A expansão de Morro de São Paulo nos últimos 15 anos, com o surgimento de novos estabelecimentos comerciais e também novas residências, além do intensivo fluxo de turistas, elevaram o consumo de energia elétrica da localidade que é o 3° destino turístico da Bahia. Na contramão destes fatores, até então foram realizados poucos melhoramentos na rede elétrica para sustentar o aumento da demanda de consumo. Por isso, a gestão do prefeito Fernando Brito fez uma interlocução junto ao Governo da Bahia para buscar com a Coelba uma intervenção que solucionasse os problemas provocados pelas constantes quedas de energia.

IMG-20181202-WA0010

Já tiveram início nos últimos dias do mês de novembro, a primeira etapa dos serviços de melhoramento que englobam 162 postes e 24 transformadores. Os trabalhos tem supervição da Secretaria Especial de Morro de São Paulo e abrangem a Vila, Mangaba, Zimbo, imediações do Farol, além das Primeira, Segunda, Terceira e Quarta Praias. As melhorias corrigirão as falhas de tensão de voltagem no município, otimizando o fornecimento de energia.

IMG-20181202-WA0013

Paralelo a estes melhoramentos, a Prefeitura de Cairu realizou durante o segundo semestre deste ano a ampliação da iluminação pública no Zimbo II, Alto da Mangueira e Areal.

SODRÉ PARTICIPA DO TRIATHLON NA ESPANHA

46906604_1943112342437391_4333969412978638848_n

O odontologo, empresário e atleta Valenciano, Thiago Sodré garantiu vaga, representando o Brasil para disputar em Ponte Vedra, na Espanha, a etapa mundial de Triatlon, quando 2019 chegar.
Recem registrado na Federação Baiana de Triathlon, o atleta Thiago Sodré já conquistou diversos títulos esportivos e agora enfrentará mais um desafio participando das três provas da modalidade esportiva.
Triathlon é uma palavra grega que designa um evento atlético composto por três modalidades. Atualmente, o nome triatlo é em geral aplicado a uma combinação de natação, ciclismo e corrida, nessa ordem e sem interrupção entre as modalidades.

Morro de São Paulo recebe competição de pesca artesanal

MSP

Ação conta com apoio da Prefeitura de Cairu e tem uma parceria com a Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca do Governo Federal

Entre os dias 30 de novembro e 03 de dezembro, acontece em Morro de São Paulo a Competição de Pesca Artesanal. O evento conta com apoio da Prefeitura de Cairu e tem parceria com a Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca do Governo Federal. O torneio conta com três categorias: lancha, saveiro e canoa ribeirinha. Os primeiros lugares receberão prêmios em dinheiro.

Os interessados em competir na categoria lancha podem se inscrever através do telefone (71) 9 8826-7042. Já quem tem interesse em participar do Torneio de Pesca nas categorias saveiro e canoa ribeirinha deve se inscrever através do telefone (75) 9 8836-5035. As inscrições serão feitas com a doação de um quilo de alimento não perecível.

O evento também conta com um campeonato de futevôlei e uma programação cultural, com atrações locais e exposição fotográfica. Além disso, haverá stands com apresentação de serviços turísticos ligados a animais marinhos e exposições fotográficas. Parte dos produtos pescados serão entregues à Secretaria Municipal de Políticas Sociais para distribuição entre famílias de baixa renda da região.

“É uma felicidade para a Prefeitura de Cairu receber esse evento em Morro de São Paulo. Incluímos a modalidade de pesca com canoa ribeirinha para dar a oportunidade para a comunidade também competir. Temos vocação para o turismo náutico e essa ação reforça a nossa característica, além de contribuir positivamente para a economia local”, afirma o prefeito Fernando Brito.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA: LK COMUNICAÇÃO

MSP FOI SEDE DA IV PARADISE RUN

46652391_2060026417353178_8232882493120839680_n
46675544_2060026347353185_1071282551496114176_n
Uma movimentação diferente tomou conta de Morro de São Paulo na manhã de ontem (24) com IV Paradise Run, evento que contou com o apoio da Prefeitura de Cairu. Confere só como ficaram as primeiras colocações:

Geral 6km feminino:
3° lugar – Auseni Lima
2° lugar – Nádia de Jesus
1° lugar – Maria das Graças

Geral 6km masculino:
3° lugar – Carlos Ramos
2° lugar – Deivison da Luz
1° lugar – Neiviton

Geral 16km feminino:
3° lugar: Claudia Mascarenhas
2° lugar: Jessica Santos
1° lugar: Elsa Polichuk

Geral 16km masculino:
3°lugar – Juarez Germano
2° lugar – Joseilton Trindade
1° lugar – Marcelo Gusmão

Morro de São Paulo sedia a IV Paradise Run

750_esporte-morro-de-sao-paulo-corrida_2018112016355490
Por: Claudia Lessa
Morro de São Paulo sedia, neste sábado (24), a quarta edição da maratona Paradise Run. A corrida, que começa às 8h, com a largada kid, com percursos de 100 m, 200 m e 400 m, e às 8h30, com a largada dos 6 km e 16 km. Os atletas percorrem locais pouco explorados, passando por pistas de barro, areia, grama e mangues. O trajeto de volta da corrida é pelas praias na maré baixa. Os inscritos podem retirar o kit a partir desta sexta (23) na loja da Cassi Turismo, em Morro. As premiações estão previstas para às 10h. O Paradise Run Morro de São Paulo 2018 é um evento promovido pela prefeitura de Cairu, através da Secretaria do Turismo, e pela empresa de fomento ao esporte ‘Ambiance’.

O Paradise Run destaca Morro de São Paulo como um destinos de aventura, além das belezas naturais e do agito noturno, que já atraem muitos turistas. As águas claras e mornas oferecem ótimas opções para a prática de esportes. Entre as atividades oferecidas pelo lugar, que é um dos principais destinos turísticos do Brasil, destaque para o esqui aquático, o windsurf e a canoagem, além dos mergulhos guiados pelas piscinas naturais e o salto de tirolesa. Com 57 metros de altura e outros 347 de comprimento, a tirolesa de Morro de São Paulo é uma das maiores em queda livre sobre o mar do Brasil.