Category Archives: Social

CONJUNTO 2 EM VALENÇA REALIZA A CONFERENCIA DA FAMILIA

_CSC0151 cópia
_DSC0150 cópia
_DSC0186 cópia
Com o tema: “Família e Escola uma relação necessária”. E trazendo como sub tema: “Plante em família pequenas atitudes e o mundo passará por grandes transformações”, o conjunto 2 composto pelas seguintes escolas: Escola Municipal do Tento; Escola Municipal Jacy Franco Guimarães e Escola Rotary Professora Marina Lacerda Pinto Rosemberg, realizou na tarde do último sábado (19/05), a 2ª Conferência da Família.
Buscando reforçar os laços família versus escola o evento foi realizado de forma a abraçar a ideia de parceria entre ambos. Diana Nascimento, diretora do Conjunto 2, destacou que a participação efetiva da comunidade escolar reforça a parceira com os pais dos alunos e que o evento pretende aproxima-los mais da escola e proporcionar para eles um momento especial de reflexão sobre a sua importância na vida familiar e também na vida escolar dos filhos, fortalecendo assim, essa parceria e auxiliando na caminhada.
Realizada na Associação Atlética de Valença, a conferência ganhou destaque e emocionou a todos com as apresentações dos professores e dos alunos homenageando de forma magnífica as famílias ali presentes. O evento ainda contou com a participação da Assistente Social Viviane Oliveira, que de forma especial ministrou uma palestra reforçando a necessidade da relação família e escola. Ela salientou que é importante fazer a reflexão do papel da escola e do papel da família na formação do aluno ressaltou também, a importância dos pais como exemplo sendo que os valores passados em casa são potencializados na escola, e finalizou reforçando a necessidade do discursão ser realizada de forma continua e não apenas em um período do ano.
Participou da conferência o secretário Municipal de Educação, Daniel Reis e equipe administrativa, na oportunidade o secretário falou ao público presente salientando que no cenário educacional a família e a escola são instituições com papéis distintos, porém configura-se num campo diversificado em que o indivíduo aprende a todo o momento com situações que vão colaborando para a sua formação. Falou também, da felicidade de ver o empenho de toda equipe escolar na organização e participação na conferência.
Além das apresentações, palestra e homenagens o evento contou com um cardápio especial oferecido as famílias e aos convidados ali presentes, além de som ao vivo que alegrou a tarde proporcionando uma experiência única entre família e escola.

Fonte: ASCOM – Prefeitura Municipal de Valença
Fotos: Valdemir Lima

Jovens de comunidades quilombolas de Cairu participam de processo seletivo da UFRB

IMG-20180522-WA0009
IMG-20180522-WA0012
IMG-20180522-WA0014

No último domingo 20, estudantes do Galeão, Monte Alegre e Torrinhas fizeram o vestibular da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no campus de Amargosa, concorrendo a vagas de diversos cursos na área da Educação, incluídos no processo seletivo especial para candidatos moradores de comunidades remanescentes de quilombos. O grupo recebeu apoio integral da prefeitura de Cairu, que através da secretaria da Educação mobilizou o pessoal e organizou todas as etapas, garantindo a participação daqueles interessados em ingressar na universidade pública, gratuita e de qualidade.

Os aprovados neste processo seletivo terão direito a uma bolsa de estudo de 900 reais por mês e residência universitária, para fazerem de forma mais tranquila o curso de graduação na UFRB. Por isso, ainda no sábado, os estudantes participaram de um “aulão” preparatório, na Graciosa.

A secretária municipal da Educação Luana Figueiredo e equipe não mediram esforços na execução dessa bem sucedida ação em prol da formação superior dos jovens cairuenses.

CAMAMU RECEBE KIT DE EQUIPAMENTOS ODONTOLÓGICOS DO GOVERNO DO ESTADO

iona3
Na manhã desta segunda-feira (21), a Prefeita Ioná Queiroz recebeu do governador do Estado Rui Costa e do Secretário Estadual da Saúde Fábio Vilas Boas um kit odontológico com diversos equipamentos, como cadeira odontológica e ultrassom.
iona1
Ioná Queiroz destacou a importância dessa aquisição que permitirá uma melhoria nos trabalhos de prevenção em saúde bucal no município.

O kit foi entregue em cerimônia realizada em Jequié, durante a inauguração do Hospital Prado Valadares. Ioná, que estava acompanhada da Secretária Municipal da Saúde Vanessa Guedes, agradeceu ao Deputado Estadual Rosemberg Pinto por mais essa conquista para a saúde camamuense.

Ginásio do Bomfim realiza Feijoada em comemoração ao mês das Mães

20180517_102158

20180517_102422

Pretendendo oportunizar um momento especial e de lazer para as mães dos alunos integrantes da Escola Municipal Drº José Andrade Soares – JAS, foi realizado pela equipe gestora uma feijoada em comemoração ao mês das mães.
Contando com a participação do secretário Municipal de Educação, Daniel Reis e equipe administrativa, o evento aconteceu na última sexta-feira, 18/05, e proporcionou as participantes um momento diferenciado, tirando-as da rotina cotidiana.

A diretora Josineide Neri falou da felicidade de poder proporcionar as mães um dia de lazer, acrescentou que esse evento é parte de um projeto que busca valorizar de forma especial as mães dos alunos e que é impossível ofertar uma educação de qualidade sem a participação efetiva da família, valorizar essa relação da instituição família com a escola é crucial para o desenvolvimento e qualidade da educação no município

O secretário de Educação, Daniel Reis, parabenizou a ação da equipe gestora e de toda equipe escolar pela iniciativa, ressaltou a felicidade de notar que momentos com esses proporcionam uma interação entre escola e família, enfatizando que uma educação de qualidade é realizada de forma conjunta. Mesmo não estando presente no evento o prefeito, Ricardo Moura, enviou a equipe da assessoria de comunicação e em nota, também, parabenizou a ação da equipe gestora, salientando que uma educação de qualidade é construída com a participação efetiva da família.

O evento foi realizado em um hotel situado na praia de Guaibim e durante a programação as mães foram recepcionadas com um delicioso café da manhã, seguindo com jogos, na praia e ao lado da piscina, finalizado com som ao vivo.

Fonte: ASCOM – Prefeitura Municipal de Valença
Fotos: Vaneusa Argolo

Valença sediará encontro Estadual para Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais

_DSC0548 cópia

_DSC0552 cópia
Aconteceu no Gabinete da Prefeitura de Valença, uma reunião entre a secretária da Promoção Social, Margaret Portugal Moura e o secretário de Infraestrutura e Planejamento, Michairo Coutinho, com Luiz Paulo Basto representante da SEPROMI – Secretaria de Promoção da Igualdade Racial. Também estavam presentes na reunião o secretário de Agricultura, José Negrão, a diretora de Juventude, Jessica Brandão, Lara Portugal Moura e representando a Bahia Pesca, Milena Souza.
A reunião teve como pauta discutir a XXIII Reunião da Comissão Estadual para a sustentabilidade dos povos e comunidades tradicionais (povos de terreiros, ciganos, indígenas, marisqueiras, dentre outros), que será realizado em Valença no mês de Junho com data a ser confirmada.
Na oportunidade foi pensado o espaço onde poderá acontecer o evento, além das possíveis comunidades que irão debater sobre as realidades vivenciadas no seu cotidiano e também foi conversado sobre as possibilidades de quem irá compor a mesa da comissão.
A secretária da Promoção Social e os secretários presentes colocaram-se a disposição para que o evento ocorra de forma brilhante e ressaltou que é de suma importância para o município sediar um evento como este.
Fonte: ASCOM- Prefeitura Municipal de Valença
Fotos: Valdemir Lima

BOIPEBA FESTEJA O DIVINO

32955253_1801825819839907_1466961765169364992_n

33020262_1801825889839900_4628180110183235584_n
Os festejos do Divino Espírito Santo, em Boipeba, um dos mais tradicionais do município-arquipélago de Cairu, tiveram seu ponto alto neste domingo (20), com missa solene e procissão percorrendo as ruas da Velha Boipeba. Com enfoque especial no resgate e no fortalecimento das tradições culturais e costumes locais, a Festa do Divino proporcionou uma grande celebração cultural e religiosa na comunidade, tanto para nativos como para visitantes e turistas.
O prefeito Fernando Brito participou das celebrações acompanhado da primeira dama Adriana Brito, do deputado estadual Rosemberg Pinto, do vice-prefeito Maneca Ché, do ex-prefeito Manuel Peleteiro, do presidente da Câmara Abdon Ché, dos vereadores Tião e Bino, além dos secretários municipais Benedito Passos (Infraestrutura), Graça Peleteiro (Cultura), Italuana Guimarães (Saúde), Valdinei Cruz (Administração), Diana Farias (Turismo), Luana Figueiredo (Educação), do Subprocurador Jurídico Alcides Bulhões e de diversas lideranças locais.

33024529_1801826649839824_5353813361668653056_nBOIPEBA

CULTURA: Boipeba celebra festa secular do Divino neste domingo

original_00000%20(Copy)
A programação da festa do Divino Espírito Santo na ilha de Boipeba começou no último dia 11 e se segue até 21 de de maio, com programação religiosa e cultural intensa.

Uma das principais tradições religiosas do Brasil Colônia, a Festa do Divino Espírito Santo, terá seu ponto alto este final este domingo (20), na ilha de Boipeba, no Baixo Sul da Bahia. A programação começa às 5h com a chamada “Salva do Divino”, um ritual é preservado há séculos e anuncia o dia festivo. Às 10h haverá a missa solene na Igreja do Divino, seguindo de procissão com as imagens dos padroeiros das comunidades ribeirinhas, pelas principais ruas da antiga vila de pescadores.

Organizada pelas lideranças da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, o tema da programação este ano é “Igreja Comunidade – Casa da iniciação à vida Cristã”. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cairu, através da Secretarias de Cultura e Turismo.

A festa é celebrada a mais de 400 anos, e tradicionalmente começa sete semanas após a Páscoa, no domingo de Pentecostes, ocasião denominada como a chegada do Espírito Santo sobre os apóstolos de Cristo. Em Boipeba, como em outras cidades brasileiras, os festejos ao Divino são marcados pelo forte traço religioso, mas também por um grande apelo cultural.

A programação começou na última sexta-feira (11) com o com o hasteamento da bandeira e início do novenário. No domingo (13) aconteceu a lavagem da igreja, com a participação de diversos grupos folclóricos locais. Este sábado, às 16h acontecerá uma grande celebração de batizados. A programação encerra na segunda-feira (21), com a alvorada às 5h, em homenagem a São Francisco de Assis, protetor dos pescadores, com uma procissão marítima. Às 9h acontece uma romaria e missa.
original_9%20(2)[2]

Fonte: LK Comunicação

Bahia Pesca discute projeto do Novo Mercado do Peixe de Valença

Em reunião na Bahia Pesca, na última terça-feira, 15/05, o prefeito Ricardo Moura e o diretor da secretaria municipal de Pesca e Aquicultura – SEMPA, George da Hora, juntamente com presidente da Bahia Pesca, Eduardo Rodrigues, deram continuidade à reunião que ocorreu entre os vendedores de pescados, marisqueiros e pescadores no último dia 10/05. Na oportunidade foi definida a entrega do projeto atualizado do mercado de peixe, cujo nome foi alterado para “Novo centro de Pescado e tenda de Mariscos Valença – Bahia”, com o valor estimado de R$ 1.869.089.18. O projeto foi entregue pelo presidente Eduardo Rodrigues.
Foram acordados ainda, a reativação de novos projetos, dentre eles, a distribuição de alevinos na zona rural e bolsões para pré-engorda. Serão entregues aproximadamente 150.000 mil alevinos e 50 bolsões. Também ficou definido o beneficiamento do Sítio Renascer (unidade de reabilitação) onde a Bahia Pesca distribuirá o alevino, os bolsões e uma parte da ração. Os internos receberão um curso de qualificação, curso básico de piscicultura, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, pelo Instituto Federal da Bahia – IFBA ou pela própria Bahia Pesca. Posteriormente eles também receberão um curso de beneficiamento de pescado, de como tratar, como filetar, podendo futuramente comercializar.
A Bahia pesca também firmou compromisso no apoio a outros cursos ligados a piscicultura na zona rural, uma parceria com o IFBA, através da Formação Inicial Continuada – FIC. O curso conta com carga horária de 180 horas, fruto de um projeto de cooperação técnica em parceria com a Prefeitura Municipal de Valença e o IFBA.
O prefeito Ricardo Moura ressaltou que não medirá esforços para alinhar, junto ao Governo do Estado, a efetivação da construção do Mercado do Peixe, destacando a importância para a regularização e comercialização do pescado. O diretor de Pesca George da Hora avaliou como positiva a reunião e falou sobre a expectativa de que a construção do mercado traga um grande beneficiamento para o município e para a classe dos pescadores. Ele enfatizou que estará sempre à disposição e atuante para o melhoramento e valorização dos pescadores e marisqueiros de Valença.
A reunião foi encerrada com a entrega do Projeto feito pelo presidente da Bahia Pesca Eduardo Rodrigues e o assessor especial Marcos Rocha ao Prefeito Ricardo Moura.
Fonte: Ascom – Prefeitura Municipal de Valença
Fotos: George da Hora e Valdemir Lima
WhatsApp Image 2018-05-17 at 09.52.17

DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO SEXUAL INFANTIL

anuncio

Cairu participa da II Etapa Regional de Formação do PNAIC

Valença.1

Valença

As formadoras da secretaria da Educação de Cairu, Cris Maciel e Zenaide Santos, representaram o município-arquipélago na segunda etapa regional de formação do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), realizado entre os dias 14 e 15 de maio nas dependências do Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins, em Valença. O objetivo da etapa é capacitar orientadores de estudos e professores alfabetizadores do primeiro ciclo das redes municipais de ensino, numa perspectiva de educação continuada.

Participaram do encontro formadores de todos os municípios que fazem parte do Núcleo Territorial de Educação 06 (Valença), que refletiram a prática alfabetizadora a partir dos temas “Ciências da Natureza” e “Ciências Humanas” no ciclo da alfabetização.