Category Archives: Social

ATENÇÃO PARA PALESTRA EM MORRO DE SÃO PAULO

45767892_2040136192675534_7958980093508845568_n

Empreendimentos de Energia Solar e produção de uva aquecem economia no semiárido baiano

Por: Michel Dória
untitled

Projetos que têm ajudado no crescimento econômico do Vale do São Francisco, no semiárido baiano, foram visitados por comitiva da Secretária Estadual de Desenvolvimento Econômico, na quinta-feira (08). No município de Casa Nova, a Vinícola Terranova, do Grupo Miolo, já é responsável pela produção nacional de 80% dos espumantes da marca. Já em Juazeiro, a usina solar da Atlas Renewable Energy emprega mais de 1,5 mil trabalhadores da região.

“Ambos os investimentos desempenham papel estratégico, tanto na geração de emprego, quanto no desenvolvimento territorial do nosso estado. A energia limpa produzida nas quatro usinas da Atlas pode beneficiar 250 mil famílias da região. E a Miolo recebe 50 mil visitantes por ano, por meio do roteiro do Vapor do Vinho, aquecendo assim o Enoturismo local”, destacou a titular da pasta, Luiza Maia.

O parque solar da Atlas Renewable Energy gera 156 MW de potência e possui 450 mil painéis fotovoltaicos. “Além de Juazeiro, a empresa tem usinas solares também em Bom Jesus da Lapa e vai implantar outra em Barreiras. Já investimos na Bahia cerca de R$ 1,1 milhão, com 3,5 mil empregos gerados em 2018″, disse o espanhol Luís Pita, diretor Geral da Atlas no Brasil.

A tecnologia adequada e investimentos sérios, que valorizam as potencialidades do Rio São Francisco são o segredo do sucesso da vinícola da Miolo Wine Group Vitivinicultura, na opinião do gerente Regional, Adauto Quirino Jr. “Nada é parecido no Brasil, em termos de tecnologia de agricultura, com aquilo que temos aqui no Vale do São Francisco”, destacou.

Com 200 hectares plantados e irrigação por sistema de gotejamento, graças às águas do Velho Chico, a Miolo realiza duas colheitas anuais, produzem 4 milhões de litros, por ano, sendo 2 milhões de litros para espumantes e vinhos e 2 milhões para destilar. A empresa gera 150 empregos diretos. “O grupo pretende ampliar ainda mais a produção e tem nosso apoio, pois contribuem com o desenvolvimento do nosso semiárido baiano”, reforçou a secretária Luiza Maia.

FONTE: Ascom/SDE

Chapa “OAB para Todos”, com Alcides Bulhões Presidente, é lançada em grande evento

1
A Chapa OAB PARA TODOS 2019, que disputará as eleições da Subseção de Valença para o triênio 2019/2021, realizou evento de lançamento no restaurante Samanguaiá, o Happy Ordem, quando apresentou os componentes da chapa e das comissões que participarão em conjunto das ações voltadas ao fortalecimento da Ordem dos Advogados. A chapa que disputará sozinha o pleito eleitoral é composta por Alcides Bulhões (presidente), Maristela Vieira (vice-presidente), José Quadros (secretário geral), Ana Paula (secretária geral adjunta) e Camila Sobral (tesoureira).

O evento também marcou a declaração de apoio dos advogados da subseção de Valença à chapa “Avança OAB”, que disputa as eleições da Seccional-OAB Estadua, tendo como candidato a presidente Fabrício Castro 86. Na ocasião, Luiz Coutinho, que concorre ao cargo de presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia (CAAB) pela chapa “Avança OAB”, reiterou o seu compromisso com o fortalecimento da advocacia estadual e, em especial, com a subseção de Valença, através do aumento do número convênios com estabelecimentos comerciais da região.

Marcaram presenças inúmeros advogados da subseção de Valença e de municípios vizinhos, diversos gestores da OAB, conselheiros estaduais e candidatos ao conselho, entre eles Marcelo Albuquerque, atual presidente da Subseção Valença; Humberto Vieira, atual presidente da OAB Santo Antônio de Jesus (SAJ); ex-presidentes de Subseções, Júnior Baptista (SAJ) e Guido Magalhães (Valença) e o atual candidato a presidente em SAJ, Adriano Balbino. Presentes ainda os candidatos à vaga de desembargador pelo quinto constitucional reservado a advogados, Carlos Eduardo e Gildásio Rodrigues.

Os discursos foram unânimes em apoio à chapa OAB PARA TODOS 2019 e em prol da união da classe. Alcides Bulhões, afirmou que colocou seu nome à disposição da classe para contribuir e que, junto com os demais membros da diretoria e respectivos conselhos, se empenhará em fortalecer as prerrogativas da advocacia.

As eleições ocorrerão no dia 21 de novembro, em Valença, na Sala da OAB do Fórum Gonçalo Porto

Supremo confirma suspensão de ações policiais em universidades

Carmen-Lúcia

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram nesta quarta-feira (31), por unanimidade, manter a decisão individual da ministra Cármen Lúcia de suspender decisões da Justiça Eleitoral que determinaram ações policiais e de fiscalização eleitoral nas universidades públicas durante as eleições.

A liberdade de expressão no ambiente acadêmico, no entendimento da Corte, é garantida pela Constituição e não pode ser restringida.

A Corte julgou o referendo à liminar da ministra, que foi proferida na semana passada.

As decisões da Justiça Eleitoral em diversos estados foram questionadas no STF pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Segundo a procuradora-geral, Raquel Dodge, as decisões ofenderam os princípios constitucionais da liberdade de expressão e de reunião.

Além disso, estudantes e a comunidade acadêmica classificaram as decisões como censura prévia à liberdade de expressão.

NOTA DE AGRADECIMENTO

62a4fe7c5fa0660acf18438bb570149b
O Juízo da 31ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, com sede em Valença, vem, por meio desta nota, agradecer a todos que colaboraram com a regularidade do processo eleitoral nos municípios de Cairu e Valença.
Para o êxito das Eleições 2018, a sua preparação começou há muito tempo, destacando-se nesse sentido o recadastramento biométrico iniciado em 31 de janeiro de 2017 e concluído em 31 de janeiro de 2018 com ampla participação do eleitorado. A depuração dos dados constantes no Cadastro Nacional de Eleitores se estendeu até 9 de maio de 2018, quando de seu fechamento. Desse modo, o processo eleitoral brasileiro se tornou ainda mais seguro, destacando-se internacionalmente nesse aspecto.
A busca de aprimoramento constante dos trabalhos da Justiça Eleitoral permitiu a ampliação das possibilidades de transferência temporária. Além dos eleitores que já tiveram a oportunidade de votar em trânsito em eleições passadas, deve ser enfatizado que o exercício do direito de votar por profissionais envolvidos na segurança pública e presos provisórios foi viabilizado por meio das transferências temporárias.
Ao longo desse processo permanente de construção e consolidação de um Estado Democrático de Direito no Brasil, sob o pálio da Constituição Federal de 1988, a 31ª Zona Eleitoral contou com centenas de colaboradores. Desse modo, não seria possível nominar a todos sem cometer alguma injustiça, mas impende destacar o apoio de alguns em especial.
As Prefeituras de Cairu e Valença deram amplo apoio desde o período de recadastramento biométrico. A Polícia Militar e a Guarda Municipal de Valença foram fundamentais para o funcionamento do Fórum Eleitoral em período de plantões, para assegurar a segurança 24h das urnas após a preparação para as eleições, para assegurar segurança durante as manifestações políticas lícitas e das dezenas de locais de votação desta Zona Eleitoral. A Polícia Militar e a Polícia Civil colaboraram intensamente na repressão da prática de crimes eleitorais, agindo prontamente sempre que acionadas.
A colaboração dos veículos de comunicação teve valor inestimável para a divulgação informações essenciais, bem como para o esclarecimento destinado a proporcionar a comodidade ao eleitorado.
Não se pode olvidar o suporte material de órgãos públicos bem como a fiscalização dos cidadãos e dos partidos políticos, que sugerem melhorias, denunciam possíveis irregularidades e atestam a regularidade do processo. Sem isso, não seria possível a realização das eleições com a eficiência esperada.
Impõe-se um agradecimento especial aos mesários, aos coordenadores de locais de votação, aos colaboradores, aos integrantes da Junta Eleitoral, enfim, àqueles que se empenharam para que todos os procedimentos fossem realizados com correção e transparência.
Por fim, deve-se agradecer ao eleitor que participou das eleições votando e, principalmente, fiscalizando todo o processo político. Sem a indignação e sem a força daqueles que não toleram mais eleições dissociadas da ética e da legalidade pouco poderia ser feito.
Parabéns a todos e muito obrigado.

Leonardo Rulian Custódio
Juiz Eleitoral

Novela Segundo Sol amplia interesse de turistas pelo estado durante o verão

8683062062_a6b54e4084_b
Setor hoteleiro projeta incremento de 10% na ocupação durante o mês de janeiro de 2019, na comparação com o mesmo período deste ano

Por Rayllanna Lima

A estação mais esperada do ano começa somente no dia 21 de dezembro, mas já está provocando boas expectativas no trade turístico de Salvador. Isso porque, além da extensa programação cultural da Bahia para o período, o estado ganhou maior impulso a partir da exposição na novela Segundo Sol.

Escrita por João Emanuel Carneiro e ambientada na Bahia, a novela vendeu as belas praias que o estado possui, bem como regiões pouco exploradas da capital baiana, como o bairro Santo Antonio e a Gamboa de Baixo.

Os frutos já estão colhidos, segundo analisa o secretário municipal de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco.

“Está trazendo aspectos da nossa cultura, como a música, através de uma trilha sonora muito representativa, com sons que marcaram época. Traz também ambientes de Salvador que passam despercebidos pela grande mídia, como o Santo Antônio Além do Carmo e o próprio Centro Histórico. Mostrou essa grande cosmopolita que é Salvador”, disse.

Hotelaria – O setor hoteleiro também demonstra boas expectativas para o verão. Espera-se que haja um aumento de 10% no fluxo de movimentação do aeroporto, impactando toda a cadeia produtiva, sobretudo a ocupação hoteleira.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA) e a Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA), os números no setor hoteleiro estão em constante ascensão.

“Já estamos tendo um bom mês de outubro. O feriado do dia 12 foi superior ao feriado da Independência [da Bahia, 2 de julho]. Janeiro a gente espera um incremento de pelo menos 10% no setor, em relação a esse ano. Essa novela está fazendo um marketing gratuito. A Bahia tem que aproveitar melhor”, afirma o presidente da FeBHA, Silvio Pessoa.

Na projeção do presidente da ABIH-BA, Glicério Lemos, o setor hoteleiro deve atingir a casa dos 100% de ocupação durante as festas de final de ano. “Encerramos janeiro deste ano com 80,3% de ocupação. Para 2019, estamos pensando em 92%. O Réveillon [2017/2018] registrou ocupação no setor hoteleiro de 97%. Vamos conseguir conquistar esses 3% para fechar o próximo final de ano com 100%”, afirma.

Facebook é multado no Reino Unido por violar dados de usuários

O Facebook terá que pagar 500 mil libras (US$ 644 mil) por não proteger a privacidade de seus usuários no escândalo Cambridge Analytica, determinaram nesta quinta-feira (25) os reguladores britânicos.

Segundo o Information Commissioner Office (ICO), a empresa processou injustamente as informações pessoais de aproximadamente 87 milhões de pessoas entre 2007 e 2014, dando aos desenvolvedores de aplicativos acesso aos dados sem o consentimento informado.

“O Facebook não protegeu suficientemente a privacidade de seus usuários antes, durante e depois do processamento ilegal desses dados”, declarou Elizabeth Denham, comissária de informação.

Fonte: Bahia.Ba

Liberô, pai! Depois de suesso na Bahia, Doritos® Heatwave® é lançado para o Brasil

original_Doritos_LIBEROPAI_30s%20-11
Snack que combina sabor e calor será levado para outros estados do país em ação com influenciadores digitais, em parceria com a GOL Linhas Aéreas.

Depois da Bahia, chegou a vez do Brasil experimentar uma novidade que está dando o que falar. O cantor Márcio Victor, do Psirico é o garoto propaganda da campanha e anuncia o lançamento de Doritos® Heatwave®chega aos outros estados do país.

Depois do clamor do restante dos brasileiros, a marca lança os novos sabores Barbecue e Chipotle que, em uma mesma tortilha, proporcionam duas sensações: um sabor marcante, seguido por uma explosão de calor.

Para marcar este lançamento nacional, Doritos® uniu-se a GOL, maior companhia aérea do Brasil, e aos influenciadores digitais Carlinhos Maia e Hugo Gloss, que serão responsáveis por levar, diretamente da Bahia, caixas repletas de Doritos® Heatwave® para destinos que compõem a malha aérea da GOL.

São os consumidores e seguidores que escolherão para onde as caixas – e os influenciadores – irão primeiro, em votações realizadas nas redes sociais. Toda a “saga” poderá ser acompanhada nos perfis de Doritos®.

FONTE: LK COMUNICAÇÃO

Chapa OAB para Todos se inscreve para eleição da Subseção de Valença

OAB

Na ultima sexta -feira (19/10) marcou o registro da chapa OAB para Todos que concorre a Diretoria da OAB – Subseção Valença para o triênio 2019/2021. Nascida do Movimento Avante, que busca dar voz ativa para todos da classe, a chapa é composta por Alcides Bulhões na presidência; Maristela Vieira na vice presidência; José Quadros como 1° secretário; Ana Paula Costa como 2ª secretária e Camila Sobral como tesoureira.

OAB2

O advogado Alcides Bulhões afirma que a chapa veio para somar junto às ações já realizadas pela Subseção Valença e promover maior participação da classe junto à comunidade. Segundo a normas da OAB, as chapas concorrentes às atuais diretorias das subseções deverão ser registradas nas secretarias dos municípios respectivos, observando o mesmo prazo fixado para o registro das chapas. A chapa aguarda agora a homologação pela Comissão Eleitoral da chapa de n° 2019.
OAB1

CARANA DA JUVENTUDE MOVIMENTA CAIRU

44143050_2006057239416763_3647770146023407616_o
44149986_2006056352750185_8294226050720727040_o
44188880_2006056376083516_3895680369927651328_o
44190215_2006056246083529_901988551439155200_o
A Caravana Estadual da Juventude, em parceria com a secretaria municipal da Juventude, com os apoios do Colégio Cândido Meireles (Cecame) e das secretarias da Educação e Cultura, está em pleno movimento em Cairu (Sede). Nesta quarta-feira (17) tem mais, a partir das 13 horas, no Cecame.

Nesta terça houve a apresentação do projeto “Caravana da Juventude e seus benefícios”, abertura do Cadastro da Identidade Jovem, no Buzu da Juventude; Oficina de Turbante, Oficina de teatro, Diálogo da Juventude e Oficina de Grafite.

A programação hoje (17) à tarde continuará com as oficinas de grafite, dança, turbante, teatro e papo cabeça sobre os programas de Educação do Estado, como participar do “Partiu Estágio”; Primeiro Emprego, bolsas de estudos, ensino técnico profissional, ingresso na universidade, ID Jovem (viajar todo o Brasil de graça), isenção em concursos públicos, vestibulares e Enem etc… A Caravana da Juventude é uma realização do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Cairu.