Category Archives: Cultura

Valença sediará encontro Estadual para Sustentabilidade dos Povos e Comunidades Tradicionais

_DSC0548 cópia

_DSC0552 cópia
Aconteceu no Gabinete da Prefeitura de Valença, uma reunião entre a secretária da Promoção Social, Margaret Portugal Moura e o secretário de Infraestrutura e Planejamento, Michairo Coutinho, com Luiz Paulo Basto representante da SEPROMI – Secretaria de Promoção da Igualdade Racial. Também estavam presentes na reunião o secretário de Agricultura, José Negrão, a diretora de Juventude, Jessica Brandão, Lara Portugal Moura e representando a Bahia Pesca, Milena Souza.
A reunião teve como pauta discutir a XXIII Reunião da Comissão Estadual para a sustentabilidade dos povos e comunidades tradicionais (povos de terreiros, ciganos, indígenas, marisqueiras, dentre outros), que será realizado em Valença no mês de Junho com data a ser confirmada.
Na oportunidade foi pensado o espaço onde poderá acontecer o evento, além das possíveis comunidades que irão debater sobre as realidades vivenciadas no seu cotidiano e também foi conversado sobre as possibilidades de quem irá compor a mesa da comissão.
A secretária da Promoção Social e os secretários presentes colocaram-se a disposição para que o evento ocorra de forma brilhante e ressaltou que é de suma importância para o município sediar um evento como este.
Fonte: ASCOM- Prefeitura Municipal de Valença
Fotos: Valdemir Lima

Secretaria da Cultura de Cairu participa do II Encontro Nacional Conecta Biblioteca

32834008_1799887813367041_7813857104241885184_n
Entre os dias 14 a 18 de maio, a organização Recode reuniu, no Rio de Janeiro, cerca de 200 profissionais de bibliotecas públicas de todas as regiões do Brasil no II Encontro Nacional Conecta Biblioteca. A Secretaria da Cultura de Cairu, através da Biblioteca Pública Maria Jurenilva participou do evento que é a primeira etapa de capacitação para implementação do projeto no qual a Biblioteca Maria Jurenilva foi selecionada, por concorrência no âmbito nacional.

O grupo de profissionais participantes teve formação em temas como pesquisa da comunidade, gestão participativa, estratégias de comunicação e articulação. Os participantes da primeira etapa do programa contribuiram também com momentos inspiradores sobre o trabalho já realizado em seus municípios. O coordenador da Biblioteca Maria Jurenilva, Aílton Macedo, representou a Secretaria de Cultura de Cairu na ocasião.

A atividade faz parte do programa Conecta Biblioteca, realizado em parceria com a Caravan Studios, com o objetivo de estimular a transformação e o desenvolvimento das comunidades por meio das bibliotecas públicas.Pela primeira vez, o Encontro reuniu profissionais das bibliotecas selecionadas nas duas etapas da iniciativa: em 2017, foram 92 participantes e, em 2018, outros 108. A programação do evento busca compartilhar aprendizados e inspirar bibliotecas a criarem uma programação inovadora, próxima à comunidade e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).
32913835_1799887906700365_5752647340489965568_n
Sobre o Conecta Biblioteca

Realização da ONG Recode e da Caravan Studios, o Conecta Biblioteca é um programa nacional de estímulo à transformação cultural por meio de bibliotecas públicas, recursos vitais para o desenvolvimento de comunidades.

O programa está orientado pelas metas estabelecidas no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Plano Nacional de Cultura (PNC) e também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). A iniciativa tem o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates.

BOIPEBA FESTEJA O DIVINO

32955253_1801825819839907_1466961765169364992_n

33020262_1801825889839900_4628180110183235584_n
Os festejos do Divino Espírito Santo, em Boipeba, um dos mais tradicionais do município-arquipélago de Cairu, tiveram seu ponto alto neste domingo (20), com missa solene e procissão percorrendo as ruas da Velha Boipeba. Com enfoque especial no resgate e no fortalecimento das tradições culturais e costumes locais, a Festa do Divino proporcionou uma grande celebração cultural e religiosa na comunidade, tanto para nativos como para visitantes e turistas.
O prefeito Fernando Brito participou das celebrações acompanhado da primeira dama Adriana Brito, do deputado estadual Rosemberg Pinto, do vice-prefeito Maneca Ché, do ex-prefeito Manuel Peleteiro, do presidente da Câmara Abdon Ché, dos vereadores Tião e Bino, além dos secretários municipais Benedito Passos (Infraestrutura), Graça Peleteiro (Cultura), Italuana Guimarães (Saúde), Valdinei Cruz (Administração), Diana Farias (Turismo), Luana Figueiredo (Educação), do Subprocurador Jurídico Alcides Bulhões e de diversas lideranças locais.

33024529_1801826649839824_5353813361668653056_nBOIPEBA

CULTURA: Boipeba celebra festa secular do Divino neste domingo

original_00000%20(Copy)
A programação da festa do Divino Espírito Santo na ilha de Boipeba começou no último dia 11 e se segue até 21 de de maio, com programação religiosa e cultural intensa.

Uma das principais tradições religiosas do Brasil Colônia, a Festa do Divino Espírito Santo, terá seu ponto alto este final este domingo (20), na ilha de Boipeba, no Baixo Sul da Bahia. A programação começa às 5h com a chamada “Salva do Divino”, um ritual é preservado há séculos e anuncia o dia festivo. Às 10h haverá a missa solene na Igreja do Divino, seguindo de procissão com as imagens dos padroeiros das comunidades ribeirinhas, pelas principais ruas da antiga vila de pescadores.

Organizada pelas lideranças da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, o tema da programação este ano é “Igreja Comunidade – Casa da iniciação à vida Cristã”. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cairu, através da Secretarias de Cultura e Turismo.

A festa é celebrada a mais de 400 anos, e tradicionalmente começa sete semanas após a Páscoa, no domingo de Pentecostes, ocasião denominada como a chegada do Espírito Santo sobre os apóstolos de Cristo. Em Boipeba, como em outras cidades brasileiras, os festejos ao Divino são marcados pelo forte traço religioso, mas também por um grande apelo cultural.

A programação começou na última sexta-feira (11) com o com o hasteamento da bandeira e início do novenário. No domingo (13) aconteceu a lavagem da igreja, com a participação de diversos grupos folclóricos locais. Este sábado, às 16h acontecerá uma grande celebração de batizados. A programação encerra na segunda-feira (21), com a alvorada às 5h, em homenagem a São Francisco de Assis, protetor dos pescadores, com uma procissão marítima. Às 9h acontece uma romaria e missa.
original_9%20(2)[2]

Fonte: LK Comunicação

CURSO PRÉ-VESTIBULAR GRATUITO

6848bbd3-e3f1-4e23-b4f2-794f5b88dcf7

O projeto Universidade Para todos abre inscrição para curso preparatório para vestibular gratuito. A inscrição é feita exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.educacao.ba.gov/universidadeparatodos, de 16 a 23 de maio de 2018.

Existem vagas para todo o estado, e na nossa região as cidades contempladas são:
Valença, Ituberá (sede), Ituberá (assentamento MST Josiney Hipólito), Igrapiúna, Presidente Tancredo Neves, Mutuípe, Sapeaçu, Governador Mangabeira e Vera Cruz (quilombo ilha).

O edital com a documentação necessária e a relação de quem pode se inscrever também é encontrada no site. O candidato poderá esclarecer dúvidas referente à sua inscrição no telefone 0800 285 8000 ou pelo email upt@educacao.ba.gov.br

Banda Babado novo será a principal atração da Parada do Orgulho LGBT de Valença

Por Wellingthon Anunpciação
parasite
Acontece no dia 27 de maio, domingo, a Parada do Orgulho LGBT de Valença, com concentração e realização na Praça da República da cidade.
O evento que espera receber mais de 5 mil pessoas, versará este ano o tema “Nós LGBT respeitamos, respeitem-nos”.
A estrutura do evento conta com palco onde Dj’s e a Banda Babado Novo irão se apresentar.
A Parada também contará com parceiros que realização campanhas e apresentações com a finalidade de conscientizar sobre o combate pacífico a homofobia.
O evento este ano recebe um apoio extenso da Rádio Valença FM, que em associação ao GGV realiza com seus locutores e profissionais do jornalismo uma campanha de combate a homofobia.
Para Evilásio Reis, presidente do Grupo a iniciativa do jornalista Marcos Medrado é louvável e encantadora. “Marcos desde o ano passado nos apoia, e não traz um apoio vazio, ele nos orienta e nos explana a necessidade de respeito para com a sociedade, e o caminho para galgarmos exitos. A ele nosso muito obrigado”, agradeceu.
Marcos Medrado disse que espera uma linda festa. “Espero que Valença se divirta. Mariele Antunes é linda, respeitosa. Os meninos e as meninas merecem uma festa com uma banda que respeite e principalmente seja sensível com a causa. Nossa rádio esta de portas abertas para as campanhas sociais”, declarou o âncora do Programa Ligação Direta.

Com informações do Livre Noticias

Morro de São Paulo se prepara para turismo LGBT

Ivete-Sangalo-será-maior-atração-em-festival-gay-na-Bahia-em-2018

San-Island-Weekend-13_Foto-Sercio-Freitas-Divulgação
Pelo segundo ano consecutivo Morro de São Paulo recebe uma grande festa voltada para o público LGBT, a San Island Weekend. “Já temos 90% de ocupação e a previsão é fechemos em 100% até o final de semana, início da festa, para isso precisamos estar preparados para receber bem esses turistas. Por isso, estamos convocando toda a comunidade para participar desses importante treinamento”, afirma Diana Farias, Secretária de Turismo de Cairu, que vem buscando parcerias com a Secretária de Turismo do Estado, responsável em realizar a palestra. Com o tema “Turismo LGBT, como recepcionar o turista”, o treinamento vai acontecer na próxima quarta-feira (16), às 10h, no Auditório da Fortaleza do Morro. Mediado por Emília Couto, coordenadora estadual de turismo LGBT da SETUR (BA), o treinamento vai abordar a importância do respeito, a valorização da diversidade e a cidadania no Turismo. “É importante capacitar profissionais para melhor atender o segmento LGBT. Este tipo de evento é fundamental para a democratização do mercado de viagens, geração de emprego e renda, e benefícios às comunidades receptoras”, afirma Diana Farias. De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo LGBT representa 10% dos viajantes no mundo, e movimenta 15% do faturamento do turismo. Esse avanço se dá pelo crescimento de eventos e opções de lazer para este público. LK COMUNICAÇÃO

Festa do Divino Espírito Santo de Boipeba mantém tradições em Cairu

32337224_1795075157181640_5418165067118018560_n
32332449_1795075303848292_9018701512167129088_n
Começou na ultima sexta-feira (11) o novenário da Festa do Divino Espírito Santo de Boipeba 2018. A tradicional festa há mais de 400 anos é celebrada sete semanas após a Páscoa, no domingo de Pentecostes, ocasião denominada como a chegada do Espirito Santo sobre os apóstolos de Cristo. O grande dia festivo será no em 20 de maio, quando será celebrada missa e procissão.

O tema deste ano é “Igreja Comunidade – Casa da iniciação a vida Cristã”. A Festa é Organizada pela coordenação da igreja, Paróquia de Nossa Senhora do Rosário (Diocese de Amargosa), irmãs e lideranças locais, contando com o apoio da Prefeitura de Cairu, através da Secretarias de Cultura e Turismo. Assim, toda a comunidade se mobiliza e participa da festa, também turistas de várias localidades aproveitam para vivenciar toda devoção. O público médio passante pela festa e de 5000 pessoas.

32423237_1795075367181619_9021426454168076288_n
Programação:

19/05 – Batizados, 16h

20/05 – Solenidade de Pentecostes – O grande dia festivo!
Salva do Divino, 5h
Missa Festiva e Procissão, 10h

21/05 – Alvorada festiva, 5h
Festa em homenagem a São Francisco de Assis – protetor dos pescadores
Romaria e Missa, 9h

Pisit Mota vai estrear novo show em Valença

32205913_2241648369182870_3476899145644507136_n
O humorista Pisit Mota vai estrear novo espetáculo em Valença. O ‘Pisit Mota Show’ fará única apresentação, hoje, dia 11 de maio, no Centro de Cultura Olivia Barradas, às 20h. Os interessados podem adquirir os ingressos na bilheteria do teatro.

Em cena, Pisit vai utilizar intervenções de áudios e objetos cênicos na composição dos personagens, com o intuito de criar uma autoidentificação com a plateia e ainda irá fazer “lives” nas rede sociais para interagir diretamente com o público.

O stand up comendy visa provocar reflexões sobre questões cruciais do momento que o Brasil vive, sem deixar de questionar as relações de poder presentes na sua origem.

E aí vai ficar de fora dessa resenha?! Hoje, dia 11/05, às 20 horas, no Centro de Cultura de Valença. Corra e garanta seu ingresso a preço promocional de 20 reais! Vendas nas Óticas Berillo (ao lado do Bradesco) e no Centro de Cultura. Vai ser show!!! ESPETÁCULO NOVO! RISADAS MIL!!!!
#PisitMotaShow
#V1Comunicação
#BaixoSulEmAlta
#ComunicaçãoECultura

Pisit-teatro

IPAC traz programação especial para Semana Nacional de Museus

convite
Entre os dias 14 e 20 de maio, museus administrados pelo Instituto do Patrimônio Cultural da Bahia (IPAC) participarão da 16ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado oficialmente em 18 de maio. Com o tema ‘Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos’, a proposta deste ano é que museus e instituições participantes busquem amplificar suas relações com a comunidade e seu entorno.

De acordo com o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Marcelo Araujo, “a Semana Nacional de Museus é um momento privilegiado de divulgação, reflexão e visibilidade para os museus brasileiros”.

“Ela chega a sua 16ª edição como uma iniciativa consagrada que reúne milhares de instituições em todos os estados do nosso país, contribuindo para o reconhecimento pela sociedade brasileira da importância e do papel dos museus na contemporaneidade”, esclarece Marcelo.

Para o diretor do IPAC, João Oliveira, a Semana Nacional de Museus aumenta significativamente o número de visitantes aos centros culturais e é de extrema relevância por ser uma ação de promoção e valorização dos museus brasileiros, assim como de ampliação do acesso da população à cultura.

“Será uma semana especial, onde desenvolveremos, gratuitamente, atividades lúdicas, visitas mediadas, palestras, oficinas e exibição de filmes. Temos que compreender que uma nova geração de usuários, uma nova geração de pessoas, precisa ser formada numa perspectiva de que o museu é um equipamento para além daquele conceito de um espaço estático, mas sim de uma relação muito dinâmica, direta, na formação de um padrão cultural da sociedade baiana”, destaca João.

Alguns museus gerenciados pela Diretoria de Museus do Estado da Bahia (DIMUS/ IPAC) farão o link do tema proposto pela Semana Nacional de Museus com os “110 anos da Imigração Japonesa no Brasil”. A ação, uma parceria com o Consulado Geral do Japão no Recife e com a Associação Cultural Nippo-Brasileira de Salvador (ANISA), contará com a exposição de objetos, apresentações artísticas de tambores da cultura japonesa e diversas outras atividades. As unidades DIMUS/IPAC participantes são: Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, o Museu Tempostal, o Centro Cultural Solar Ferrão e o Laboratório de Educação Digital (LabDimus).

O Palacete das Artes receberá a exposição “Diego e Frida: um sorriso no meio do caminho”. A mostra, realizada em parceria com a Fundação Cultural do Estado da Bahia e o Consulado do México, é composta por aproximadamente 40 fotos do acervo pessoal de amigos e familiares dos artistas mexicanos Diego Rivera e Frida Kahlo, coletadas ao longo de 25 anos, desde o casamento, em 1929, até a morte de Frida, em 1954. Já o Museu de Arte da Bahia promoverá uma roda de conversa sobre “Os desafios da transição agroecológica em Cuba”, com a pesquisadora cubana Leidy Casimiro.

A Semana Nacional de Museus em Salvador também receberá o projeto de arte-educação museal “Renascer das Artes: Musealizando”, nos dias 17 e 18 de maio, com entrada gratuita, das 14h às 18h, na Praça das Artes e no Teatro Casa de Rua da Bahia, ambos localizados no pelourinho.

“A temática ‘Museus Hiperconectados’ escolhida para esta 16º edição da Semana Nacional de Museus não trata literalmente de um programa digital para o público e, por isso, tem tudo a ver com as abordagens escolhidas pela DIMUS e pelo Palacete das Artes, por exemplo, pois ambos trarão para os baianos uma hiperconectividade com outras culturas. A Semana Nacional de Museus incentiva a visitação do público em função das diversas atividades promovidas nesse período, seja por curiosidade ou interesse, pois na maioria das vezes o tema chama atenção. O público conhece o espaço, quem não conhece passa a conhecer e passa a frequentar os museus. Não estamos em busca de um público volante, mas sim de um público frequentador”, explica a Coordenadora de Museus IPAC, Ana Liberato.

PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA

Data: 14 de maio de 2018

Horário: 14h

MUSEU DE CERÂMICA E AZULEJARIA UDO KNOFF
•Exposição Temporária de Peças de Cerâmica Fria da Cultura Pop Japonesa (personagens de Animês e Mangá);
•Exposição de Poesias Haikai em Vasos de Cerâmica e Azulejos (participação do Colégio Azevedo Fernandes).

MUSEU TEMPOSTAL
•Exposição Temporária: O Japão na Coleção do Museu Tempostal e o Acervo do Consulado Geral do Japão no Recife.

CENTRO CULTURAL SOLAR FERRÃO
•Exposição Temporária: Instrumentos Musicais Japoneses na Coleção de Emília Biancardi;
•Mediação Especial da Etnomusicóloga Emília Biancardi;
•Mostra da Oficina de Mangá – LabDIMUS;
•Apresentação musical do Grupo Cultural Wadō;
•Abertura Oficial da 16ª Semana de Museus – 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil.

PROGRAMAÇÃO – SEMANA DOS MUSEUS

Exposições e Mostras:

Período: de 15 a 19 de maio de 2018.

MUSEU DE CERÂMICA E AZULEJARIA UDO KNOFF
•Exposição Temporária de Peças de Cerâmica Fria da Cultura Pop Japonesa (personagens de Animês e Mangá);
•Exposição de Poesias Haikai em Vasos de Cerâmica e Azulejos (participação do Colégio Azevedo Fernandes).

MUSEU TEMPOSTAL
•Exposição Temporária: O Japão na Coleção do Museu Tempostal.

CENTRO CULTURAL SOLAR FERRÃO
•Exposição Temporária: Instrumentos Musicais Japoneses na Coleção de Emília Biancardi;
•Mostra da Oficina de Mangá – LabDIMUS.

PALACETE DAS ARTES
•Exposição “Diego e Frida: um sorriso no meio do caminho”;
•Exposição “A vastidão dos mapas – coleção Santander Brasil”;
•Projeto Trocando Palavras.

Oficinas e Diálogos:

Data: 16 a 20 de maio de 2018 (quarta-feira)

CENTRO CULTURAL SOLAR FERRÃO
1.Oficina de Artes Marciais

Quando: 16 de maio

Horário: 10h às 11h30

•Oficina de Origami

Quando: 17 de maio

Horário: 15h às 17h30

•Oficina de Escultura em biscuit

Quando: 18 de maior

Horário: 15h às 17h30

MUSEU DE CERÂMICA E AZULEJARIA UDO KNOFF
•Oficina de Mosaico – estampas da cultura japonesa.

Quando: 16 de maio

Horário: 15h às 17h

•Oficina de Estamparia – com estampas da cultura japonesa na técnica de xilogravura

Quando: 17 de maio

Horário: 9h às 11h30

•Bate-Papo com Cosplayers sobre a estamparia Pop Japonesa;
•“Desfile” apresentação dos Cosplayers;
•Apresentação dos temas musicais dos animes com o Grupo POEMUSIK.

Quando: 18 de maio

Horário: 14h30 às 17h.

MUSEU DE ARTE DA BAHIA
• Roda de Conversa com a pesquisadora cubana Leidy Casimiro Rodrigués sobre “Os desafios da transição agroecológica em Cuba”

Quando: 17 de maio

Horário: 18h30

• Debate e lançamento dos livros do escritor Jorge Nóvoa: “Olhares Sensíveis. As belezas das Cidades e suas Barbáries” e “Viver sem adoecer? A memória que se desvela no corpo”.

Quando: 18 de maio

Horário: 17h30

• Sábados Musicais no MAB apresentando o concerto de violão por Diego Esteves.

Quando: 19 de maio

Horário: 15h

• Espetáculo “Ponto e Vírgula”

Quando: 20 de maio

Horário: 17h

PALACETE DAS ARTES
• “Encontro com o Yoga” com Carla Dantas

Quando: 20 de maio

Horário: 8h30 às 9h30

• Tango no Palacete

Quando: 20 de maio

Horário: 17h