Monthly Archives: janeiro 2014

Pesquisa: 13% avaliam desempenho de ACM Neto como ótimo

Segundo uma pesquisa Vox Populi, divulgada no Jornal da Band nesta quinta-feira, o desempenho do prefeito de Salvador, ACM Neto, foi avaliado como “ótimo” por 13% dos entrevistados. A avaliação como “ótimo” teve índice superior aos prefeitos do Rio de Janeiro (3%), Eduardo Paes, e Recife (7%), Geraldo Julio, as outras duas capitais cujos dados também foram divulgados no jornal nesta quinta-feira. A avaliação como “bom” foi de 38% para ACM Neto, 21% para Eduardo Paes e 32% para Geraldo Julio. Na pesquisa, também foram avaliados os desempenhos dos governadores da Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro e os dados também foram divulgados no Jornal da Band nesta quinta-feira. O desempenho de Jaques Wagner foi avaliado como “ótimo” por 4% dos entrevistados, índice superior ao registrado em relação ao governador do Rio, Sérgio Cabral (2%) e inferior ao registrado em relação ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos (13%). Já a avaliação do desempenho como “bom” foi de 24% para Wagner, 10% para Sérgio Cabral e 37% para Eduardo Campos.

Confira mais dados sobre ACM Neto e Jaques Wagner:

Prefeito de Salvador – ACM Neto
13% ótimo
38% bom
33% regular
6% ruim
9% péssimo.

Governador da Bahia – Jaques Wagner
4% ótimo
24% bom
28% regular positivo
16% regular negativo
8% ruim
16% péssimo

wsAGNER E acm

ACM Neto se reúne com Paulo Souto e Geddel para definir candidato das oposições

O ex-governador Paulo Souto (DEM) e o ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB) terão reuniões individuais, nesta sexta-feira (31), com o prefeito de Salvador ACM Neto, em local e horário a serem definidos, com o objetivo de bater o martelo sobre quem será o candidato das oposições nas eleições estaduais deste ano. Enquanto o presidente peemedebista na Bahia não esconde de ninguém o desejo de disputar novamente o Palácio de Ondina, após a derrota no último pleito, o ex-chefe do Executivo baiano por duas vezes – de 1995 a 1999 e de 2003 a 2007 –, embora tenha perdido as duas últimas campanhas (2006 e 2010) para o governador Jaques Wagner, é o atual líder das pesquisas e tem sido conclamado por correligionários e familiares a aceitar o desafio. Na segunda (27), a candidatura do democrata chegou a ser descartada em virtude de não ter concordado com “condições” colocadas por Neto. Nesta quarta (29), no entanto, depois de receber em seu gabinete lideranças do partido, o ex-governador teria se “reanimado” com a ideia de entrar mais uma vez na briga. O desafio de Neto, agora, é tentar conquistar o consenso, já que quem for escolhido gostaria de ter o outro como aspirante ao Senado. Ambos não querem se expor e falar com a imprensa no estágio crucial das conversas, para evitar que uma palavra mal colocada gere constrangimento e signifique eliminação sumária. Contatados pelo Bahia Notícias, Souto se calou por completo e Geddel, que declarou várias vezes que abriria mão da candidatura em função do democrata, resumiu o momento: “Não estou comentando nada sobre o tema. Estou afônico”. Sem tanta dificuldade, o ex-prefeito de Mata de São João, João Gualberto (PSDB), deverá ser confirmado como vice da chapa.

por Evilásio JúniorgEDEAL E pAULO sOUTO

450 CASAS: Ituberá conquista a maior obra de sua história!

O município de Ituberá acaba de conquistar uma das maiores obras de sua história! A prefeita Iramar Costa assinou no último dia 22 de janeiro, na sede da Caixa Econômica Federal de Itabuna, o contrato para a construção de 450 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal, em parceria com os Estados e Municípios, gerido pelo Ministério das Cidades e operacionalizado pela Caixa.

ItuberáEste resultado é fruto de constantes investimentos da cidade em planejamento e equipe técnica, o que torna o município apto para assinar convênios com instituições federais. Em termos proporcionais, o volume de casas obtidas por Ituberá é maior do que as destinadas à cidades com mais de cem mil habitantes, que chegaram a conseguir seiscentas unidades junto ao programa habitacional.

“Sinto-me muito feliz, enquanto prefeita de Ituberá, em poder proporcionar esse extraordinário benefício às famílias carentes do nosso município. É o maior aporte de verba numa única obra na história de Ituberá. Este investimento representa uma Ação Social que vai gerar centenas de empregos e aumentar a autoestima dos moradores”, disse a prefeita.

As obras, que devem começar ainda no mês de fevereiro deste ano, têm um custo estimado em mais de 25 milhões de reais e vai atender famílias com renda mensal de 0 a 3 salários mínimos, dando prioridade para as cadastradas no Bolsa Família. Do benefício, serão reservadas 3% das unidades habitacionais para deficientes físicos e pessoas idosas.

Na ocasião que marcou o ato de assinatura do contrato, estiveram presentes, além da prefeita Iramar Costa, Marcos Vinícius (Superintendente da CEF Regional), Antônio Almeida (Gerente de Habitação da CEF), o vice-prefeito Dr. Crecêncio Filho e a secretária da Infraestrutura Ivi Maia. Os vereadores Elinaldo Souza (Presidente da Câmara Municipal), Déo da Ambulância, Antônio da Vila, Domingos Araújo, Manuel Leitoa, Ronaldo Teixeira e Suilan da Pesca também marcaram presença.

IEMANJÁ TERÁ COMEMORAÇÃO NA PRAIA DO GUAIBIM

CONVITE_WEB_700X700A praia do Guaibim será palco de mais uma homenagem a Rainha das Águas, Iemanjá. Nesse domingo, terreiros de candomblé, turistas e o povo em geral estrão levando a sua fé e o seu balaio de presentes para a dona do mar.

Iemanjá é um orixá feminino (divindade africana) das religiões Candomblé e Umbanda. O seu nome tem origem nos termos do idioma Yorubá “Yèyé omo ejá”, que significam “Mãe cujos filhos são como peixes”.

Mãe-d’água dos Iorubatanos no Daomé, de orixá fluvial africano passou a marítimo no Norte do Brasil.

No Brasil, a deusa Iemanjá recebe diferentes nomes, dentre eles: Dandalunda, Inaé, Ísis, Janaína, Marabô, Maria, Mucunã, Princesa de Aiocá, Princesa do Mar, Rainha do Mar, Sereia do Mar, etc.

Iemanjá é a padroeira dos pescadores. É ela quem decide o destino de todos aqueles que entram no mar. Também é considerada como a “Afrodite brasileira”, a deusa do amor a quem recorrem os apaixonados em casos de desafetos amorosos.

Nos candomblés fiéis às origens africanas, o culto é prestado em locais fechados, nos atuais o culto é ao ar livre, prestado no mar e nas lagoas, sendo Iemanjá muitas vezes representada como sereia.

Os devotos levam para o mar vários presentes que são tidos como recusados quando não afundam ou quando são devolvidos à praia.

Dentre as diversas oferendas para a bela e vaidosa deusa, encontram-se flores, bijuterias, vidros de perfumes, sabonetes, espelhos e comidas. O ritual se repete em outras praias do Brasil.

Prefeito Fernando Brito esclarece noticias acerca de processo eleitoral de Cairu

Fernando Brito, prefeito de Cairu, consciente das responsabilidades de seu cargo enquanto gestor municipal eleito de forma democrática e transparente vem a público esclarecer as noticias nebulosas veiculadas na última quarta-feira (29) acerca do processo que tramita na 31ª Zona Eleitoral.

A audiência ocorrida no dia 28/01 no Fórum Gonçalo Porto de Souza foi a última de uma série do processo de investigação judicial eleitoral, sendo que todas as testemunhas arroladas pela acusação e notificadas no decorrer do processo foram ouvidas pela justiça e pelo Ministério Público Eleitoral. A verdade foi elucidada de forma clara através de contraprovas tangíveis, demonstrando aos reais interessados em mascarar a veracidade dos fatos. O veredicto final do douto juízo da 31ª Zona Eleitoral só será proferido após o cumprimento à todos os prazos legais do rito processual, não cabendo mais recurso nesta instância.

Para o prefeito Fernando Brito esta deturpação sobre a verdade só atrapalha o município. “A insistência em desvirtuar os fatos só prejudica o bom desenvolvimento de Cairu, uma vez que causa insegurança injustificada nos cairuenses que nos elegeram na eleição passada com a maior margem de votos da história em relação ao segundo colocado. Quem promove este tipo de matéria e insufla este sentimento na população não quer o bem de Cairu e dos cairuenses, ao contrário quer que retrocedamos a um passado amargo de descaso “, disse o prefeito.

Fernando Brito“Estou tranquilo, com minha consciência tranquila, confio em Deus, na verdade e na Justiça.Cairu continuará em plena normalidade”,afirma Fernando Brito.

Lei Anticalote é aprovada e agora só depende da sanção de Wagner

Funcionários de empresas terceirizadas por órgãos públicos da Bahia contam a partir de agora com a garantia do recebimento dos benefícios trabalhistas previstos legalmente e tantas vezes ignorados por contratantes. A conquista é resultado da aprovação do Projeto de Lei (PL) 19414/2011, por unanimidade em dois turnos, realizada na Assembleia Legislativa. De autoria da deputada estadual Maria del Carmen (PT), o PL, apelidado de Anticalote, institui a retenção dos valores referentes a férias, 13º salário, INSS e multa do FGTS, protegendo os trabalhadores e os cofres públicos. 

Apresentado a pedido da Confederação Nacional dos Vigilantes e Prestadores de Serviços (CNTV), o Projeto apelidado de Anticalote determina que os encargos trabalhistas citados serão “retidos do valor mensal do contrato e depositados exclusivamente em banco público oficial”. A conta será aberta em nome da empresa contratada, mas será bloqueada, podendo ser movimentada apenas por ordem do órgão ou entidade contratante, o que ocorrerá no período de pagamento do benefício ou no término do contrato.  

Aprovado após ser colocado em pauta por sete sessões, o Projeto contava com grande expectativa dos mais de 40 mil trabalhadores terceirizados que prestam serviço ao Estado. Marcando presença em todas as sessões que tiveram o PL na pauta, os servidores de diversos setores intensificaram a mobilização nesta tarde, quando realizaram um ato no estacionamento da Assembleia, com a presença da Central Única dos Trabalhadores e dos sindicatos das seguintes categorias: trabalhadores da saúde, alimentação, energia, processamento de dados, perícia e pesquisa, além dos vigilantes, metalúrgicos, previdenciários e ferroviários. 

Para o presidente da CNTV e do Sindvigilantes-Bahia, José Boaventura, embora não resolva a situação daqueles que foram vítimas de calote, o PL aprovado traz tranquilidade aos milhares de trabalhadores que temem acordar e não achar mais a empresa para lhe pagar seus direitos. “O projeto é a solução para essa situação, uma forma dos trabalhadores poderem dormir em paz”, concluiu. 

“Foi uma longa batalha para votar nosso PL, mas alcançamos esta conquista dos trabalhadores terceirizados. A nova lei vai protegê-los do desgaste causado por dificuldades para receber seus direitos e também preservar o dinheiro público, pois quando a empresa terceirizada não cumpre suas obrigações é o Estado quem acaba tendo de pagar a conta”, explica a deputada Maria del Carmen. 

Desde 2011, quando foi elaborado, o Projeto passou por vários ajustes, de forma a obter a proteção mais efetiva aos direitos trabalhistas e ao patrimônio público. Ao longo dos últimos meses, o PL foi debatido em audiência pública na Assembleia Legislativa em maio – com a presença do deputado distrital Chico Vigilante, autor de lei semelhante – e também discutido na Secretaria de Administração da Bahia e na Procuradoria Geral do Estado. O PL ainda foi discutido com trabalhadores, representantes dos empresários do setor, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (Joseildo Ramos – PT), a liderança do governo na Assembleia (Zé Neto – PT), o relator do PL (Mário Negromonte – PP) e outros deputados interessados. 

Agora a Lei Anticalote segue para o governador Jaques Wagner, sendo válida apenas após a sua sanção. O mandato da deputada Maria del Carmen também vai encaminhar o projeto para Câmaras Municipais, de forma que a iniciativa possa ser replicada nas cidades baianas.

Maria del Carmem

Trabalhadores dos Correios na Bahia devem paralisar atividades nesta sexta

Os trabalhadores dos Correios na Bahia devem paralisar as atividades por 24h nesta sexta-feira (31). A decisão será tomada em assembleia na noite desta quinta (30). Em Salvador, o encontro será no auditório do sindicato, em Matatu, com primeira chamada às 18h. Já em Feira de Santana, a reunião acontecerá no final da tarde, com primeira chamada às 17h30, no estacionamento da sede dos Correios Capuchinhos, no Centro. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos do Estado da Bahia (Sincotelba), a paralisação – caso aprovada – será em protesto contra a quebra de acordo da estatal relativo à manutenção do atual plano de saúde (Correios Saúde) dos servidores, determinada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). (BN)

Prefeitura Municipal de Laje realizará Processo Seletivo para diversas áreas

Observando a carência de empregos que aflige o município junto à vontade que a população empenha na busca de uma colocação no mercado de trabalho, o prefeito de Laje baseado na Lei Orgânica Municipal, torna público, através do Edital de Abertura nº 01/2014, publicado no Diário Oficial do Município, edição nº 24 do dia 29/01/2014, o Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos Para o Provimento de Empregos de seu quadro temporário. Neste edital são distribuídas mais de 50 vagas, que passam pelas áreas administrativas, de saúde, de educação e operacional, além das que possam surgir durante o prazo de validade. É necessário informar que o Processo Seletivo em questão deve obedecer estritamente ao que está disposto na Lei Municipal 002/2008, a qual determina a quantidade de vagas bem como a questão salarial, nenhuma vaga ou cargo a mais deve ser criado. É evidente que depois de uma reforma na legislação municipal, o que é um empenho da atual gestão municipal, pode ser chamada mais vagas. Tudo isso depende de leis, necessidade de criação de novas vagas e, claro, da dotação orçamentária.Desde o ano de 2008 a Prefeitura Municipal de Laje não criou nenhum Processo Seletivo, ou mesmo Concurso Público, por isso a necessidade da elaboração de um processo que torne mais fácil e simples o preenchimento dessas vagas de trabalho. Tendo em vista que para a elaboração de um Concurso Público se faria necessário mudanças nas leis que regem o município, o que, sem dúvida, seria um processo mais delicado para se tratar, além de demorado. Mesmo com uma lei municipal que dá margem para execução de um Processo Seletivo através de análise de curriculum e entrevista, a preocupação da atual gestão municipal é da valorização do mérito em prova escrita para o preenchimento das vagas, o que torna o processo mais transparente. É seguro afirmar que a elaboração de um Concurso Público é a intenção do prefeito municipal, mas para tanto é preciso primeiro uma reforma na legislação municipal para que o servidor não inicie sua carreira com defasagem, além de ter uma segurança jurídica. Os interessados na concorrência dessas vagas devem ficar atentos à todos os prazos do Processo Seletivo. As inscrições só poderão ser feitas no período de 03 á 14 de Fevereiro de 2014 via internet, através do site www.seprod.com.br . Já no dia 27 de Fevereiro de 2014 será divulgado o local de realização das provas objetivas que serão aplicadas no dia 16 de Março de 2014. O resultado da prova objetiva sai dia 01 de Abril de 2014, sendo divulgado o resultado final, depois das provas práticas e de títulos, no dia 24 de Abril de 2014. O valor da taxa de inscrição foi classificada conforme a vaga desejada, que pode variar de R$ 30,00 (trinta reais) até R$ 50,00 (cinquenta reais). Todas as informações deste Processo Seletivo, até o Edital de Abertura, está no site da SEPROS – Serviço de Processamento de Dados (www.seprod.com.br), empresa esta que será responsável pela execução deste processo.A busca da atual gestão de Laje é de tornar o serviço público municipal de cada vez mais forte, capaz de conduzir todo trabalho para a transformação de uma cidade mais bela, estruturada e bem tratada pelo seu gestor de forma transparente.Laje

Em rede nacional, Padilha anuncia vacinação contra HPV

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, realizou na noite desta quarta-feira, 29, um pronunciamento em cadeia de rádio e TV nacional para divulgar o início da campanha de vacinação contra o HPV. A vacinação, entretanto, começará apenas no próximo dia 10 de março. O HPV atualmente é um dos principais responsáveis pelo câncer de colo de útero, o terceiro tipo de câncer mais frequente entre as mulheres. O principal público-alvo da vacinação serão meninas entre 11 e 13 anos de idade. Segundo o ministro, a vacina vai estar disponível durante todo o ano em 36 mil postos de saúde da rede pública e também nas escolas públicas e privadas. “Com essa campanha o governo federal vai dar uma contribuição decisiva para a saúde da mulher brasileira que até então tinha poucos meios para prevenir já na infância o câncer do colo do útero”, afirmou Padilha. 

NOVOS MOBILIÁRIOS NOS TERMINAIS MARITIMOS

Com uma nova roupagem, os terminais marítimos de Valença a cada dia recebe um novo equipamento para oferecer uma melhor comodidade aos passageiros e turistas, que utilizam os terminais de Valença, Bom Jardim, Gamboa e Morro de São Paulo.

Segundo o presidente da Associação de Transportes Marítimos (ASTRAM), Romilson Muniz, os terminais passam por uma reforma geral com novos mobiliários, bancos de assento, acessórios e substituição de vasos nos banheiros, além de pintura, colocação de cobertura em acrílico, revisão na parte elétrica e hidráulica e a recuperação da ponte da Gamboa, que já está sendo efetuada.

ALERTA

Romilson Muniz alerta as autoridades competentes para a insegurança que está sendo trafegar no acesso para o terminal do Bom Jardim (atracadouro) com os animais durante o dia e noite soltos na pista, podendo causar acidentes graves, com as centenas de carros e ônibus que circulam naquela região. “Estamos preocupados com esses animais soltos na pista e solicitamos providencias urgentes para sanar essa situação”, pontuou Muniz.

ASTRAM BANCOS