Monthly Archives: fevereiro 2014

GUAIBIM TERÁ CARNAVAL DOS VELHOS TEMPOS

Turistas e nativos que passarão o período de Carnaval na belíssima praia de Guaibim terão nos dias 01 e 03 de março (sábado e segunda-feira) a presença da Filarmônica 24 de Outubro entre as 16 e 18 horas, executando as tradicionais marchinhas de carnaval. No domingo, a Filarmônica estará participando do Bloco As Muquiranas, composto e organizado por particulares.

De acordo com a secretária municipal de Turismo Aline Reis, o Governo de Valença está estudando a possibilidade de retomar as micaretas em data ainda a ser definida. Como toda ação do governo de Valença conta com a participação das comunidades, mais uma vez o governo vai ouvir e realizar o evento de forma participativa._DSC0988

RECESSO DE CARNAVAL EM VALENÇA

De acordo com Decreto Municipal desta quinta-feira, 27 de fevereiro, o governo de Valença estabelece recesso no período do Carnaval e ponto facultativo nos órgãos da administração pública municipal no período de 28/02/2014 (sexta-feira) a 05/03/2014 (quarta-feira de cinzas) até às 13h.

No dia 05/03 (quarta-feira) os serviços retornam a partir das 13 às 18h.

As disposições constantes no Decreto não se aplicam as atividades que constituem serviços públicos essenciais, cuja prestação não admite interrupção e aqueles que tiveram tarefas individuais a cumprir, cuja inexecução do serviço leve a prejuízos o Poder Público Municipal e/ou terceiros.

Jucélia Nascimento Prefeita Municipal de Valença, 27 de fevereiro de 2014.

Valença pode ganhar voos nas sextas-feiras e aos domingos

A Companhia Aérea Passaredo deverá alterar os horários dos voos comerciais entre Valença-Salvador. De acordo com declarações do vice-governador e secretário de Infraestrutura do Estado Otto Alencar, durante a entrega das reformas nos terminais marítimos de Gamboa, em Cairu e Atracadouro em Valença, nesta quarta-feira (26), nos próximos dias haverá uma reunião entre a Passaredo, governo do Estado e as prefeituras de Valença e Cairu para alinhamento dos voos. A princípio, as viagens que acontecem somente aos sábados, deverão ser modificadas, com saídas das aeronaves às sextas-feiras do Aeroporto Luís Eduardo Magalhães em Salvador, com destino a Valença, e outro voou, retornando à capital do estado aos domingos. Isto atenderia razoavelmente a região e aos turistas que desejam visitar a Costa do Dendê.

Reaberto em junho de 2013, o Aeroporto de Valença tem recebido aos sábados voos comerciais realizados pela Passaredo. As aeronaves saem de Salvador às 16:43 com previsão de chegada em Valença às 17:15 e retornando 17:40 à capital do estado. Esses horários limitavam muito o planejamento dos empresários e turistas, apresentado baixa demanda. De acordo com a Passaredo, a empresa dispunha apenas de seis aeronaves, impossibilitando de atender Valença em outros dias e horários.

O Aeroporto de Valença, equipamento que tem 1.800 metros de pista, está apto a receber voos comerciais de grande porte. A Passaredo já possui a HOTRAN (Horário de Transporte) vigente para operar. Para isso, o GRUPO MPE, Empresa administradora do Aeroporto, atendeu todas às exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em “safety e security”. Hoje o equipamento conta com a brigada de incêndio, incluindo dois carros CCI totalmente equipados, veículo de apoio operacional, Gerente de Segurança da Aviação Civil (Gerente AVSEC), Supervisor AVSEC, Agentes de proteção (APACS), E todo seu pessoal qualificado de acordo com exigências da ANAC com Curso de Operações de Solo e Familiarização AVSEC, ministrado pelo Centro de Treinamento Especializado em Segurança da Aviação Civil sediado no Rio de Janeiro a RANAP e equipamentos necessários para atender com conforto e segurança, aos passageiros.

Magno JouberAeroporto de Valença

Governo de Valença se reúne com comunidade do Novo Horizonte para apresentação de projetos sociais para o bairro‏

A Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento realizou na segunda feira, dia 24/02/2014, a 1ª reunião de planejamento e participação no Bairro do Novo Horizonte, no salão da 2ª Igreja Batista, o evento contou com a presença da Prefeita Jucélia Nascimento,  Secretário de Planejamento  José Alexandre Aquino e sua equipe, do Departamento de Programas e Projetos Especiais, Secretária de Saúde Ionete Silva,  além de 70 participantes, dentre eles moradores do Novo Horizonte II, presidente da associação dos Moradores e Marisqueiras do Quilombo, CODEMA, Secretaria do Meio Ambiente , os vereadores  Jairo Baptista, Adailton Francisco dos Santos,  Carlos Antonio de Jesus Santos (Eei), Manoel Jesus dos Santos (Betão).

 O Alexandre Aquino fez a apresentação, através de slides dos equipamentos, que estarão sendo implantados no bairro (Creche, Unidade Básica de Saúde, finalização da Ponte Água  de Março, Centro de Iniciação ao Esporte, 131 casa populares do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, pavimentação e a estrutura das 980 unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida –  Residencial Nova Valença e Nova Vida), a população participou ativamente propondo ações e aprovando os investimentos destinados ao Novo Horizonte, isso demonstra o comprometimento  e controle social do governo de Valença .

A prefeita, Jucélia Nascimento, conversou com os participantes e informou que após o carnaval será iniciado o trabalho de conclusão da ponte Água de Março, assim como o envolvimento de toda a sua equipe para  atender no que for possível as demandas dos moradores, principalmente da região intitulada Quilombo.jucélia

Banda solo de Bell Marques contará com violino e violoncelo

por Luiz Fernando TeixeiraBel

Vinte e cinco minutos depois do horário programado, o cantor Bell Marques finalmente anunciou a formação da nova banda de sua carreira solo, por meio de uma transmissão ao vivo em sua página oficial no Facebook no início da noite desta quarta-feira (26). “Não estou atrasado, no carnaval é assim mesmo”, se desculpou Bell. Nervoso, o cantor falou sobre sua programação à frente do Chiclete com Banana, nos blocos Nana Banana e o Camaleão, além do bloco Vumbora, que marca o início de sua carreira solo. “Esse ano vai ser super emocionante”, resumiu Bell, ao afirmor que a primeira música que ele vai tocar vai ser a Ave Maria: “Escolhi a Ave Maria em agradecimento a tudo que conquistei em minha vida”, revelou. A banda de Bell Marques vai contar com dois instrumentos inusitados para o axé: um violino, tocado por Mário Caverna, e um violoncelo, sob o comando de Ricardo. Valmar Paim, que já tocava com Bell no Chiclete com Banana, vai acompanhá-lo na carreira solo à frente da bateria. Completam o time Robson Nonato, nos teclados, Gustavo Caribé, no contrabaixo, Júnior (que foi professor dele e do seu filho Pipo Marques) na guitarra, Kiko, Sinho e Gilmar assumirão saxofone, trompete e trombone, além de Tiago e Jaiminho (“Dois garotos bacanas animados, com sorriso alegre, cheio de energia”, segundo Bell) na percussão. Bell aproveitou para explicar que as músicas do Chiclete vão sim integrar o seu repertório na carreira solo, tendo inclusive regravado “Vumbora Amar” no seu novo CD.

DILMA PASSARÁ CARNAVAL EM SALVADOR

A dilmapresidente Dilma Rousseff passará mais uma vez o carnaval em Salvador, mas não como foliã. De acordo com a coluna Tempo Presente do jornal A Tarde desta quinta-feira (27), a mandatária nacional ficará na praia de Inema, na Base Naval de Aratu, onde costuma passar os períodos de recesso. Assim como em outros anos, ela não deve ir à festa nos circuitos da Barra e do Campo Grande. Embora as assessorias de comunicação do governo do Estado e da Presidência não confirmem a agenda, a publicação aposta que a chefe do Executivo brasileiro deverá chegar na sexta (28) e retornar a Brasília na Quarta-Feira de Cinzas (5). O seu principal adversário na corrida eleitoral, o senador mineiro Aécio Neves (PSDB), já confirmou participação na parte momesca do evento soteropolitano.

Astram recupera e entrega terminais marítimos do Atracadouro e Gamboa‏

Com previsão de investimentos de cerca de R$ 500 mil reais, a Associação dos Transportes Marítimos (Astram)  contou com a presença do vice-governador e secretário de Infraestrutura do Estado, Otto Alencar para reinauguração, nesta quarta-feira (26), de dois, dos três terminais marítimos situados na Costa do Dendê e administrados pela Associação. Com intervenções estruturais garantidas a partir da concessão de exploração e manutenção dos terminais do Atracadouro Bom Jardim  e Gamboa, os equipamentos tiveram  serviços de recuperação completa, inclusive das plataformas de embarque realizados pela Astram.
Marítimos da região prestigiaram o evento, que contou ainda com as presenças do vice-prefeito de Valença, Joailton de Jesus, representando a prefeita Jucélia Nascimento; do prefeito de Cairu Fernando Brito, dos deputados Roberto Brito, Marcelino Galo e Rosenberg Pinto, vereadores, secretários municipais de Valença e Cairu e representantes de associações.
Antes, abandonados, os terminais marítimos de Gamboa, Morro de São Paulo (Cairu) e Atracadouro (Valença), que eram explorados pela TWB, sofreram intervenção do estado e tiveram a concessão dos mesmos direcionados para a Astram em 2013. De acordo com Otto Alencar, o governo decidiu entregar aos marítimos da região a administração dos equipamentos, apostando da eficiência e comprometimento dos marítimos , que detém 90% do transporte hidroviário da região.
De acordo com Romilson Muniz, presidente da Astram, os serviços de melhorias do terminal de Morro de São Paulo já foram iniciados e em breve serão feitas as obras de recuperação das pontes de atracação e a cobertura do terminal.
BA 001
Em um breve pronunciamento, Otto Alencar destacou o comprometimento do governo do estado com a Costa do Dendê. Entre os benefícios previstos para a região estão: a requalificação da BA 001, trecho Nazaré Valença, que terá nos próximos dias a licitação e já tem assegurado recursos na ordem de R$ 10 milhões para a sua requalificação, além disso,  a construção do anel rodoviário em Valença e intervenções viárias na Costa do Dendê já embutidas no projeto da ponte Salvador-Itaparica. Otto esclareceu que o estado perdeu o poder de investimento a partir de 2002 e que todos os recursos para investimento em infraestrutura foram  originados de empréstimos firmados a partir de parcerias com instituições como o Banco interamericano de Desenvolvimento (BID) e outros agentes financeiros.
(Magno Jouber)ASTRAMASTRAM1

Terminais marítimos de Valença e Morro de São Paulo são entregues à população

Os Terminais Marítimos de Valença e Cairu, localizados em Bom Jardim, Morro de São Paulo e na Gamboa, serão cedidos nesta quarta-feira (26), às 10h, totalmente recuperados à Associação de Transportes Marítimos (Astram) pela Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado. Fruto de uma indicação do deputado estadual Marcelino Galo (PT) em parceria com a Astram, a requalificação dos equipamentos vai beneficiar mais de 20 mil pessoas que usam as 200 embarcações responsáveis pelo transporte para as ilhas da região. O vice-governador e secretário de infraestrutura do estado, Otto Alencar, além de outras autoridades, também participarão da solenidade. Foram investidos R$ 500 mil na recuperação dos três atracadouros que beneficiará baianos e turistas.

“Essa é uma das regiões turísticas mais importantes do nosso Estado, de modo que os investimentos feitos na requalificação desses equipamentos vão contribuir para fortalecer o turismo, a mobilidade fluvial e o trabalho dos barqueiros, além de permitir mais conforto e segurança aos passageiros”, registra o petista.  

Terminal2Desde 2013 à frente da administração dos atracadouros, a Associação de Transportes Marítimos (Astram) avalia que a requalificação dos terminais vai permitir mais comodidade para baianos e turistas que visitam as ilhas do Baixo Sul. O presidente da entidade, Romilson Muniz, ressalta que os atracadouros ganharam recentemente “novos mobiliários, bancos de assento, acessórios e substituição de vasos nos banheiros, além de pintura, colocação de cobertura em acrílico e revisão na parte elétrica”. Ele ressalta que apenas o arquipélago de Morro de São Paulo, durante o verão, costuma receber mais de 100 mil turistas. “Daí você tira a importância da recuperação desses equipamentos para nossa região”, pontua

MÁRCIO VIEIRA LANÇA LIVRO EM VALENÇA

Estou enviando o convite sobre o lançamento do meu livro dia 07/03/2014 no Centro de Cultura Olivia Barradas Carneiro, Graça Valença, BA.

Este livro é fruto de uma pesquisa de Mestrado da UNEB, Mestrado de Cultura Memória e Desenvolvimento Regional da UNEB Campus V, Santo Antonio de Jesus, BA, sou professor do Departamento de Educação DEDC Campus XV, Filósofo, professor Assistente, de Filosofia nos Cursos de Direito e Pedagogia, fui professor na UNEB Santo Antonio de Jesus, Caetité, Guanambi, Irecê, Coité, Ipiaú, Alagoinhas, Serrinha, Salvador, e Brumado.

Hoje faço Doutorado em Filosofia na Universidade Católica de Santa Fé , Argentina, a decisão de publicar este livro veio para homenagear as mulheres que lutaram e viveram como operárias na Companhia Valença Industrial, CVI uma das fábricas mais antigas do país ainda em plena atividade.

Estão ação faz parte do maio mulher, comemoração do dia internacional da mulher, é referendada pelo Departamento de Educação da UNEB Campus XV, de Valença,BA, Movimento de Mulheres da Vila operária de Valença,BA.

Contamos com a participação de vocês. O livro esta a venda nas livrarias, pela internet no site:http://loja.livrariadapaco.com.br/historiaegeografia/memoriadasmulheres.html

E no local de lançamento.Em Maio Lançaremos na UNEB sede, Itaberaba.professor-marcio-e1393325315570

Rui Costa percorre a Bahia e oposição continua sem um nome para as eleições

Enquanto a chapa da oposição segue indefinida e sem movimentações chamativas na construção da campanha, os petistas e os socialistas se movimentam com o claro objetivo de articular suas candidaturas para a eleição deste ano.

Com o pontapé inicial no processo, os militantes da equipe de Rui Costa (PT), junto ao candidato ao Senado, Otto Alencar (PSD), e os partidos que já deram apoio à chapa realizam plenárias pela Bahia com o objetivo de construir o que chamam de Programa de Governo Participativo. Neste final de semana, eles realizaram plenárias nas regiões do Litoral Sul e Recôncavo baiano.

No sábado (22), acompanhado da sua comitiva, Rui esteve em Itabuna, distante 426 km de Salvador, e ontem (23), em Santo Antônio de Jesus. Segundo a assessoria, ambos os eventos reuniram cerca de três mil pessoas. Os trabalhos, que acontecem até o final de março, têm o objetivo de ouvir a demanda da população.

É também uma forma de se aproximar das lideranças regionais, que desempenharão uma função importante em difundir a imagem do desconhecido candidato petista. Já foram realizadas plenárias nas regiões de Feira de Santana, Serrinha, Vitória da Conquista e Guanambi. “Queremos ouvir a juventude, queremos ouvir as mulheres, os empresários. E movimentar os territórios. Estamos aqui com a convicção de que o nosso projeto é coletivo. Participar e opinar são desejos da sociedade”, declarou Rui. Na última semana, mesmo com a indefinição da cabeça de chapa, um dos poucos momentos em que a oposição apareceu foi durante a entrega do novo trecho reformado do bairro da Barra, em Salvador. Paulo Souto (DEM) e Geddel (PMDB) estiveram juntos, unidos ao prefeito ACM Neto (DEM).

Os dois não comentaram nada de eleição e não estavam com o humor afinado. Se esquivaram da imprensa e não responderam nenhum questionamento dos jornalistas.

Ontem, o presidente do PMDB da Bahia esteve em Feira de Santana para comemorar o aniversário do deputado estadual Carlos Geilson. Geddel foi acompanhado pelos peemedebistas Colbert Martins e Luciano Simões Filho. “Fiz questão de prestigiar o amigo querido e trazer mais do que o meu carinho, vim trazer o testemunho do seu trabalho na defesa de Feira e sei que juntos vamos fazer grandes mudanças, levando ao povo a esperança de uma Bahia melhor”, disse Geddel, ressaltando que a Bahia quer mais.

Por Victor Pinto – Tribuna da BahiaWagner e Rui