Monthly Archives: abril 2014

Cine Mais Saber leva o melhor da produção audiovisual nacional para as ruas de Cairu

 

Ir ao cinema no Brasil ainda é um programa para poucos. A maioria das salas de cinema se concentram nos shoppings  das capitais e das cidades de maior porte,além do valor do ingresso ser inacessível para muitos brasileiros. No entanto,agora a comunidade de Cairu agora pode desfrutar do melhor da produção audiovisual nacional gratuitamente através do Projeto Cine Mais Saber.

O Cine Mais Saber é uma realização da Cairu FM em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura,através do Programa Mais Cultura do MinC (Ministério da Cultura). A iniciativa busca a democratização do acesso às obras audiovisuais, com ênfase na produção brasileira, bem como a formação de público com visão critica e  a criação de redes sociais e culturais que viabilizem o intercâmbio e a divulgação de informações.

Além de todo o equipamento necessário para transmitir a magia da sétima arte em todo sua magnitude,como tela de projeção, videoprojetor, caixas surround, amplificadores,  mesa de som, entre o outros, o projeto conta com o acervo cedido pela Programadora Brasil, com cerca de 500 obras, entre elas filmes de ficção, documentário e animação em curta, média e longa metragens.

De acordo com Dijalma Moreira,coordenador do Cine Mais Saber,inicialmente as exibições serão realizadas na Sede do município,mas já há pretensão de expandir a ação para outras comunidades,a começar pelo distrito de Torrinhas. O coordenador lembra ainda que as exibições são gratuitas e começam sempre às 18h. Confira a programação e os locais das próximas sessões:

25/04 – Local: Rua do Cajueiro –  Filme: Tapete Vermelho

30/04-Local : Rua do Fogo – Filme: Tapete Vermelho

09/05- Local : Rua Barão Homem de Melo – Filme: Uma Vida em Segredo

16/05 – Local Rua Barão Homem de Melo – Filme : O Chamado de DeusDSC_0429

Governo de Valença realiza pesquisa para identificar propriedades rurais que ofereçam condições para povoamento de lagoas com alevinos‏

O Governo de Valença, através dos técnicos da Secretaria de Agricultura, está realizando visitas em propriedades rurais que ofereçam potencial para a piscicultura. O objetivo é identificar as propriedades que tenham as condições necessárias para criatórios de peixes a partir do povoamento de lagoas com alevinos. De acordo com Mônica Pereira, Diretora do Departamento de Pesca e Aquicultura de Valença, as ações estão sendo realizadas inicialmente na localidade do Jequiriçá, mas o objetivo é seguir identificando as propriedades que apresentem condições que se encaixem nesse novo programa do governo do município, voltado para o desenvolvimento da zona rural em Valença.  As propriedades terão análise da água e acompanhamento dos técnicos  na evolução dos alevinos até a realização da despesca. “O nosso objetivo é fortalecer o setor agrícola, oferecendo mais uma opção de renda aos agricultores familiares”, disse Mônica..

O projeto conta ainda com a parceria da Bahia Pesca que fornecerá os alevinos.Lagoas

Deputado Yulo participa da abertura do XVI Encontro Nacional do CONGEMAS

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social e vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Al-Ba), deputado Yulo Oiticica, participa nesta segunda-feira (28), às 19h, da abertura do 16º Encontro Nacional do Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social (Congemas), em Cuiabá (MT). Com o tema Avaliando o Suas: um olhar sobre a gestão dos entes federados, o evento vai até quarta-feira (30).

Yulo defende a necessidade de encontros como estes pois acredita na “extrema importância a participação direta dos gestores municipais na formação, avaliação e efetivação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”. Para o deputado, a participação e atenção voltada para as assistentes sociais resulta diretamente em uma melhor qualificação desses profissionais.

Encontro reúne gestores municipais de todo o país para debater o Sistema Único da Assistência Social. Na ocasião, o Ministério do Desenvolvimento e Combate a Pobreza (MDS) vai apresentar o Cadastro Nacional das Entidades de Assistência Social , banco de dados do governo federal que reunirá informações sobre mais de 16 mil entidades que prestam serviços socioassistenciais em todo o país. O objetivo é que o cadastro auxilie no monitoramento e qualificação dos serviços, programas e benefícios oferecidos pelas entidades nos estados e municípios, além de utilizar as informações para subsidiar estratégias de gestão do SUAS.

Realizado em Valença 1º EMJUV‏

01 Assinatura Projeto Juventude VivaCom a finalidade de discutir questões relacionadas à juventude local, foi realizado na última sexta-feira (25), o 1º Encontro Municipal da Juventude de Valença (I EMJUV).  Na oportunidade, o vice-prefeito e secretário municipal da Agricultura, Joailton de Jesus, representando o governo de Valença, assinou o documento de adesão ao Plano Federal Juventude Viva. Também tomaram posse os membros do Conselho Municipal de Juventude (CONJUVE).

 A redução da maioridade penal foi o tema principal do evento,  

 debatido e colocado pelos presentes como algo inviável na atual conjuntura, haja vista que o sistema prisional brasileiro não recupera presos.
Durante o Encontro, a coordenadora da Articulação Nacional do Juventude Viva, Larissa Borges, que veio de Brasília convidada pelo diretor municipal da Juventude, Chasquiel Bereston, fez uma breve apresentação do  Programa, destacando que as ações estão estruturadas em quatro eixos, sendo  eles: a desconstrução da cultura da violência; transformações dos territórios;  inclusão, emancipação e garantias de direitos; e aperfeiçoamento institucional. Na oportunidade ficou estabelecido que será implantado no bairro da Bolívia o projeto “Estação Juventude”,  com a participação de técnicos do Governo Federal que deverão atuar por 24 meses junto ao município, adotando políticas públicas para jovens que se encontram em estado de vulnerabilidade social.
A Rede Juventude Viva foi criada para compartilhar informações e conectar pessoas e organizações comprometidas com a garantia de direitos da juventude. Visa reduzir a vulnerabilidade dos jovens em situação de violência.  A iniciativa prioriza 142 municípios em todo o país com preocupantes índices de violência e criminalidade entre os  jovens, criando oportunidades de inclusão e autonomia, por meio da oferta de serviços públicos nos territórios mais vulneráveis.

De acordo com Joailton, a sociedade aposta no novo, que exerce o papel de oxigenar e transformar a sociedade. “O nosso governo iniciou o processo de reorganização do setor ao efetivar a Secretaria Municipal da Juventude. O governo tem feito uma ação diferente, indo para o enfrentamento das discussões. Acreditamos muito nessa juventude e temos razões para isso, disse”.

Participaram ainda do evento secretários e agentes públicos, alunos do Colégio Gentil Paraíso Martins, o professor Rui Oliveira, representando a UNEB, Marcos Pereira, coordenador adjunto do setor de Políticas Públicas para a Juventude do Governo do Estado, João Paulo, articulador estadual do Juventude Viva, Carlos Irineu (Direc V), os vereadores Agostinho Junior e Tácio Lima e representantes do novo Conselho.

 

Governo de Valença substitui pontes de madeira por outras em concreto armado na zona rural

03 Ponte do Gereba

Dando continuidade aos trabalhos de recuperação de pontes na zona rural de Valença, a secretaria municipal da Infraestrutura, juntamente com a secretaria municipal dos Transportes, Estradas e Rodagens,  intensificou nas últimas semanas as obras de requalificação em dois importantes equipamentos viários. Um é a  principal ponte que dá acesso ao Gereba, que está sendo totalmente reconstruída em concreto armado. Com diâmetro de 1,5m, as manilhas que estão sendo colocadas, vão permitir uma vazão maior de água, sendo planejada para suportar possíveis trombas de água, como a ocorrida em novembro último, que provocou destruição parcial ou total em cerca de 50 pontes em toda zona rural do município. O outro é a ponte de acesso ao povoado do Una Mirim, que, também, está sendo construída em concreto armado, permitindo maior segurança aos transeuntes e veículos que se dirigem àquela localidade.

SANTA CASA PROMOVE FEIRA DE SAÚDE E CIDADANIA

Feira saude foto

A Santa Casa de Misericórdia de Valença em parceria com a Fundação José Silveira promove mais uma Feira de Saúde em Valença. Segundo o provedor da Santa Casa, Guido Magalhães, a Feira acontecerá nos dias 25 e 26 (sexta-feira e sábado), no estacionamento da Santa Casa (localizado ao lado do Hospital).

Diversas especialidades já estão confirmadas para a Feira de Saúde e serão distribuídas senhas para os seguintes atendimentos:

Dentista- Saúde Bucal: 100 por dia

Clínico: 50 por dia

USG: 50 atendimentos por dia

Ginecologia: 40 atendimentos por dia

Preventivo: 20 atendimentos por turno

Nutricionista: 20 atendimentos por turno

Glicemia (somente pela manhã) – demanda aberta

Aferição de pressão arterial: demanda aberta

 

 

Oposição escolhe Vitória da Conquista para dar largada à campanha

Uma semana após lançarem a chapa majoritária, os partidos de oposição começaram ontem a estreitar as táticas de pré-campanha, direcionada às urnas de 05 de outubro, quando serão escolhidos os futuros representantes do estado. Os pré-candidatos ao governo, Paulo Souto (DEM), a vice, Joaci Góes (PSDB), e ao Senado, Geddel Vieira Lima (PMDB), se reuniram com os deputados estaduais e federais do grupo para definirem os próximos passos, a começar pelo cronograma de viagens às cidades do interior do estado. O primeiro destino será Vitória da Conquista, no próximo sábado, a partir das 9h30. Os pré-candidatos e os deputados já estariam mobilizando as lideranças políticas da região. Além dos postulantes, o evento vai contar com a presença do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), considerado o principal cabo eleitoral da campanha oposicionista na Bahia. A série de visitas será realizada aos finais de semana para permitir presença mais numerosa de políticos e eleitores. “O nosso objetivo é ouvir o máximo possível o sentimento da comunidade regional sobre o que esperam do próximo governo em nosso estado”, disse o ex-governador, que aproveitou para começar a convidar os moradores de vários municípios da região. Os encontros irão contribuir para a elaboração do programa de governo. “Vamos ouvir as lideranças da região sobre os problemas e levarmos a nossa mensagem de esperança para a população. Temos as linhas mestras do programa, mas tudo isso será auferido de acordo com os anseios da população”, disse o presidente estadual do DEM, deputado Paulo Azi. Segundo ele, a receptividade no evento de oficialização da chapa estimulou os pré-candidatos. “Melhor impossível o clima. Todos saíram muito satisfeitos e confiantes no desejo de mudança das pessoas. Ficou o entusiasmo, a vibração e o sentimento de unidade dos defensores das candidaturas de Paulo Souto, Geddel e Joaci”, ressaltou.Paulo Souto

Câmara aprova aposentadoria especial para mulher policial

A Câmara dos Deputados aprovou na noite de terça-feira, 22, por 343 votos a 13 e 2 abstenções, projeto de lei complementar do Senado que permite a aposentadoria voluntária da policial mulher com 25 anos de contribuição, desde que tenha pelo menos 15 anos no exercício de cargo de natureza estritamente policial. A aprovação da matéria foi acompanhada por centenas de policiais mulheres que pressionaram os parlamentares pela aprovação da proposta.

O projeto seguirá agora à sanção presidencial. Caberá ao governo decidir se veta ou sanciona a proposta. No encaminhamento da votação, o líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse que o Planalto é contrário ao projeto, pois pode abrir precedente para que outras categorias peçam o mesmo benefício e pode comprometer o caixa da Previdência Social.

O projeto aguardava votação na Câmara desde 2001. Antes da votação, o líder do PT, deputado Vicentinho (SP), encaminhou sua bancada a votar favoravelmente à proposta, contrariando a orientação do líder governista.

Iolando Lourenço | Agência BrasilPolicia Feminina

Lewandowski vai decidir habeas corpus de Marco Prisco

MinistroO ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, foi sorteado relator do habeas corpus que pede a libertação do vereador e líder da greve da PM da Bahia Marco Prisco (PSDB), depois que a colega que recebeu a ação no plantão, Carmem Lúcia, não emitiu a decisão. Segundo a assessoria do tribunal, Lewandowski tem uma série de processos em seu gabinete a analisar, motivo porque não teria prazo para decidir sobre Prisco. O ministro é acusado de ter votado sempre a favor dos petistas acusados de participação no mensalão, a exemplo de José Dirceu. O diretor jurídico da Associação de Policiais e Bombeiros e seus Familiares (Aspra), entidade dirigida por Prisco, Fábio Brito, que advoga a favor do líder grevista, reclamou do fato de a urgência objetivada pelo habeas corpus não estar sendo respeitada.

Morte de JK foi por acidente de trânsito, conclui CNV

A Comissão Nacional da Verdade apresentou nesta terça-feira, 22, um relatório que indica que o ex-presidente Juscelino Kubitschek e o motorista dele, Geraldo Ribeiro, morreram em consequência de um acidente de trânsito na rodovia Presidente Dutra, no Rio de Janeiro, em 1976. A pesquisa sobre o caso descarta versões de que eles teriam sido assassinados. A polêmica em torno do assunto começou ainda nos anos 80, quando peritos encontraram, durante uma exumação, um fragmento metálico no crânio do motorista, que depois se constatou se tratar de um cravo usado no revestimento do caixão. Essa polêmica voltou à tona em dezembro do ano passado, quando a Comissão da Verdade instalada na Câmara Municipal de São Paulo apresentou uma pesquisa segundo a qual JK e seu motorista teriam sido vítimas de homicídio doloso. Integrantes da comissão paulista chegaram a pedir ao Palácio do Planalto que o governo reconhecesse oficialmente “os assassinatos”. A pesquisa foi considerada uma jogada política dos vereadores paulistas, sem bases históricas. “O ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira e seu motorista, Geraldo Ribeiro, morreram em decorrência de lesões contundentes, sofridas quando da colisão frontal entre o veículo Chevrolet Opala, em que viajavam, e o Scania Vavis”, destaca o relatório apresentado nesta terça-feira pela Comissão Nacional da Verdade. “Não há nos documentos, laudos e fotografias trazidos para a presente análise qualquer elemento material que, sequer, sugira que o ex-presidente e Geraldo Ribeiro tenham sido assassinados vítimas de homicídio doloso”.

Leonêncio Nossa, Agência EstadoJK