Monthly Archives: julho 2014

Integrantes da Base Aliada do PT realizam reunião para traçar metas de campanha no Baixo Sul‏

Integrantes da base de apoio aos partidos aliados do PT em Valença e lideranças da região estiveram reunidos na noite desta quarta-feira (30), no Grupo de Ação para dar continuidade ao plano de ação política do Baixo Sul, com vistas às eleições de outubro próximo.

Para a prefeita Jucélia Nascimento, o grupo que apoia as candidaturas de Rui Costa, João Leão e Otto Alencar, candidatos a governador vice e senador respectivamente; e Dilma, a presidente da República, demonstraram amadurecimento político, contribuindo para a união de forças em Valença e Baixo Sul. “O fato de sentar na mesma mesa, Cláudio Queiroz, Martiniano Costa e Jucélia, é uma demonstração que sabemos fazer política”, disse. Em um pronunciamento breve, mas empolgante, Jucélia reconheceu os avanços de Valença, a Bahia e o Brasil após os governos do PT. “Estou com Rui, Otto e Dilma para o der e vier”, concluiu.

O vice-prefeito e secretário de Agricultura de Valença, Joailton de Jesus reconheceu que a mesa, formada por diversos representantes de partidos, como, “histórica”; e reiterou seu apoio ao grupo. “O meu perfil não me permite agir de forma diferente. A minha palavra é uma só”, disse. Joailton arrancou aplausos dos presentes quando disse: “Depois que Jucélia desbancou os poderosos e o Brasil tomou 7×1, eu não acredito em favoritismo”.

O Assessor especial da Serin e ex-vereador, Martiniano Costa, um dos líderes da base formada em Valença, disse que a coligação “Pra Bahia Avanças Mais” conta com apoio de 360 prefeitos em todo o Estado. Matin relembrou as ações, tanto dos governos Lula e Dilma e os oito anos de Wagner. “Estamos vendendo um produto de ótima qualidade”, resumiu.

Participaram ainda da reunião na composição da Mesa: Jonas Andrade (presidente do PT), Claudio Queiroz (presidente do PP), Fabrício Lemos (presidente do PDT), Adriano Meireles (presidente do PR de Cairu), Hilarino Lau Barreto (presidente do PTN),  Valdir Silvestre, flordolina Angélica (diretora da DIREC V), padre Josival Lemos, Romilson Muniz (presidente da Femamva), Mateus Cunha (representantes dos jovens) e os vereadores Lelo e Adailton Francisco.

Reportagem e fotos: Portal do Baixo Sul0104

DIREC-05: PIONEIRA DA BAHIA NA COMPRA DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PELA AGRICULTURA FAMILIAR‏

As escolas da DIREC-5 foram as primeiras da Bahia a comprar alimentos oriundos da Agricultura Familiar para a Alimentação escolar.

 

Através da Lei Nº 11. 947/2009 a agricultura familiar passou a fornecer gêneros alimentícios a ser servidos nas escolas da rede pública de ensino de todo o Brasil. Do total de recursos repassados pelo FNDE para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no mínimo 30% dos recursos para a compra de merenda escolar devem ser destinados para a compra de gêneros alimentícios da agricultura familiar, sem intermediários e com dispensa do processo de licitação.

 

A parceria da alimentação escolar da rede estadual de ensino do Baixo Sul em conjunto com a agricultura familiar vem proporcionando uma verdadeira transformação nas unidades de ensino jurisdicionadas a DIREC 05 desde 2009. A iniciativa permite que alimentos saudáveis e com forte apelo regional possam ser consumidos diariamente pelos estudantes.

 

“Ter uma alimentação escolar saudável e adequada é um direito de todo estudante que tem sido respeitado nas unidades estaduais de ensino do Baixo Sul pelo Governo do Estado e vem contribuindo para maior sucesso e aprendizagem dos estudantes”, ressalta a diretora da DIREC-05, professora Flor Andrade.

 

O Colégio Estadual Idelzito Eloy de Abreu, situado no município de Ituberá, e jurisdicionado a DIREC 05, foi a primeira unidade de ensino na Bahia a realizar a compra de gêneros alimentícios oriundos da Agricultura Familiar. O presidente da ADSCAF, Manoel Sales, destaca o pioneirismo: “Na época, a escola era dirigida pela professora Eliene Maria (eleita por duas vezes como diretora da unidade) que fez parte dessa conquista e realizou a compra inédita no Estado. Esta articulação da DIREC ocorreu bem antes da aprovação da lei sancionada pelo presidente Lula que regulamentou que 30% dos recursos da merenda seriam comprados da agricultura familiar”.

 

Ao longo dos anos a unidade de ensino vem cumprindo seu papel promissor no oferecimento de uma alimentação saudável e produzida pela comunidade local, que vem gerando renda ao trabalhador rural.

 

Confira as fotos do recebimento dos produtos da agricultura familiar que, muita vezes, acabam sendo fornecidos pelos próprios pais dos alunos da zona rural, fazendo a roda social de desenvolvimento girar (alimentação saudável X renda para as famílias).merenda escolar 2

Suspensa entrega de senhas para identidade nesta sexta-feira‏

A Secretaria Municipal da Administração avisa que nesta sexta-feira, 1º de Agosto, NÃO HAVERÁ DISTRIBUIÇÃO DE SENHAS para emissão de Carteira de  Identidade.

As senhas, que eram distribuídas rotineiramente no Posto localizado em um espaço anexo ao prédio da Prefeitura, na Rua General Labatut, passarão a ser distribuídas através do sistema SAC, que tem inauguração prevista para este mês de agosto.

Secretaria Municipal de Administração

Reunião entre Governo de Valença e comunidade do Estância Azul aponta solução para alagamentos no bairro‏

A comunidade do bairro Estância Azul recebeu na noite desta terça-feira (29), uma equipe do Governo de Valença, liderada pela prefeita Jucélia Nascimento. A reunião, que aconteceu na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, foi pautada principalmente na infraestrutura do bairro. Também um dos compromissos assumidos pela Prefeitura, a confecção de placas de sinalização das ruas, foi cumprido com a entrega do material, ao presidente da Associação de Moradores local, Marcos Aurélio.

 

Os moradores cobram da Prefeitura providências para conter os constantes alagamentos em períodos de chuva. De acordo com a prefeita Jucélia Nascimento, o bairro é uma das prioridades da sua gestão. A prefeita reconheceu os problemas, mas alertou que a solução definitiva é exclusivamente de engenharia e depende de um projeto avaliado em R$ 12 milhões, que foi elaborado por técnicos da Prefeitura e encontra-se em Brasília para a sua liberação, algo que só deverá acontecer após as eleições devido ao impedimento da lei eleitoral. “A Prefeitura tem buscado solucionar o problema, mas vocês precisam entender que todas as ações feitas ao longo dos anos foram paliativas. O nosso governo está aqui para resolver, mas isso não acontece como um passe de mágica. Proponho a criação de uma comissão para, junto com a Prefeitura, construir uma agenda de trabalho visando solucionar o problema”, disse.

 

O secretário municipal de Infraestrutura, Jailton Azevedo, disse que o setor tem procurado conter os alagamentos. Entre as ações acontece a limpeza dos canais a cada dois meses.

 

Para Wolf Moutinho, funcionário da Secretaria Estadual da Fazenda e que acompanha de perto os problemas daquela comunidade, “a culpa não é desta gestão; e o problema não pode ser resolvido do dia para a noite”. Wolf propôs um pacto e que a Prefeitura estabeleça um cronograma de trabalho, acompanhado pela Associação do bairro.

 

O secretário de Transporte do município, Hilarino (Lau) Barreto, reconheceu e se solidarizou com a angústia dos moradores, mas alertou que a solução em definitivo depende do projeto. “A Prefeitura não tem R$ 12 milhões para resolver o problema. Estamos buscando verba federal para que possamos fazer toda a infraestrutura do Estância Azul. A responsabilidade social é de todos. Nunca nenhum gestor esteve aqui em reunião com  vocês, para dar a cara para bater”, declarou.

 

O vereador Jairo Baptista cobrou metas para que o problema venha a ser solucionado em definitivo. “Mas vocês precisam entender que a prefeita não faz dinheiro”, esclareceu Jairo.

 

Líder comunitário, Wellington Oliveira, elencou algumas demandas que podem ser feitas para amenizar o problema até a execução da obra de saneamento. Entre elas a canalização do riacho que corta o bairro e a desobstrução da área de escoamento. Jailton Azevedo garantiu que toda a programação do serviço, depende de uma trégua das chuvas, mas a Prefeitura vai intensificar os serviços, dentro do possível.

 

Acompanharam ainda a reunião, Joailton de Jesus, vice-prefeito e secretário de Agricultura; Ionete Nery, secretária de Saúde; Luiz Inácio, procurador geral;  os vereadores Bertolino de Jesus, Agostinho Junior, Fabrício Lemos, Adailton Francisco, Antônio Barreto e  Carlos Antônio (Ei),02 Reunião Estância Azul

SAC de Valença já está pronto e prestes a ser inaugurado‏

Em vias de ser inaugurado, o SAC de Valença é mais um equipamento deste município que vai beneficiar cerca de 300 mil pessoas de todo o Baixo Sul, que poderão acessar os serviços disponibilizados pela rede. A Prefeitura já concluiu toda a infraestrutura, inclusive com a colocação de energia elétrica, um dos entraves para a liberação do local, para que o Governo do Estado pudesse assumir o restante das demandas. De acordo com informações da Secretaria Estadual de Administração, o equipamento será inaugurado e entregue a população em breve. Nos próximos dias a Prefeitura estará divulgando a data. Técnicos da Secretaria de Administração estiveram na última quinta-feira em Valença e atestaram as instalações. Todas as dependências estão prontas e identificadas, assim como o mobiliário e equipamentos.
04 SAC de Valença

Produtores rurais de Valença terão acesso pelo segundo ano consecutivo ao Programa de Aquisição de Alimentos‏

Os produtores da agricultura familiar de Valença terão a oportunidade de vender parte de sua produção para o Programa de Aquisição de Alimentos – Compra Direta da Agricultura Familiar. A  boa notícia foi dada em evento realizado na última sexta-feira, 25, quando foi apresentada a proposta.

De acordo com a proposta  do Programa para este segundo semestre, os agricultores familiares  já cadastrados, vão de novo poder comercializar seus produtos, os quais serão destinados às instituições sociais do município, entre elas creches, escolas e asilos.

Conforme declarou  a coordenadora do PAA em Valença, Maria Joselita, o mesmo vem sendo cumprido de forma competente por toda equipe. “Desde a prefeita, que nos dá aporte para realização deste projeto social maravilhoso, até  as associações que recebem estas doações simultâneas, tudo vem sendo feito de forma a superar as  expectativas”.

A prefeita Jucélia Nascimento comemorou duplamente, pois durante a realização do evento o comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel Alfredo Castro esteve presente e declarou, publicamente, aos agricultores, que rondas reforçadas serão realizadas na zona rural, para garantir a segurança dos que também provem alimentação de qualidade para zona urbana. Os agricultores agradeceram à prefeita pela conquista, que representa mais segurança e tranquilidade para quem mora no interior do município.

Proposta

A proposta do PAA é adquirir gêneros alimentícios direto dos agricultores familiares a preço de varejo, eliminando assim a participação de atravessadores. O processo de compra direta investirá mais de  R$800 mil na aquisição de produtos neste semestre.SAM_1001

Rafael Ilha e esposa são libertados após pagamento de fiança

O ex-cantor do grupo Polegar Rafael Ilha e sua mulher, Aline Kehz Filgueira, saíram da prisão nesta terça-feira (29) sob liberdade provisória concedida mediante pagamento de fiança pela Justiça do Paraná. Para Ilha, que estava custodiado na Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu foi estipulado o valor de R$ 40 mil, e para Aline, que estava na Cadeia Pública do município, foram R$ 15 mil. Eles foram presos pela Polícia Federal com armas no último dia 21, quando tentavam atravessar a fronteira com o Paraguai. Indiciados por tráfico internacional de armas, o casal pode receber pena de quatro a oito anos de prisão. Com informações do portal G1.

Bahia ganha um moderno Centro Panamericano de Judô

A inauguração do Centro Panamericano de Judô, em Lauro de Freitas, nesta segunda-feira (28), coloca a Bahia dentro do ambiente das Olimpíadas de 2016, que serão realizadas no Rio de Janeiro. “É um equipamento super moderno, são três prédios contendo ginásio climatizado com oito áreas oficiais para treinamento e quatro para competição e capacidade para duas mil pessoas. Esse equipamento é inédito no Brasil e na América Latina e a gente sai na frente, a Bahia sai na frente”, comemora Jaques Wagner em seu programa de rádio semanal.

 

No ‘Conversa com o Governador’ desta semana Wagner fala também sobre o I Seminário Internacional para Preservação do Patrimônio Cultural Compartilhado Brasil-Nigéria, que acontece em Salvador, e sobre sua agenda para o interior do Estado com visitas aos municípios Rio do Antônio, na região sudoeste, e Pedrão, no centro norte.

 

Ele abre o programa falando sobre o Centro Panamericano de Judô, a importância desse equipamento não só para o esporte mas também para o social, com o apoio a atletas profissionais e iniciantes:

 

“É um grande equipamento que a gente está inaugurando com a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, a presença do secretário [do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte] Nilton Vasconcelos, o Centro Panamericano de Judô, um investimento de R$ 40 milhões em Lauro de Freitas, no terreno do antigo Kartódromo, que foi uma negociação feita com a Prefeitura [de Lauro de Freitas] e com a Igreja, que é a proprietária dessa área, e com a Federação Brasileira de Judô. E isso nos equipa muito, principalmente visando às Olimpíadas de 2016”.

 

“É um equipamento super moderno, são três prédios contendo ginásio climatizado com oito áreas oficiais para treinamento e quatro para competição e capacidade para cerca de duas mil pessoas. Então, esse equipamento é inédito no Brasil e na América Latina e a gente sai na frente, a Bahia sai na frente conquistando um equipamento dentro do ambiente das Olimpíadas de 2016 que se realizarão no Rio de Janeiro”, comemora.

Valença é contemplada com nove creches‏

Ação é inédita no Baixo Sul e resultado do planejamento e aproximação do governo de Valença com Brasília
 

Valença acaba de ser contemplada com nove creches modelo, que serão implantadas na sede e zona rural,  sendo quatro do tipo B e cinco do tipo C, já liberadas para construção. O projeto para aquisição dos equipamentos foi elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento e as etapas para a sua implantação estão sendo atendidas pela Prefeitura, junto ao Programa denominado Proinfância,  do Governo Federal, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).  Valença fez a adesão ao Plano de Metas, se habilitando assim aos equipamentos. O município já adquiriu e indicou as áreas onde serão construídas as novas creches. As quatro do Tipo B serão construídas na Bolívia, Urbis, Novo Horizonte e Jambeiro. As outras cinco do tipo C foram indicadas para o Guaibim, Maricoabo, Serra Grande Orobó e a confirmar, na Derradeira.

 

Elas são especificadas conforme suas estruturas e áreas ocupadas De acordo com o FNDE, as creches tipo B deverão ter  1.323m² de área construída, em uma área de 40 x 70 m (2.800 m2), enquanto as do tipo C terão 781m² em uma área prevista de 45mx35 (1.575 m2). Todas as creches seguem o padrão previamente estipulado pelo órgão e ainda serão devidamente equipadas.  A prefeita Jucélia Nascimento comemora: “Este é apenas um dos resultados do nosso planejamento, que decorre de muita vontade e competência em um trabalho de resgate da cidadania e da nossa infraestrutura social. Acredito que por motivos diversos, o município deixou de ter essas ações no passado. Estamos buscando segurança, equilíbrio administrativo, mas entendemos que esses equipamentos vão contribuir para que nossas crianças possam ter um futuro com melhores perspectivas de vida. Isto é o resultado de inúmeras viagens à Brasília”, disse.Creche Tipo C

Missa encerra tríduo em homenagem a Nossa Senhora de Sant’Ana em Capela‏

Depois de três dias de celebração, momentos de partilhas de fé e solidariedade marcaram neste domingo (27), o final dos festejos religiosos dedicados a Nossa Senhora de Sant’ Ana, padroeira da localidade de Capela, zona rural de Valença. O Tríduo se encerrou com a realização de uma missa na igreja que leva o nome da santa. A prefeita Jucélia Nascimento esteve presente, acompanhada  de secretários, colaboradores e amigos.

Após o encerramento da missa, centenas de pessoas vindas de localidades vizinhas, também  se juntaram aos moradores do lugar, dando continuidade à festa popular. Comerciantes e vendedores ambulantes aproveitaram para vender os tradicionais churrasquinho, cachorro-quente, doces, bebidas, etc.

Originalmente o Dia de Nossa Senhora Sant’Ana,  mãe de Maria e avó de Jesus, é comemorado em 26  de julho, marcado também como o Dia dos Avós. A missa foi celebrada pelo padre Cristovam, com a participação de outros párocos.01 Prefeita Jucélia Nascimento na Missa de N S de Santana