Monthly Archives: outubro 2014

AMAMFLORA: JUNTOS SOMOS MAIS FORTES

Fundada em 2011, a Associação de Moradores da Rua Marcondes Filho, Loteamento Nova Flórida, Desembargador Amâncio de Souza e Rua 10 de Novembro denominada de AMAMFLORA, presidida por Luciane Machado tem por objetivo a união visando buscar ações, projetos e melhorias para essas comunidades.

Diversas revindicações são realizadas pela AMAMFLORA, a exemplo de reposição de iluminação pública, reconstrução de calçamento, implantação de quebra-molas, limpeza das ruas com o apoio da Prefeitura de Valença. Festas com datas comemorativas também são realizadas pela associação na Praça da AMAMFLORA  uma  outra ação conquistada pela entidade foi a entrega de alimentos do PAA a famílias cadastradas em parceria com a Secretaria Municipal da Promoção Social. O slogan da associação é: Juntos somos mais fortes.

FEMAMVA

Luciane Machado acumula também a função de secretária executiva da Federação Municipal das Associações de Bairros de Valença(FEMAMVA) e em conjunto com o presidente da entidade, Romilson Muniz ela é a responsável por diversas ações e projetos desenvolvidos nas associações de bairros da cidade. Promoção de confraternizações, interação social, regularização de documentos das associações, agregação com o comércio local, poder executivo, judiciário são ações realizadas pela FEMAMVA diuturnamente.

Gincana nos bairros e Garota FEMAMVA são destaques da entidade. A FEMAMVA promove também uma festa com os aniversariantes do mês das associações de bairros de Valença, além é claro, de atrair projetos e ações com entidades municipais, estaduais e ONGs garantindo uma melhor qualidade de vida aos seus associados.flora

AÇÕES DA PREFEITURA DE VALENÇA

ANUNCIO_20X28_OBRA

PAA MELHORA A VIDA DOS AGRICULTORES DE VALENÇA

Em Valença os agricultores fornecedores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), estão passando por uma mudança repentina nas suas vidas, através da ligação com o programa que beneficia pessoas carentes com a compra e distribuição direta de produtos da agricultura familiar.

Durante dois anos, desde que foi instalado em Valença, o PAA já injetou no município 1,6 milhão de reais na conta dos agricultores cadastrados, como é o caso do casal Josival Pereira e Maria Sereno Bahia que fornecem produtos oriundos de sua propriedade, e através do faturamento já construíram sua nova residência na zona rural de Valença. “Fizemos o cadastramento, sem nenhum tipo de burocracia e logo começamos a fornecer e receber o valor em nossa conta. Com o dinheiro do recebimento nós já erguemos nossa morada, e com fé em Deus compraremos nosso carro, em breve”, comemorou Josival.

A coordenadora do programa, Maria Joselita (Branca), comenta que se sente muito honrada em estar como interlocutora neste processo de crescimento de seus pares. “A palavra chave disso tudo é trabalho, pois só através dele nós conseguimos trazer o PAA para Valença; e mais ainda virá com o empenho e esforço da prefeita Jucélia Nascimento, que diuturnamente trabalha pela classe dos agricultores de nosso município.”

 

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e promove a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

O PAA também contribui para a formação de estoques estratégicos e para o abastecimento de mercado institucional de alimentos, que compreende as compras governamentais de gêneros alimentícios para fins diversos, e ainda permite aos agricultores familiares que estoquem seus produtos para serem comercializados a preços mais justos.

Instituído pelo artigo 19 da Lei 10.696/2003, o PAA é desenvolvido com recursos dos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA). As diretrizes do PAA são definidas por um Grupo Gestor coordenado pelo MDS e composto por mais cinco Ministérios.01 Josival Pereira e Maria Sereno

JUVENTUDE PETISTA VISITA PREFEITA DE VALENÇA

A prefeita de Valença, Jucélia Nascimento recebeu nesta terça-feira (28), em seu gabinete, membros do Programa Estação Juventude, vinculado à Secretaria Nacional da Juventude e Secretaria-Geral da Presidência da República. De acordo com o coordenador de Políticas para a Juventude, Marcos Pereira, Valença está inserida no Plano Nacional Juventude Viva e uma equipe terá a missão de realizar os levantamentos das demandas dos jovens, através do equipamento público dotado de tecnologia social para atendimento a juventude.

“Estamos aqui para estabelecer um diálogo com as secretarias municipais visando colher dados para as ações sociais”, disse Marcos.

Em abril deste ano, Valença aderiu ao Plano Juventude Viva, durante o I Encontro Municipal de Juventude, que aconteceu no IFBA.

Valença foi selecionada para o programa, em virtude dos índices de vulnerabilidade social dos jovens. Os dados catalogados pela Estação Juventude, baseados no Mapa da Violência, indicavam que em 2012, o município figurava entre os mais violentos do País em relação aos homicídios, tendo como vítimas, jovens entre 19 e 26 anos. No segundo semestre de 2013, o Governo do Estado, em parceria com o Governo de Valença, instalou no bairro da Bolívia, uma base comunitária de segurança móvel, isto, em conjunto com uma série de ações das polícias civil e militar, contribuiu para uma drástica redução nos índices de violência, sendo registrado queda de cerca de 50% nos homicídios ocorridos no primeiro semestre de 2014, em comparação ao mesmo período de 2013.

Participaram ainda da reunião, o diretor Municipal de Juventude, Chasquiel Bereston e ativistas do movimento jovem de Valença.03 Juventude

TRILHA GALINHA CAIPIRA SERÁ NESTE DOMINGO

O Governo de Valença será parceiro na realização da I Encontro de Ciclobike da Trilha Galinha Caipira que será realizado no próximo domingo (02), com saída as 07h30 do Posto Líder 1. Nesta terça-feira (28), a comissão organizadora do evento, formada por Max Leandro, Osni Bulcão e Sargento Linaldo Brito, estive no gabinete da prefeita Jucélia Nascimento, para convidá-la a participar do encontro. São esperados cerca de 500 ciclistas que deverão seguir um roteiro que inclui o Alto do Amparo, Av. Dendezeiros, Sonrisal, Alto de São Roque e Cachoeira de Água Branca.01 ciclistas

TSE suspende três propagandas de Aécio por não terem ‘cunho propositivo’

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu três propagandas do candidato Aécio Neves (PSDB) após os ministros julgarem que elas não tinham cunho propositivo. Com as decisões divulgadas terça-feira (21), são sete propagandas de Aécio suspensas pelo TSE após a nova orientação do tribunal, determinada na semana passada. Em uma das propagandas, considerada “vazia de conteúdo propositivo”, além de “elaborada em tom jocoso”, pelo ministro Herman Benjamin, a coligação de Aécio diz que “Dilma e o PT estão fazendo a campanha mais baixa, agressiva e mentirosa de toda a história recente democrática do Brasil” e, ao final, afirmam que “Aécio é o Brasil sem medo do PT”. Benjamin ainda suspendeu uma peça publicitária que insinuaria o retorno do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, condenado no processo do mensalão, a um eventual segundo governo de Dilma Rousseff. No trecho, a propaganda diz que a candidata petista mandou embora o ministro da Fazenda exatamente em um período de inflação e diz que “José Dirceu está saindo da cadeia, não sei se ela está esperando ele para assumir”. A terceira peça, suspensa pelo ministro Tarcísio Vieira, mostra Dilma tecendo elogios a Aécio quando ele ainda era governador de Minas Gerais. A propaganda foi exibida em 19 de outubro, no rádio, em vários horários. A defesa de Dilma argumentou que foram usados “artifícios para tecer elogios” a Aécio, “na medida em que se valeram de áudio descontextualizado”. No dia 16, o ministro Dias Toffoli declarou que, a partir da decisão de suspender um programa de rádio de Dilma Rousseff , uma jurisprudência era criada para a questão e que as campanhas políticas deveriam ser “programáticas e propositivas”, e não baseadas em ataques entre os candidatos. Após o entendimento da Corte, quatro propagandas de Dilma Rousseff também foram suspensas. Informações da Agência Brasil.

‘Quero descansar Nilo. Já votei nele e quero que ele me apoie’, diz Isidório sobre eleição na AL-BA

A suposta candidatura de Marcelo Nilo (PDT) à presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) – pela quinta vez consecutiva – já começa a movimentar os bastidores da Casa Legislativa. O principal opositor de Nilo deve ser Pastor Sargento Isidório (PSC), que se apoia em sua votação recorde e no fato de ter sido o deputado com mais eleitores em Salvador. “Eu já lancei minha candidatura, eu acho que qualquer um tem o direito de concorrer. Agora quem vai decidir são os deputados e o governador do estado também tem que entender que eu tenho a capacidade”, disse o parlamentar. Isidório afirma já ter um bloco fechado com mais seis deputados e estar conversando com outros pessoalmente. “Quero descansar Marcelo Nilo. Já votei nele e agora quero que ele me apoie. Pretendo dar mais transparência, coisas boas já foram feitas, mas é preciso continuar a austeridade da casa. Assembleia não é bacanal, tem que ter estrutura e dignidade, os deputados tem que prestar serviço ao povo”, disse o deputado.
Rosemberg pode se candidatar

Além de Isidório, rumores apontam que Rosemberg Pinto, atual líder do PT na casa, pode lançar candidatura, embora esse assunto só vá ser pautado em dezembro. O líder do governo Zé Neto (PT), se esquivou do assunto e diz que o foco da bancada é reeleger Dilma Rousseff (PT), que disputa o segundo turno das eleições neste domingo (26), contra Aécio Neves (PSDB) – da mesma forma que a articulação para a sucessão presidencial da Câmara dos Vereadores foi adiada. “Marcelo tem tido um trabalho bom, mas isso ainda não está na pauta. Por enquanto pretendo eleger Dilma e depois fazer as votações que estão paradas. Em novembro vamos pensar nisso”, disse Zé Neto. ( por Luiz Fernando Teixeira)

Comandante do 2º Distrito Naval visita Valença‏

No último dia 17, o comandante do 2º Distrito Naval, almirante Luiz Henrique Caroli, esteve em Valença para tratar dos procedimentos legais com vistas à instalação de uma base da Marinha no município. Acompanhado da prefeita Jucélia Nascimento, do presidente da Câmara de Vereadores, Bertolino de Jesus, e secretários municipais, Caroli visitou o terreno localizado no bairro do Tento onde será construída a Base. Logo depois o grupo se dirigiu ao bairro Novo Horizonte, onde será edificada a Vila Militar.

De acordo com o setor jurídico da prefeitura de Valença, todo o processo de doação das áreas está em fase de conclusão, aguardando apenas meras  formalidades burocráticas.

A instalação de uma base da Marinha em Naval Valença se justifica, haja vista existir na região uma intensa atividade de embarcações com destino às ilhas do arquipélago de Cairu e outras ilhas da Costa do Dendê, além de contar cerca de 200 embarcações pesqueiras. Segundo Caroli as atividades da Capitania dos Portos vai permitir maior segurança nas embarcações, com a intensificação da fiscalização e orientação, bem como facilitar a vida dos marítimos com a emissão de documentos e outros procedimentos.

NOVOS HORÁRIOS DA COLETA DE LIXO EM VALENÇA‏

AF_ANUNCIO_FIQUE_LIGADO_200x280 Blogs

Membros do Psol, PV, PMDB e PTN aderem à campanha de Dilma na Bahia

FErnando BritoO evento de apoio do PSB baiano à tentativa de reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) no segundo turno, realizado nesta quinta-feira (16) em Salvador, contou também com a presença membros discordantes das posições dos partidos que anunciaram neutralidade ou adesão à campanha de Aécio Neves (PSDB). Apesar de o presidente estadual do Psol, Marcos Mendes, desconhecer que a militância da sigla tenha resolvido apoiar a presidente, o militante da legenda Franklin Oliveira fez questão de estar ao lado dos petistas para a campanha de Dilma. “Os 1,6 milhões de votos de Luciana Genro serão importantes no 2º turno. Precisamos evitar o grande mal (que seria eleger Aécio Neves)”, justificou. A direção nacional do Psol anunciou que apenas é contrário à eleição do tucano para presidência, mas não chegou a dar anuência a Dilma. Também anunciaram apoio à campanha da petista à reeleição, durante o evento desta quinta, o deputado estadual Maquinho Viana (PV), cuja sigla aderiu nacionalmente à campanha de Aécio; os prefeitos de Cairu, Fernando brito (PMDB), e de Esplanada, Rodrigo Costa Lima (PTN), ambos de partidos que integraram a coligação de oposição ao PT no plano estadual.