Monthly Archives: janeiro 2015

Maria Bethânia fará show na festa da Padroeira de Santo Amaro em fevereiro

por Jamile Amine- Bahia NoticiasMaria Beta

A cantora Maria Bethânia, que este ano celebra 50 anos de carreira, se apresentará na festa de Nossa Senhora da Purificação, realizada entre os dias 23 de janeiro e 2 de fevereiro, em Santo Amaro, como homenagem à padroeira da cidade. A artista sobe ao palco no dia 1º de fevereiro, ainda com o show “Cartas de Amor” e não com sua nova turnê “Abraçar e Agradecer”, que estreou no último fim de semana no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada por Rodrigo Velloso, irmão da artista e Secretário de Cultura do município. Como costumava fazer em outras ocasiões, a pedido de Dona Canô, Bethânia dispensou o cachê do show. A prefeitura pagará apenas pelos custos dos músicos e equipamento. O dinheiro que seria pago para a artista será revertido para custear outras despesas da festa, que contará com diversas manifestações culturais da região, como maculelê, capoeira, samba de roda, além de apresentações musicais de artistas locais. Outros nomes de peso também estão previstos na programação este ano, como Harmonia do Samba, Jamz, Tayrone Cigano, Alavontê e Leo Santana. Segundo Velloso, a programação completa deverá ser fechada até o final desta semana.

Artistas fazem evento para ajudar Paulinho Camafeu

Juracy dos Anjos650x375_paulinho-camafeu_1488770

Paulinho Camafeu, autor da música ‘Fricote’, passa por sérios problemas financeiros e de saúde. Para ajudá-lo, um show com vários artistas será feito, dia 2, às 20h, na praça Teresa Batista, no Pelourinho.

Dentre as atrações do evento “Sangue Bom” estão Viola de Doze, Nelson Rufino, Ilê Aiyê, ÓKánbí e Lêda Chaves.

Camafeu está internado no Hospital Português, na Barra

Rui Costa visita Conde para dar ordem de serviço para esgotamento sanitário da cidade

O governador Rui Costa visita a cidade do Conde no próximo sábado (7), acompanhado de sua comitiva, para dar a ordem de serviço do projeto de esgotamento sanitário do município. O projeto está orçado em cerca de R$ 18 milhões e deve beneficiar aproximadamente 12 mil condenses, segundo informações do site Bahia Atual. O projeto da sinalização urbana da cidade também deve ser ordenado. Na agenda ainda está programada a discussão dos projetos de urbanização da Praça da Feira Livre e da construção das casas populares de Poças. “Aproveitando a vinda de Rui Costa ao Conde, a prefeita Marly Madeirol e o vice-prefeito Edmir Lima farão três pedindos ao governador. O primeiro será a construção da ponte do Rio Itapicuru, o segundo será a reforma do Estádio Municipal Lamberto Pinto e o terceiro será a urbanização da avenida Beira Mar, em Sítio do Conde”, acrescentou o secretário de administração, Paulo Madeirol.Rui

NOVOS SECRETÁRIOS NA PREFEITURA DE VALENÇA

A prefeita de Valença, Jucélia Nascimento, empossou na tarde desta quinta-feira (29), em seu gabinete, a nova diretora e a nova secretária de Educação do Município. O mesmo foi feito com relação ao novo diretor municipal de Juventude, do município. Maria do Perpétuo Socorro Alves Pinto assume a diretoria do Departamento da Educação, enquanto Maria Vanúzia de Jesus Oliveira é a nova secretária de Educação do município. Na Juventude, Antônio José Daniel foi nomeado diretor e Wellington Anunciação, como assessor especial da Secretaria da Juventude.

  Para a prefeita Jucélia Nascimento, a escolha de Vanúzia  se deve ao comprometimento dela para com o município. Pedagoga, Vanúzia se destacou  pelo trabalho  à frente do Projeto Social Mutá, do qual foi coordenadora por cinco anos.

Para o vice-prefeito e secretário de Agricultura, Joailton Manoel de Jesus, Vanúzia traz ainda um ganho político, haja vista que ela é membro do PDT de Valença.

A nova secretária entende que existem muitos desafios e sabe de suas responsabilidades. A pasta da Educação é uma das mais difíceis, sobretudo pelo alto índice de pessoal. “Agradeço na confiança da prefeita e sua equipe e estou disposta a contribuir com a educação do município. Sei que esse cargo é um propósito de Deus e vamos procurar fazer o melhor”, disse.

Para o novo diretor de Juventude, assumir a pasta significa o reconhecimento por sua militância na política para os jovens, haja vista que quando estudante foi eleito por várias vezes  para os grêmios e se tornado líder estudantil, No seu currículo, indica que ele foi diretor do Detran de Valença, ex-assessor parlamentar e representou Valença no Congresso Nacional como deputado jovem. “Precisamos desmistificar que existe dinheiro para tudo, mas sabemos dos desafios e vamos procurar trabalhar com as outras secretarias para estabelecer políticas públicas para a nossa juventude”.

Participaram da solenidade, o vice-prefeito e secretário de Agricultura Joailton de Jesus, secretários municipais, o presidente do Diretório do PDT de Valença, Ivan Benedito, os vereadores Fabrício Lemos, Reginaldo Araújo, Bertolino de Jesus e o presidente da Câmara de Vereadores, Agostinho Junior.DSC04143

RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS E PONTES NA ZONA RURAL EM VALENÇA

Com uma malha viária de mais de 2,2 mil km,  várias localidades e uma população estimada em cerca de 30 mil moradores, a zona rural de Valença precisa de constante atenção do poder público. A produção agrícola, bastante diversificada, precisa de estradas e pontes em bom estado, para que essa produção chegue aos grandes centros, gerando emprego e renda para homens e mulheres do campo. Atento a essa demanda, o Governo de Valença, em parceria com os governos Federal e Estadual, adquiriu uma retroescavadeira e duas motoniveladoras que estão em constante atividade, dando manutenção às estradas.
Em 2014, apesar das chuvas quase que diárias, foram criadas quatro frentes de trabalho e recuperadas estradas como as do Jequiriçá, Orobó, Piau, Formiga, Várzea, Sapé Grande, Serra do Abiá, Candimba,  entre outras. Em 2015, o trabalho continua no Jequiriçá, (região de Valdomiro e Zeeu), Candimba, no Orobó, Piau/Formiga, Jetinana, Canoas, Serra Grande, Riachão da Serra, e Guaibim. Pontes também estão sendo recuperadas ou totalmente reconstruídas, como vem acontecendo no Gereba, Unamirim, Cachoeira do Paulo e Vinhático. Na localidade de Maria de Bié, sobre o rio Piau, foram construídas novas pontes em concreto armado. Em toda zona rural, pontes de madeira estão sendo reformadas ou totalmente reconstruídas,  como a ponte do Rio do Sul, na Capela de São José;  no Paraná;  ponte de Sé, no Jetimana/ Jequiriça; ponte no Km 02 BA 545;  ponte do Funil, sobre o rio Piau, no Orobó, e  ponte do rio Vermelho (Babau), entre outras.CANOAS

Deputada Estadual Fátima Nunes esteve em Valença e se reune com agricultores.

Exercendo a função de parlamentar, a Deputada Estadual Fátima Nunes (Reeleita com 57.057 mil votos), esteve neste último domingo, dia 25, na cidade de Valença, onde participou de um café da manhã com agricultores da região, promovido pelo companheiro Zé Luz PT, e sua esposa Rosângela.

Estavam presentes Martiniano e sua esposa Flordolina Andrade PT, além de lideranças da Zona Rural: Ivonete, Manuel, Maroto, Vice Prefeito Joailton de Jesus e Wolf, representando o PDT da cidade.

Na oportunidade, a parlamentar agradeceu os votos que teve na cidade e discutiu com os agricultores presentes melhorias e fortalecimento, através de politicas públicas para desenvolvimento da agricultura na região.

Durante o seu discurso, o Vice Prefeito Joailton de Jesus teceu elogios à parlamentar pela sua luta junto às famílias de agricultores do semiárido baiano.

A parlamentar passou o dia em Valença visitando a zona rural, onde foi recebida por agricultores de Tabocas e Orobó, sempre acompanhada do companheiro Zé Luz, junto com a líder de Tabocas Ivonete, e ainda teve tempo de fotografar uma ponte nas Três Jueranas, divisa com as Tabocas, que está em ruínas, colocando em risco a vida das famílias que ali trafegam.

Ao ouvir os agricultores de Tabocas, Fátima Nunes ficou impressionada com o discurso de Celidalva, 23 anos, casada, mãe de um filho, que disse: ¨ Deputada, eu sei trabalhar na agricultura, pois meus pais me ensinaram, mas precisamos de máquinas, câmaras frigoríficas para a nossa produção não se perder, cursos de formação em técnicas agrícolas, para saber como transformar restos de frutas em adubos orgânicos, sinais de internet e celular para termos conhecimento das notícias, fazer pesquisas e outros… E poder criar meu filho aqui com dignidade e educação. Sem esses recursos eu corro o risco de terminar a minha vida lavando panelas e roupas na casa de alguma família da cidade grande e criar com dificuldade o meu filho ¨.

¨ Na certeza de contribuir para o desenvolvimento de Valença, irei encaminhar as indicações das propostas dessa reunião ao Governador Rui Costa ¨, afirmou Fátima Nunes.10376149_825585050842533_2928294514674169054_n

VALENÇA FESTEJA YEMANJÁ

yemanja_web

PREFEITA IRAMA E A NOVA DIREÇÃO DA CDL


A prefeita Iramar Costa se reuniu nesta manhã com a nova diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ituberá – CDL, representada na ocasião por Remo Zucchi, Nora Marta Brum, Anderson Rosa e Alcione Ribeiro, para reafirmar a parceria já existente entre a instituição e o município. Além da mensagem de boas-vindas, a pauta do encontro tratou do calendário de eventos de Ituberá para 2015; sobre o Plano Municipal de Segurança Pública; e do apoio para a finalização da sede da CDL, entre outros assuntos.

A Prefeitura de Ituberá comemora a continuidade desta parceria com os lojistas da cidade, onde juntos, fortalecerão ainda mais a economia do nosso município.

PROJETO CASA DAS ARTES DINAMIZA O CENTRO DE CULTURA DE VALENÇA

106A Casa das Artes foi contemplada no Edital de Dinamização de Espaços Culturais da SECULT/BA e o Centro de Cultura Olívia Barradas, em Valença, foi escolhido para receber a programação de cursos, oficinas, eventos e Workshops. O projeto visa estimular o espaço cultural Centro de Cultura Olívia Barradas, com um coletivo de artistas de Valença, no ato de contribuir com uma proposta sócio ambiental para o planejamento, organização e gerenciamento de atividades de diversas linguagens.

Os cursos de teatro, artes visuais, hip hop, circo, pintura, percussão, escultura, dança, grafite, maquiagem artística estão com as suas inscrições abertas no Centro de Cultura Olivia Barradas, em horário comercial. O projeto contempla crianças, jovens e adultos.

Segundo os idealizadores do projeto, Adilson da Bahia e Fabiana Sousa, o projeto visa estimular a cultura em Valença no espaço cultural Centro de Cultura Olívia Barradas, em parceria com a Casa das Artes com diversas linguagens como artes visuais, cênicas, dança e música para o público a partir de 10 anos.

O objetivo é oferecer oficinas e workshops no segmento artístico para crianças, adolescentes e adultos da cidade de Valença, contemplando diversas linguagens artísticas.

CASA DAS ARTES

A CASA DAS ARTES chegou a Valença a partir de 2012, como um desejo do casal Adilson da Bahia e Fabiana Sousa, em oferecer aulas em diversas expressões artísticas: confeitaria; dança do ventre, afro e salão; canto, ballet, forró, fotografia, maquiagem, teclado e violão. No intuito de ampliar as atividades da Casa das Artes, a instituição ganhou o edital de Dinamização de Espaços Culturais da SECULT/BA, para ser executado no Centro de Cultura Olivia Barradas, por seis meses, possibilitando Agregar novos cursos, professores e eventos artísticos.

POSSE DE NOVOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS

A prefeita de Valença, Jucélia Nascimento estará nesta quinta-feira (29) às 15 horas, dando posse à nova secretária municipal de Educação, Maria Vanúzia de Oliveira em substituição a Ítala Cristina; e Antônio Daniel, como o novo Diretor de Juventude, em substituição a Chasquiel Bereston. Os novos servidores tomarão posse no Gabinete da Prefeita, sito à Rua Cecília Meireles – Centro.