Monthly Archives: abril 2015

Sobe para 15 o número de mortos em Salvador

O corpo de uma adolescente de 14 anos, de prenome Cassia, foi localizado nesta tarde pelos bombeiros nos escombros em Barro Branco, na Avenida San Martin; a equipe de resgate acredita que essa seja a última vítima fatal do temporal que castigou Salvador na madrugada de ontem; o corpo de Cassia foi o terceiro a ser encontrado e removido nesta terça-feira, pouco mais de 24 horas depois da tragédia que deixou 11 mortos na San Martin e mais quatro na comunidade Marotinho, no bairro Bom JuáBahia tragedia

PRAIA DE GUAIBIM RECEBE CAMPEONATO DE PESCA DE ARREMESSO NO FERIADO DE 1º DE MAIO.‏

Nos dias 01 e 02 de maio, a Praia de Guaibim sediará uma das Etapas do Campeonato de Pesca de Arremesso, promovido pela Turma de Pescadores Independentes de Salvador, que conta com o apoio da prefeitura de Valença, através da Secretaria Municipal do Turismo e do Grupo MPE. A previsão é que o evento reúna cerca de 100 competidores. Contando com  os acompanhantes, a participação chegará a mais de 300 pessoas que estarão desfrutando as belezas e encantos da Praia de Guaibim, no feriadão de 1º de maio.

Para a Prefeita de Valença, Jucélia Nascimento, a Praia de Guaibim tem um grande potencial para a realização de campeonatos de pesca, assim como outros campeonatos esportivos. “Nós estamos apoiando cada vez eventos que gerem fluxo turístico para a nossa Praia de Guaibim  e ajudem a aquecer a nosso economia, a exemplo do que foi o campeonato baiano de ciclismo e do encontro de motociclistas realizados recentemente”, disse Jucélia.

A Turma dos Pescadores Independentes, no seu quinto ano de atividades, promove uma etapa de pesca de arremesso mensalmente em praia definida na reunião anual. A etapa de maio de 2015, será na Praia de Guaibim e em duplas nas categorias Masculina, Feminina e Juvenil. O torneio acontece em  dois dias consecutivos:   na sexta-feira, 01,  das 15 às 18 horas e no sábado,  02,  das 08 às 13 horas.  O Campeonato é aberto para competidores locais e regionais. Para mais informações o interessado deve acessar o endereço eletrônico  www.pescadoresindependentes.com,  onde consta o regulamento, que é simples e sem grandes impedimentos ou através do contato (071) 8850-5164, com pagamento de uma taxa no valor de R$ 90,00 por dupla.

“Agradecemos aos empresários da praia de Guaibim e todos os parceiros que,  juntamente com a Prefeitura de Valença, através da Secretaria de Turismo,  vem ajudando a captar eventos que gerem emprego e renda para o Turismo” disse Júlio Oliveira, -Secretário de Turismo de Valença.

Durante o evento serão realizadas ações de preservação ambiental “Praia Limpa”, onde os competidores realizam mutirão ecológico nas imediações dos boxes de pesca e também a ação social, onde todo o peixe pescado no campeonato será doado para Entidades Filantrópicas da Praia de Guaibim e de Valença, conforme indicação da Secretaria Municipal da Promoção Social.

“Fizemos um torneio na Praia de Guaibim bem menor no ano passado e gostamos muito do local, que é lindo,  e da receptividade,  Este ano com apoio do governo de Valença estamos retornando com um número bem maior de competidores e familiares” declarou  Glaydson Barreto,  Presidente da Turma dos Pescadores Independentes.Guaibim

Santa Casa de Valença promove Roda de Gestantes no mês das mães

Na semana em que se comemora o Dia das Mães, a Santa Casa de Misericórdia de Valença vai presentear as futuras mamães com uma tarde de dicas e orientações essenciais para a tão sonhada chegada do bebê. No dia 8 de maio (sexta-feira), acontece a primeira edição do Roda de Gestantes. Durante 4 horas, cerca de quarenta mães poderão tirar todas as dúvidas sobre pré-natal, exames essenciais durante a gestação, parto normal e cesáreo e cuidados básicos com o recém-nascido.

Quem ministra o bate-papo é o médico obstetra Jorge Guimarães Souza, um dos mais queridos e respeitados da região. Durante o encontro, as participantes  também ganharão brindes para a mãe e o bebê.

Roda de Gestante1-01As inscrições são gratuitas e podem ser feitas presencialmente na Provedoria da Santa Casa de Valença (procurar Josi) ou através do email comunicacao@scmvca.org, informando nome completo, email, cidade de origem e telefones para contato. As vagas são limitadas.

 

RODA DE GESTANTES
Dia:
8 de maio (sexta-feira)
Horário: das 14h às 16h
Local: Salão Nobre da Santa Casa de Valença
Inscrições gratuitas: presencialmente, na Provedoria da Santa Casa de Valença, ou através do email comunicacao@scmv.org
Informações: 75 3641-8410/ 8534

CEEP Valença: Oportunidade de desenvolvimento para toda região do Baixo Sul.‏

foto Educação Profissional  2Nesta semana, nos dias 29 e 30, estão se formando os primeiros 123 estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional do Leste Baiano – CEEP. Enquanto isso, mais de mil alunos de Valença também estão se beneficiando pela política estadual de educação profissional implantada pelo Governo da Bahia.

Com cursos técnicos em Nutrição e Dietética, Análises Clínicas, Controle Ambiental, Gerência em Saúde, Segurança do Trabalho, Alimentos, Cuidados de Idosos, o CEEP do Leste Baiano vem se destacando como unidade de educação profissional de excelência para a juventude do Baixo Sul.

Com a oferta de cursos nas modalidades EPI, PROSUB e PROEJA Médio, o CEEP também oferta o PROEJA Fundamental, com qualificação em Saúde. A unidade de ensino atende a uma demanda de estudantes que não concluíram seus estudos, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio e que agora poderão obter, além da conclusão da educação básica, formação profissional com certificado válido em todo o território nacional.

O CEEP oferece também o Programa Nacional do Ensino Técnico (PRONATEC). Os cursos oferecidos são nas áreas de Atendente de Nutrição, Agente de Observação de Segurança do Trabalho e Agente de Desenvolvimento Sócio Ambiental. Atualmente, estão funcionando seis turmas na unidade de ensino, cada uma com 35 estudantes nos turnos matutino e vespertino.

Promover o ensino técnico, gratuito e de qualidade para a juventude do Baixo Sul é um compromisso do Governo da Bahia, operacionalizados pela SEC/Ba, através do Núcleo Regional de Educação – NRE 06.

Estado presta solidariedade e apoio às vítimas da chuva

RuiO governador Rui Costa dedica todo o espaço do programa Digaí, Governador!, desta semana, para prestar solidariedade às famílias que perderam parentes e sofreram prejuízos em decorrência da forte chuva, que atingiu várias cidades da Bahia, desde a madrugada desta segunda-feira (27). Em relação a Salvador, onde houve os maiores índices de chuva, causando deslizamentos de terra e muitos prejuízos, Rui fala do socorro às vítimas, das ações emergenciais, de projetos estruturantes e da prioridade em salvar-vidas.

Ele informa que o governo vem atuando com toda a estrutura do Estado, incluindo o Corpo de Bombeiros e o Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), para resgatar e salvar-vidas. “Vamos apoiar também, com a campanha de voluntariado, através das Voluntárias Sociais [da Bahia], essas pessoas que, neste momento, estão sofrendo e passando dificuldades. Minha total solidariedade e meus sentimentos [a elas]”.

O governador fala sobre as obras que o Estado vem executando juntamente com o governo federal, que representa “uma parceria [para contenção] de 99 encostas na cidade do Salvador, com investimento de R$ 156 milhões”. Ele diz que há 15 dias esteve no bairro de Cajazeiras, onde entregou a obra de uma dessas encostas. “Eu tenho mais seis ordens de serviço para [assinar] nos próximos dias, ou seja, de obras novas de prevenção de encostas”.

Apoio às famílias

Entre as ações de apoio às famílias atingidas pela chuva, o governador cita que vai buscar um projeto também junto ao governo federal, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, com o objetivo de construir habitação para essas pessoas. Ele ressalta também que “nós estamos de prontidão e ficaremos de prontidão durante todo o período de chuva”.

De acordo com ele, o Estado atuará no sentido de fazer parceria com o município de Salvador para elaborar projetos, fazer o decreto de emergência e prestar a solidariedade e o socorro imediatos às pessoas. “Nós buscaremos atuar para repor os prejuízos materiais e vamos imediatamente, assim que passar este momento de dificuldade, trabalhar junto com o município para fazer os projetos estruturantes de prevenção e [que] também possam repor as habitações das famílias que perderam as suas residências”.

O governador recorda que nasceu e morou durante 20 anos numa encosta no bairro da Liberdade. “Eu vivi momentos como esse, quando a chuva era intensa e, durante à noite, minha mãe acordava os filhos e ia para a porta da rua sempre com medo da terra desabar”.

Ao encerrar o programa, disponível no Blog Digaí, Governador!, ele expressa seu sentimento de solidariedade. “Espero que a chuva passe e quero dar um abraço, o conforto [às famílias]. No momento de maior dificuldade, nossa gente tem que renovar a fé em Deus, a crença de que Ele vai nos ajudar a atravessar os momentos mais difíceis, como eu sei que as famílias que perderam seus entes queridos estão passando neste exato momento”.

Dia 30 de abril: Greve Nacional dos/as trabalhadores da educação básica pública‏

O ano de 2015 iniciou com os mesmos problemas de sempre na área educacional do País. Faltam professores nas escolas, as salas de aula continuam superlotadas, grande parte dos gestores insiste em descumprir a Lei do Piso Salarial do Magistério, os funcionários da educação não conseguem ter acesso à profissionalização e, quando têm, não são valorizados nos planos de carreira, as escolas se mantêm em estado de penúria – estudos com base nas estatísticas oficiais revelam que menos de 1% delas possuem infraestrutura e equipamentos completos, tais como bibliotecas, laboratórios de informática e ciências, acesso à Internet, salas de aula com projetores, quadras esportivas, sanitários adequados, salas para os profissionais da educação, cantinas salubres e espaços de recreação seguros e compatíveis com as atividades educativas.

ECO TEEN 2015 ELEGE VALENCIANO COMO MELHOR CORPO

O Valenciano André William, modelo e  dançarino de Hip Hop foi eleito como melhor corpo no concurso Mister Eco Brasil, que aconteceu na capital baiana. Com assinatura do renomado produtor Fernando Salignac, o evento a cada ano ocorre em um estado brasileiro. Nesse ano, a Bahia com seus cantos e encantos foi escolhida para sediar o certame.

O objetivo é a preservação ambiental e ele foi criado em Manaus. O concurso se apresenta em duas modalidades: o Mister Eco Brasil Teen e o Mister Eco Brasil. André William, que já foi Garoto Valença e já faturou prêmios na Bahia ficou em primeiro lugar na modalidade Mister Eco Brasil Teen e em terceiro lugar no Mister Eco Brasil. Wiliam ganhou uma passagem para Manaus e um aparelho de som.André William

VEREADORES DE CAIRU APROVAM O REDA

Na sessão ordinária do ultimo dia 24 de maio, a Câmara de Vereadores de Cairu teve aprovado por unanimidade  o Projeto de Lei  nº 410 da autoria do executivo municipal com o intuito de institucionalizar o Regime Especial de Direito Administrativo – REDA, no ultimo dia 24 de maio.

De acordo com o Presidente do Legislativo Cairuense, Cláudio Brito os cargos que serão preenchidos pela seleção do REDA serão: Professor fundamental I, Professor fundamental II, Motorista de ambulância, auxiliar administrativo, porteiro,  agente de apoio de portaria, agente de apoio no atendimento (Atendente), agente de apoio administrativo, agente de apoio a unidade de transporte de emergência  e agente de apoio a recepção.

Durante a sessão diversas indicações foram apresentadas pelos vereadores e aprovadas pelo plenário. O presidente Cláudio Brito solicitou a imediata instalação de um terminal bancário 24 horas na localidade do Morro de São Paulo.Cláudio Brito

Rui inaugura nova estação do metrô, em Bom Juá

RUIOs moradores da região de Bom Juá têm à sua disposição a partir de hoje a estação do metrô inaugurada pelo governador Rui Costa, para deslocamento entre o bairro e estação da Lapa, cujo percurso é estimado em aproximadamente 15 minutos; o Estado estima que o metrô atenderá a 70 mil moradores da região; “As obras abrem o vetor de desenvolvimento”, disse Rui, que aproveitou para anunciar que a estação Pirajá será entregue em no máximo três meses; “Em junho ou julho, será entregue a estação de Pirajá e até 2017 teremos 41 quilômetros de metrô em Salvador”

Jovem adotada por italianos há 25 anos busca mãe biológica na Bahia

por Jamile Amine

Jovem adotada por italianos há 25 anos busca mãe biológica na Bahia

Foto: Reprodução / Facebook
Aiala Jessica Stramaglia nasceu em Feira de Santana no dia 5 de agosto de 1989, mas, aos quatro meses de idade, foi adotada pelo casal de italianos Vincenzo Stramaglia e Giuseppina Maramo. Hoje, aos 25 anos, ela é formada em biomedicina e vive na província de Avellino, perto de Nápoli, no sul da Itália, com o pai adotivo, já que a Giuseppina morreu há 13 anos. A jovem tem buscado a mãe biológica, Maria Sônia de Oliveira Santos, há cerca de cinco anos e, segundo informações conseguidas por Aiala, a mulher, que hoje teria 42 anos, pode viver em Vitória da Conquista. Já se sabe também os nomes de seus avós maternos: Otaviano de Oliveira Santos e Laurita Rosa dos Santos. “Minha mãe (biológica) vivia na casa de um casal, em Feira de Santana, quando eu nasci. Eles me disseram que, depois que eu parti para a Itália, ela foi para Vitória da Conquista, mas não sei se ela continua ali”, contou Aiala em entrevista ao Bahia Notícias. Maria Sonia tinha 18 anos quando deu a luz ao bebê. Abandonada pelo pai da criança e sem condições de criá-la, a empregada doméstica aceitou a sugestão dos patrões, que tinham amigos italianos interessados na adoção. 

Aiala ainda no Brasil com o pai adotivo Vincenzo Stramaglia / Foto: Arquivo Pessoal
Aiala sempre soube das suas origens, mas o desejo e a ansiedade para encontrar a mãe biológica aumenta a cada dia, ainda mais após a perda da mãe adotiva. “Quanto mais passa o tempo, mais diminuem a probabilidade de encontrá-la. Os meus pais são fantásticos, eu os amo imensamente. Mas eu sou brasileira. Alguém fez a escolha certa e me deu uma vida melhor, uma vida feliz. Também tive o azar com a morte da minha mãe, quando eu era pequena. Mas eu sou formada, noiva há oito anos, amada por todos os parentes e isso é mérito da minha mãe biológica. Ela não ficou comigo porque estava sozinha e era pobre, não porque não me queria. O meu pai eu nem sei se sabe que eu nasci, ele a abandonou. A escolha da minha mãe eu vejo como um ato de amor. Eu a procuro para dizer obrigada. Acho que ela pensa em mim, mas não tem como me encontrar ou, quem sabe, não quer perturbar a minha vida”, explica a jovem, que é filha única e tem esperança também de encontrar eventuais irmãos.

Giuseppina Maramo, mãe adotiva, com Aiala ainda no Brasil, antes da ida para a Itália, em 1989 / Foto: Arquivo Pessoal
Ela não fala português, mas tem buscado com determinação maneiras para encontrar sua mãe. Aiala tem estabelecido contato com muitos brasileiros nas redes sociais e usa o tradutor do Google para se comunicar. No entanto, a barreira linguística é um problema para ela. Além disso, caso encontre o paradeiro da mãe e ela deseje conhecer a filha, existe um outro obstáculo entre as duas. “Estou buscando uma maneira para ir ao Brasil. A Itália vive uma profunda crise econômica e o desemprego entre os jovens é de 40%. A empresa do meu pai não vai muito bem e eu não encontro trabalho”, conta a biomédica.

Maria Sônia de Oliveira Santos, mãe biológica de Aiala, aos 18 anos / Foto: Arquivo Pessoal