Monthly Archives: maio 2015

Peritos não veem sinais de execução no Cabula

PeritoO Departamento de Polícia Técnica (DPT) fez reconstituição da operação da Rondesp que deixou 12 mortos e seis feridos no Cabula, em 6 de fevereiro último, e apontou que não há indícios de execução, mas de que as mortes foram resultado de um confronto entre policiais e os suspeitos; o resultado final do trabalho de reconstituição sairá em até 30 dias; “A gente não vê, até agora, nenhum indício [de execução]. Tanto os sobreviventes como os policiais relatam o confronto”, disse o perito criminal Isaac Queirós; investigação do Ministério Público, porém, concluiu que houve ‘execução sumária’

Prefeitura de Valença diz que vereador quer macular imagem da gestão

JuceliaA prefeitura do município de Valença caracteriza a denúncia do vereador Jairo Baptista (PMDB) como irresponsável. O edil, através de um vídeo, afirmou que a prefeita Jucélia Santos Nascimento (PTN) praticou atos de improbidade administrativa na contratação de combustível para abastecimento de carros fantasmas. De acordo com ele, a prefeita de Valença gastou mais de R$ 336 mil para abastecer carros fantasmas da prefeitura entre 2013 e 2014. A prefeitura, através da assessoria, declarou que repudia com “veemência” o que foi dito sobre as “supostas irregularidades no abastecimento de veículos do município”. Segundo a gestão, a denúncia é falsa e foi feita por um “homem público” que tem como objetivo “macular a imagem do Governo de Valença”.

Protestos contra a terceirização afetam BR-324, BR-101 e Via Parafuso

Diversas manifestações acontecem em rodovias baianas na manhã desta sexta-feira (29), em ato promovido pelas centrais sindicais contra o projeto que regulamentou a terceirização no país, aprovado em abril deste ano. Segundo informações do portal G1 Bahia, já foram registrados protestos na BR-324, BR-101 e BA-535 (Via Parafuso). O “Dia Nacional de Luta em Defesa dos Direitos e da Democracia” foi organizado por centrais como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Intersinsical, Conlutas, Nova Central, União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB). Na Via Parafuso, a manifestação do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Química, Petroquímica, Plástica e Farmacêutica do Estado da Bahia (Sindiquímica) ocorre desde as 4h. Na BR-324, estão bloqueados os dois sentidos dos quilômetros 518 e 522, na região da Feira de Santana. Já na BR-101, o protesto acontece no KM 222, na região de Cruz das Almas, a 146 quilômetros de Salvador.

Dilma Rousseff indica Gustavo Mazzei para vaga de juiz do TRE-BA

A presidente Dilma Rousseff nomeou o advogado Gustavo Mazzei Pereira para integrar o quadro do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) no cargo de juiz auxiliar. Mazzei ocupará a vaga aberta com a renúncia de Maurício Kertzman Szporer, que deixou o cargo para ser desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O recém-nomeado integrou lista tríplice para concorrer ao cargo em agosto de 2014, junto com os advogados Maurício Vasconcelos Coqueiro, José Batista de Santana Júnior.

por Cláudia Cardozo

CÂMARA DE CAIRU APROVA REAJUSTE DE 13,1% PARA OS PROFESSORES

Clau e FeA Câmara Municipal de Cairu aprovou por unanimidade na tarde da ultima terça-feira (26), o Projeto de lei de autoria do prefeito Fernando Brito que concede um reajuste de 13,1% para os professores municipais. Este aumento atende o Piso Nacional da categoria estabelecido pelo MEC e reivindicado pela APLB da Costa do Dendê.

De acordo com o presidente do legislativo Cairuense, Cláudio Brito, esse projeto contemplará todos os professores da rede municipal e irá valorizar ainda mais esses profissionais que são de extrema importância para a nossa sociedade.

“Nos últimos dois anos e meio temos avançado bastante no setor educacional, implantando o Sistema de Ensino Positivo em todos os níveis, da Educação Infantil ao 9º ano, em todas as escolas de todas as ilhas e já colhendo resultados excelentes, com a aprovação recorde dos nossos estudantes nos processos seletivos do Ifba, Ifbaiano, em diversos concursos disciplinares e no ingresso em faculdades e universidades públicas. Então, nada mais justo do que valorizarmos nossos professores, responsáveis diretos pelo aumento da nossa qualidade de ensino, com o índice de reajuste de 13,1%, indicado pelo Governo Federal. A Câmara de Vereadores de Cairu também está de parabéns, pela aprovação unânime desta proposta oriunda do Poder Executivo Municipal”, afirmou Fernando Brito.

CASA DAS ARTES APRESENTA RESULTADO DAS OFICINAS DE PINTURA, ESCULTURA E MAQUIAGEM ARTÍSTICA

divulgação mostra de artes visuais1

Com o intuito de apresentar a comunidade de Valença como parte do resultado dos cursos que estão sendo oferecidos no Centro de Cultura de Valença, a Casa das Artes traz ao Centro de Cultura Olivia Barradas, neste sábado, dia 30 de maio, a partir das 19h, o resultado dos cursos de pintura, escultura e maquiagem artística.

De acordo com a coordenadora do Projeto Casa das Artes, Fabiana Sousa, haverá exposições dessas linguagens artísticas e o  Projeto de Dinamização do Espaço Cultural que acontecerá até o mês de agosto,  visa estimular o espaço cultural Centro de Cultura Olívia Barradas, com a parceria da Casa das Artes e um coletivo de artistas de Valença, no ato de contribuir com o planejamento, organização e gerenciamento de atividades de diversas linguagens como artes visuais, cênicas, dança, música para o público a partir de 10 anos. Oficinas com proposta sócio ambiental terão aulas e visitas técnicas organizadas em 1 por mês na Praia de Guaibim, distrito de Valença.

O objetivo é oferecer oficinas e workshop no segmento artístico para crianças, adolescentes e adultos da cidade de Valença, contemplando diversas linguagens artísticas.

A realização é da Casa das Artes, com o apoio financeiro da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e apoio da Valença FM, Jornal Valença Agora, Centro de Cultura Olivia Barradas e Rádio Clube de Valença.

Gilmar diz que vai liberar voto sobre doações

No momento em que a Câmara dos Deputados aprovou a permissão das empresas doarem exclusivamente aos partidos, após uma manobra do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), ministro do Supremo Gilmar Mendes promete destravar até o final de junho o julgamento da ação proposta pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contra o financiamento privado; “Isso é decisão da Câmara, não muda nada (no meu voto)”, concluiu o ministro; seu pedido de vista barra a pauta desde abril de 2014, após seis dos onze ministros do STF terem votado a favor da mudança

Cunha manobra e aprova financiamento privado

CunhaA manobra do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), funcionou e ele conseguiu, através de uma emenda do deputado federal Celso Russomano (PRB), recolocar em votação o financiamento empresarial de campanha; a nova proposta, que insere na Constituição a permissão das empresas doarem exclusivamente aos partidos – e não aos candidatos – foi aprovada por 330 votos; 141 deputados votaram contra; com o apoio da maioria dos líderes, Cunha quebrou um acordo anterior, pressionou aliados e ressuscitou o tema, que havia sido reprovado na votação da madrugada; após duas derrotas no primeiro dia de discussão da reforma política, o presidente da Câmara teve nesta quarta (27) uma vitória

Fim da reeleição tem placar acachapante na Câmara

CongresssoPor 452 votos a favor, 19 contra e 1 abstenção, o Artigo 3º do relatório do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que acaba com a reeleição para os cargos executivos, foi aprovado nesta quinta-feira; ‘Com esta ousadia da Câmara, Eduardo Cunha retomou a ofensiva na reforma, depois de salvar com uma manobra o financiamento privado constitucionalizado. Há um longo caminho pela frente – o segundo turno na Câmara e dois turnos no Senado – e agora um dilema a ser enfrentado pelos deputados: sem reeleição, de quantos anos será o mandato do presidente?’, diz a colunista do 247 Tereza Cruvinel; proposta não se aplica aos prefeitos eleitos pela primeira vez em 2012 e aos governadores também eleitos pela primeira vez em 2014, nem a quem os suceder nos seis meses anteriores ao pleito; ela não cabe à presidente Dilma Rousseff,  porque, já reeleita, não poderá se candidatar em 2018

Shoppings começam a cobrar estacionamento em junho

Os oito maiores shoppings de Salvador (e da Bahia) vão começar a cobrar por seus estacionamentos a partir de junho próximo; Shopping da Bahia (antigo Iguatemi), Salvador Shopping, Salvador Norte Shopping, Bela Vista, Shopping Paralela, Shopping Barra, Center Lapa e Shopping Piedade vão adotar a medida que já está autorizada pela Justiça; ainda não há data exata nem valor a ser cobrado estipulados; a decisão judicial ainda estabelece à Prefeitura de Salvador multa diária de R$ 50 mil caso seja criado qualquer impedimento para execução da determinação