Monthly Archives: dezembro 2015

Dilma inclui Leonel Brizola no Livro dos Heróis da Pátria

A presidenta Dilma Rousseff sancionou lei aprovada pelo Senado que inclui o político gaúcho Leonel Brizola no Livro dos Heróis da Pátria, que homenageia brasileiros que se destacaram na defesa e construção da história nacional. A lei foi publicada hoje (29) no Diário Oficial. O livro, com páginas de aço, fica exposto no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Fundador do PDT, Leonel de Moura Brizola nasceu em 1922, em Carazinho, no Rio Grande do Sul, e morreu no Rio de Janeiro, em 2004. Foi o único político brasileiro a governar dois estados diferentes: o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro. Também foi prefeito de Porto Alegre, deputado estadual e deputado federal. Brizola, teve participação expressiva na luta contra a ditadura militar e, após o golpe de 1964, viveu no exílio no Uruguai, Estados Unidos e Portugal até voltar ao Brasil com a Lei da Anistia. Foi candidato à Presidência da República por duas vezes e candidato à vice na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva na eleição de 1998, quando foram derrotados por Fernando Henrique Cardoso. O nome do político gaúcho vai aparecer no livro ao lado de nomes como Tiradentes, Zumbi dos Palmares, Dom Pedro I, Duque de Caxias, Alberto Santos Dumont, Chico Mendes, Getúlio Vargas, Heitor Villa Lobos e Anita Garibaldi, entre outros.

Luana Lourenço, Agência BrasilBrizola

Fila para embarque no ferry chega à Ribeira, diz Transalvador Foto: Arquivo/Correio

O movimento do sistema ferry-boat, no terminal de São Joaquim, tem provocado bastante congestionamento na Cidade Baixa, na manhã desta terça-feira (29). Segundo informações da Transalvador, a fila de carros já está chegando ao Largo do Papagaio, no bairro da Ribeira.A Internacional Travessias Salvador, empresa que administra o ferry, disse em nota que o sistema está operando com as sete embarcações, que estão deixando o terminal em intervalos de 30 minutos. Ainda segundo a empresa, o tempo médio de espera dos carros no terminal é de 1h30. Do dia 29 (hoje) para 30/12, e de 30 para 31/12, as viagens irão acontecer sem interrupção, a partir do terminal São Joaquim. No terminal Bom Despacho, será de 2 para 3/01/16; e de 3 para 4/01/16. Para verificar a disponibilidade atual de vagas pelo serviço Hora Marcada (somente para veículos), os interessados devem acessar acessar o site da Internacional Travessia. A administradora do sistema dispõe de uma Central de Atendimento ao Cliente (CAC), localizada no terminal São Joaquim, aberta de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 7h às 13h. Os clientes podem entrar em contato pelo telefone (71) 3032-0475 ou através do e-mail cac@internacionaltravessias.com.br.Ferry

Em 2016, 948 rádios AMs poderão mudar para FM

Será necessário adquirir equipamentos para a transmissão do novo sinal

A partir de janeiro, 948 rádios de todo o Brasil já poderão sair da faixa AM (modulação em amplitude) e começar a transmitir a programação no sistema FM (frequência modulada).

Atualmente, 1.781 emissoras estão como AM e, entre elas, 1.385 pediram para mudar de faixa. Segundo o Ministério das Comunicações, 948 rádios poderão fazer a migração em 2016.

As demais emissoras terão que aguardar a liberação do espaço que vai ocorrer com a digitalização da TV no país.

Os valores que cada emissora terá que pagar para fazer a mudança variam de R$ 8,4 mil a R$ 4,4 milhões. A tabela – elaborada pelo Ministério das Comunicações – foi feita com base em critérios como índices econômicos e sociais e população do município em que a rádio está localizada, além do alcance.

Para fazer a alteração, os radiodifusores terão de arcar com os custos referentes à diferença entre as outorgas de AM e de FM. Além disso, será necessário adquirir equipamentos para a transmissão do novo sinal.

A migração de faixa não é obrigatória, mas é uma antiga reivindicação dos radiodifusores brasileiros.

As rádios AM têm enfrentado queda de audiência e de faturamento em razão de interferências na transmissão da programação.

Além disso, não podem ser sintonizadas por dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Ano de 2015 foi o mais quente da história

O jornal Le Monde que chegou às bancas na tarde desta segunda-feira (28) traz novamente um alerta para o planeta. Segundo a manchete do vespertino, o ano de 2015 teria sido o mais quente da história.

De acordo com a reportagem do Le Monde, as temperaturas médias registradas no planeta são as mais elevadas desde 1880, quando as primeiras medições meteorológicas foram realizadas. Os responsáveis por esses números seriam o fenômeno El Niño e, principalmente, o aquecimento do planeta ligado às emissões de gazes que provocam o efeito estufa.

O veredito ainda não é definitivo, pois as três entidades que controlam as temperaturas mundiais – Agência oceânica e atmosférica americana (NOAA), Agência espacial americana (NASA) e Agência meteorológica britânica (Met Office) – só devem revelar seus dados finais no mês de janeiro, após terem integrado as informações de dezembro. No entanto, segundo as análises prévias, os dados complementares só devem ampliar o fenômeno constatado nos onze primeiros meses de 2015.

Para isso, ressalta Le Monde, basta observar o Natal na França, onde a temperatura média no país no dia 25 de dezembro foi de quase 11 graus, ou seja, bem acima da média habitual. Outro exemplo apontado pelo vespertino é o de Nova York, onde a ceia de natal foi celebrada com termômetros na casa dos 22 graus, um recorde histórico. O jornal também lembra que Índia e Paquistão enfrentaram 45 graus nos meses de meio de junho deste ano.

Argentinos sofreram com frio

Le Monde pondera, no entanto, que essas médias são mundiais e que algumas regiões do planeta também registraram temperaturas bem baixas, como a Argentina, que, após um começo de ano encalorado, viveu o mês de outubro mais frio de sua história. No entanto, de uma maneira geral, os especialistas concordam que o mundo registrou temperaturas bem acima do normal este ano.

Atrás dessas estatísticas há também dramas humanos, lembra Le Monde. Na China, por exemplo, as fortes chuvas provocadas pelas mudanças de temperatura atingiram 75 milhões de pessoas. O vespertino também lembra da situação atual na Inglaterra, onde centenas de soldados foram mobilizados para ajudar a população diante das enchentes, ou ainda na América Latina, onde 170 mil pessoas foram retiradas de suas casas no Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai.

Diante da situação, os especialistas se preocupam. Ouvido pelo Le Monde, o pesquisador francês Jean Jouzel, prêmio Nobel da Paz em 2007 com o grupo de peritos do clima (GIEC), disse que os engajamentos anunciados durante a Conferência do Clima em Paris, a COP 21, não são suficientes. Para ele, mesmo se o evento foi um verdadeiro sucesso, a única solução seria que as autoridades dobrassem suas ambições de redução de gases que provocam o efeito estufa.Quente

Skol aquece o verão da Bahia e lança promoção Summer House

Os consumidores poderão curtir as delícias do verão em 7 casas inesquecíveis, em Salvador, Morro de São Paulo, Arraial D’Ajuda e no Litoral Norte.

A promoção Skol Summer House, que inclui a Bahia e levará consumidores para curtirem um fim de semana com os amigos em diferentes casas paradisíacas. Para participar da promoção basta acessar o site www.skol.com.br/verao e se inscrever. O sorteio é feito na hora.

A proposta não poderia ser melhor e mais simples: centenas de participantes serão contemplados com dias inesquecíveis proporcionados pela Skol, em uma casa de verão, a partir de um simples clique no site da promoção.

Mais de 40 casas de Norte a Sul do Brasil foram selecionadas pela marca, levando em consideração principalmente critérios de conforto e lazer. Durante quatro finais de semana elas hospedarão de cinco a quinze pessoas, que serão surpreendidas com momentos inimagináveis.

Na Bahia, 7 casas podem ser escolhidas pelos participantes, duas localizadas em Salvador (Piatã e Itapuã); uma em Morro de São Paulo, uma em Arraial D’Ajuda e outras três casas na Linha Verde (Guarajuba, Imbassahy e Praia do Forte).

Para concorrer a experiência de um verão épico, basta fazer um cadastro simples através do site, escolher uma casa e o final de semana desejado, levando em consideração informações de distância, já que o deslocamento é por conta do participante.

Para finalizar, basta apertar o ON e cruzar os dedos para ser um dos sorteados. O resultado sai na mesma hora. E o melhor: o mesmo participante pode voltar a concorrer já no dia seguinte à tentativa.

Além de estar numa casa com todo conforto e comodidade para curtir da melhor forma o frescor do verão, o ganhador pode ainda escolher amigos para desfrutar o fim de semana, com tudo financiado pela Skol (exceto o transporte).

Para tornar o período ainda mais inesquecível, a Skol Summer House vai preparar festas e momentos surpresas para os participantes. “Se prepare, pois tudo pode acontecer!”, destaca Gabriella Esper, gerente regional de marketing da Ambev.

“Verão é o momento mais aguardado do ano pelos nossos consumidores. É o momento de viver intensamente cada segundo, junto aos amigos, criando novas histórias e conhecendo novos lugares. A promoção Skol Summer House proporciona tudo isso, experiências surpreendentes, entre amigos, em destinos incríveis de Norte a Sul do país. Queremos que este seja o verão mais épico da vida dos nossos consumidores.”, conta Alexandre Costa, gerente de plataforma da Skol.

A promoção será realizada em 4 finais de semana de janeiro e fevereiro: 15/01/2016 a 17/01/2016; 22/01/2016 a 24/01/2016; 29/01/2016 a 31/01/2016 e 06/02/2016 a 09/02/2016. Além da experiência nas casas, os participantes serão contemplados com 160 kits com objetos estilizados que são desejo da estação e vão fazer parte dessa história de verão.

Sobre a Skol
A Skol é a cerveja líder no mercado e atua com pioneirismo, irreverência, espírito jovem, buscando sempre surpreender o consumidor com ações inovadoras. É por meio de uma estratégia que está sempre à frente que a Skol mantém sua identidade e maior proximidade com seu público antecipando tendências no mercado.

Conheça as casas da Bahia e todo regulamento da promoção aqui: www.skol.com.br/veraoSkol

TCM rejeitou contas de 103 prefeituras; nenhuma foi aprovada sem ressalvas

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) rejeitou, ao todo, 103 contas de prefeituras do estado. Segundo informações da coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde, outras 203 foram aprovadas com ressalvas; nenhuma foi aprovada sem ressalvas. Das últimas contas rejeitadas, a da prefeitura de Vera Cruz chamou atenção porque o TCM enviou representação ao Ministério Público contra o prefeito Antônio Magno de Souza Filho, “para apuração de eventual crime de improbidade administrativa”. Ainda de acordo com a coluna, Magno foi punido por não pagar as multas impostas a ele pelo TCM, e as do ex-prefeito Edson Vicente Velasquez, no valor total de R$6,57 mil. Nas sessões da semana passada, as últimas do ano, foram aprovadas com ressalvas as contas das prefeituras de Salvador, Feira de Santana, Juazeiro e Jequié.TCM

PSB baiano oficializa posição contrária ao impeachment

Com um deputado federal de uma bancada de 36 parlamentares na Câmara dos Deputados, e uma cadeira no Senado, o PSB na Bahia se reuniu ontem para decidir os rumos que tomará no processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT). No encontro em Salvador, a Executiva Estadual do PSB, comandada pela senadora Lídice da Mata, decidiu “ratificar a posição do Diretório Nacional de independência propositiva e contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff”.“Isso, no entanto, não deve esgotar o debate sobre a profunda crise econômica, social e política que o país atravessa, caracterizada principalmente pela perda de 1,5 milhão de empregos formais em apenas 1 ano, pelo não crescimento do PIB e pela alta da inflação, que corrói os salários dos trabalhadores brasileiros”, disse o PSB baiano, por meio de nota enviada à imprensa. Na visão da maioria dos membros do diretório estadual, a crise política revela um “esgotamento do modelo de alianças” estabelecidas pelo governo federal e provoca o “empobrecimento da prática política”, entre as teses consideradas “simplistas” de impeachment ou não impeachment.“O PSB da Bahia propõe que sigamos o exemplo do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, que reuniu outros 12 executivos estaduais para busca de soluções políticas, econômicas e sociais, para além dos acordos partidários, que permitam ao país atravessar esta crise e chegar a 2018 em razoáveis condições democráticas estabelecendo, nesse período, um governo de coalizão nacional que proporcione condições políticas, jurídicas e econômicas para o país”, defendeu o partido no estado. Na Bahia, o PSB integra a base do governo Rui Costa (PT) com cargos no segundo escalão da administração estadual. Antônio Carlos Tram, secretário de Finanças do PSB, é presidente da Junta Comercial da Bahia (Juceb). Rodrigo Hita, primeiro secretário do PSB, é o superintendente de Defesa Civil do Estado.Nacionalmente, o PSB está rachado. Enquanto a bancada na Câmara apoia majoritariamente a petição de impedimento assinada pelos juristas Miguel Reale Jr. e Hélio Bicudo, a maioria dos governadores, senadores e dirigentes da legenda que atuam em movimentos sociais se posiciona contra a medida. Diante do impasse sobre o afastamento ou não da presidente Dilma, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, é quem vai dar a palavra final. O dirigente nacional já criticou a tese do PT de que as discussões de um possível impedimento da petista seria um “golpe”. “O debate está em suspenso. Fechamos o ano sem uma definição clara. Há uma certa simpatia na Câmara, mas no Senado (o impeachment) encontra resistência”, avaliou Siqueira.HM

Assembleia aprova PL que assegura aos usuários dos serviços de água e esgoto aparelho eliminador de ar

Foi aprovado na Assembleia Legislativa da Bahia Projeto de Lei de número 21.734\2015 que assegura aos usuários dos serviços de água e esgoto, no âmbito do Estado da Bahia, o direito de aquisição e instalação de aparelho eliminador de ar. De acordo com o deputado estadual Hildécio Meireles, autor da matéria, o objetivo é garantir ao consumidor o pagamento justo pelo consumo de água, levando em conta que comprovadamente existe um sobre consumo em torno de 30% nas contas.

“Os bolsões de ar que se formam nas tubulações hidráulicas das unidades são tão grandes e potentes que aceleram visivelmente os ponteiros dos hidrômetros e o intuito é acabar com isso”, explicou Meireles, reforçando que os hidrômetros não possuem tecnologia suficiente para separar a água do ar e, consequentemente, registra a pressão como consumo realizado, penalizando e muito os bolsos dos usuários.

Sendo assim, finda o deputado, o consumidor, seja ele pessoa física, jurídica, comercial ou industrial, que decidir pela aquisição e instalação do equipamento deverá encaminhar pedido por escrito à empresa fornecedora do serviço de seu município ou região e o valor pode ser pago em até 12 vezes. O deputado Tom Araújo é co-autor do projeto.HM

Réveillon de Guaibim vai ser de novo uma grande festa‏

O réveillon de Guaibim vai acontecer, sim. A confirmação foi feita pela prefeita Jucélia Nascimento, depois que recebeu o okay com relação ao patrocínio da Bahiatursa, parceira na realização da festa na bela praia de Valença. Diante do atual cenário de dificuldades em que vivem os municípios brasileiros, o evento só vai ser possível graças ao empenho da prefeita junto ao governador Rui Costa, que sinalizou no sentido de que aquele órgão, que é vinculado à secretaria estadual do Turismo, entrasse com os recursos necessários para o pagamento do trio elétrico e das atrações musicais.

Neste período do ano, Valença e mais especificamente a praia de Guaibim são destinos bastante procurados por turistas que vem à Bahia. Daí a preocupação de Jucélia pela realização do réveillon, que durante o seu governo cresceu muito em organização e beleza, marcando também a chegada do verão na cidade. Um grande público está sendo esperado e quem for a Guibim vai poder assistir, segundo o secretário municipal do Turismo, Júlio Oliveira, um belo show pirotécnico com queima de fogos de artifício saudando a chegada do ano novo. O show musical fica por conta da Banda Maria Chic, que se apresenta às 22 horas do dia 31, e Ju Moraes, 00h30, e Beto Amazonas e Banda, às 02 horas do dia 01 de 2016.

Um esquema já está preparado para organizar o trânsito de veículos, o serviço de salva-mar e o comércio ambulante. As ações, que tem também o apoio da Guarda Civil Municipal e da Receita do Município, visam dar mais tranquilidade e segurança aos frequentadores do local não apenas durante a realização do réveillon, mas em todos os dias da chamada alta estação. Destaque para a participação da Polícia Militar da Bahia, com a Operação Verão.Reveillon Praia de Guaibim

Juiz baiano ameaça multar professores que deixarem de cantar Hino Nacional

O juiz José Brandão Netto ameaça aplicar uma multa de até R$ 3.152,00 ao professor que deixar de cantar o Hino Nacional pelo menos uma vez por semana. De acordo com o magistrado, que trabalha na comarca do município de Cícero Dantas, ele enviou um ofício para as secretarias de Educação de Heliópolis, Fátima, Anta e Novo Triunfo, além do qual reside, advertindo que os professores que não cantarem o hino sofrerão sanção. Ainda conforme o Brandão Netto, que publicou a decisão em seu blog, a regra faz parte de uma medida que está sendo elaborada com participação das Secretarias de Educação e integra um estudo idealizado por ele, que também pretende reduzir a evasão escolar no município. A medida, segundo o juiz, objetiva cumprir a Lei Federal nº 12.031/09, que regula os símbolos nacionais.