Monthly Archives: abril 2016

Política Rui Costa firma acordo com o MST

Centenas de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no estado se reuniram nesta quarta-feira (27/4), em frente ao prédio da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, para ouvir do governador Rui Costa os resultados das conversas e negociações feitas nos últimos dias entre os membros do movimento e o Governo do Estado.
Depois de receber de lideranças do MST o boné símbolo do movimento, Rui falou diretamente com os trabalhadores rurais e fortaleceu o comprometimento do Estado com as negociações e a pauta apresentada pelos trabalhadores, que inclui temas como educação, infraestrutura, habitação e acesso à agua nos assentamentos.
“Nós assumimos um compromisso e cobro de nossos secretários que a palavra seja honrada. Vamos acompanhar de perto o desenvolvimento de nossas realizações. Em trinta dias, por exemplo, representantes do Estado e do movimento voltarão a se reunir para avaliar o andamento das demandas”, disse.
Principal interlocutor no diálogo entre o Governo do Estado e o MST, o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, avaliou positivamente as rodadas de negociação e o acordo fechado com as lideranças, estabelecendo prazos para o atendimento das reivindicações.
“Esse movimento tem a riqueza de trazer para dentro do governo temas tão importantes como a educação, a água e infraestrutura. Vamos trabalhar para, no menor tempo hábil, fazer com que os assentamentos sejam autônomos e dinâmicos”.
Pouco antes de encerrar o ato na Governadoria, Rui Costa se juntou a Jerônimo Rodrigues e ao coordenador estadual do MST, Evanildo Costa, para a assinatura do documento que registra o novo acordo e prazos firmados entre o Governo do Estado e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.
À frente das principais reuniões realizadas no decorrer da semana, Evanildo Costa destacou a importância de apresentar as reivindicações diretamente para o governador e a satisfação com o resultado. “Ele [Rui Costa] sentou conosco, tratou ponto a ponto o que precisava ser tratado e acreditamos na palavra dele. Isso para nós foi muito importante, porque significa avanço em nossos assentamentos. Vamos sair daqui muito felizes e satisfeitos depois dessa semana em processo de negociação”.Rui sem terra

Enem será considerado na avaliação do ensino superior

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passará a contar na avaliação de cursos e de instituições de ensino superior. O desempenho servirá como marco zero da avaliação do estudante, que será feita também no final do curso. A mudança faz parte de uma série de alterações nos critérios de avaliação do ensino superior que estão sendo desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Em coletiva no Ministério da Educação (MEC), a autarquia anunciou que criará o chamado Indicador da Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que será calculado com base na comparação dos resultados dos estudantes no Enem, quando ingressam nos cursos, e no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), aplicado no último ano da graduação.
Medir a aprendizagem
A intenção é medir o que o estudante aprendeu na instituição de ensino. Atualmente, a avaliação é feita apenas com o Enade, no final do curso. Com o Enem, será possível, de acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, saber como o estudante ingressou na universidade e depois medir o quanto aprendeu.
“Às vezes, a instituição pegou um aluno em um padrão melhor que outra e o que agregou de conhecimento é muito pouco diante daquilo que outra instituição, que pegou aluno com nível muito mais baixo, elevou no final. Estamos avaliando o quanto o estudante cresceu naquele curso, o quanto ele aprendeu”, diz.
Ao contrário do Enade, necessário para que o estudante receba o diploma, o Enem não é um exame obrigatório. O MEC acredita, no entanto, que este não será um problema, uma vez que a maior parte dos estudantes que ingressa no ensino superior atualmente faz o exame, mesmo que não o utilize como forma de ingresso.
O Inep pretende também revisar o Enade. Hoje as notas são calculadas por comparação com o desempenho de outros cursos. A autarquia quer criar níveis de proficiência para medir o desempenho dos alunos. “Atualmente, mesmo que a instituição tenha um resultado muito positivo, o desempenho pode ser totalmente relativizado se outra instituição teve desempenho superior a ela. Mesmo que faça um esforço para melhorar, se outras melhorarem mais, ela pode até cair no ranking”, explica o presidente do Inep, Luiz Roberto Curi. A classificação em níveis, que ainda serão definidos, segundo ele, resolveria a questão.
Avaliação do ensino superior
Hoje o ensino superior é avaliado de acordo com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Enade, feito pelos estudantes, tem o maior peso nas avaliações e corresponde a 70% do chamado Conceito Preliminar de Curso (CPC), que por sua vez é usado no cálculo do Índice Geral de Cursos (IGC). Para cada um dos índices há um conceito mínimo, se o curso ou a instituição não atinge, sofre sanções e pode até deixar de funcionar.
O Inep pretende substitui o atual CPC pelo Índice de Desempenho dos Cursos, que levará em consideração as mudanças no Enade. O índice vai considerar ainda as taxas de conclusão, permanência e desistência dos estudantes, além do desenvolvimento dos professores. Serão consideradas as titulações dos docentes, o regime de trabalho e a permanência deles nos cursos de graduação.
Já o IGC será substituído pelo Índice de Desempenho Institucional, que vai considerar, entre outros indicadores, as atividades de extensão desenvolvidas pelas instituições de ensino.
A composição dos indicadores e os pesos de cada uma das avaliações ainda serão definidos pelo Inep. Caso aprovado, a reformulação poderá começar a valer ainda este ano no Enade. O grupo de trabalho que discute a avaliação da educação superior inclui além do Inep, secretariais do MEC, representantes de instituições públicas e privadas, Conselho Nacional de Educação, entre outras entidades.enem

VEREADORES APROVAM LEI QUE PROÍBE UBER EM SALVADOR

Com a galeria da Câmara tomada por taxistas na sessão ordinária desta quarta-feira, os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de lei de autoria de Alfredo Mangueira (PMDB) que proíbe o funcionamento do Uber em Salvador; proibição ao serviço particular de transporte, segundo Mangueira, “justifica-se por ser uma concorrência desleal e perigosa” com o serviço tradicional de táxi. Ele argumenta que o sistema é clandestino, e “vende a falsa ideia de um transporte seguro, confortável e rápido aos usuários”UBER BRASIL 247

CONTRA O GOLPE, FRENTE POVO SEM MEDO BLOQUEIA MAIS DE 30 RODOVIAS

Protestos contra o vice Michel Temer ocorrem em nove estados na manhã desta quinta-feira; em São Paulo, são 14 bloqueios organizados pelo MTST, que também coordena as ações no Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Goiânia, Uberlândia e Brasilia; em Belo Horizonte e no interior de Minas os atos são coordenados pelas Brigadas Populares e pelo MLB (Movimento de Luta nos Bairros e Favelas), que também compõem a Povo Sem Medo; “Esse é um primeiro recado que a gente está mandando para o Temer e o Cunha”, afirma Zelidio Barbosa Lima, coordenador do movimentoimages-cms-image-000494351 -Brasil 247

DILMA DEVE RODAR O MUNDO PARA DENUNCIAR O GOLPE

Presidente Dilma Rousseff começaria périplo para denunciar o golpe depois que o Senado votasse a admissibilidade do impeachment, em maio –o que a obrigará a deixar o cargo à espera do julgamento final da Casa; de acordo com a colunista Mônica Bergamo, no roteiro imaginado por ministros entrariam países da América Latina comandados por governos de centro-esquerda, como Chile e Uruguai, além de França, Itália e Espanha, onde Dilma visitaria representantes de partidos de esquerda; Dilma já concordaria com a ideia de apresentar proposta antecipando as eleições presidenciais, abrindo mão de dois anos de mandato
dilma4

DIA D DA VACINAÇÃO SERÁ NESTE SÁBADO

campanha_h1n1_blog

Prefeitura de Cairu inaugura “Arena Cajazeira” neste 1o de Maio

anúncio_arena cajazeiraNo próximo domingo, 1o de Maio, Dia dos Trabalhadores, a Prefeitura de Cairu fará uma grande festa, com a inauguração do Centro Esportivo Francisco Pedro Bonfim “DIDICO”, localizado na Sede. O evento será iniciado às 8 horas da manhã, com a realização de atividades durante o dia todo.

A “Arena Cajazeira”, apelido carinhoso utilizado pelos cairuenses quando se referem à nova praça esportiva, é um centro equipado com alambrado de proteção, recuperação do gramado, sistema de drenagem, vestiários e pavimentação no entorno. Uma obra há muito desejada pelos desportistas, que foi erguida com recursos próprios do Município.
Arena Cajazeira 2
“Nossa população e principalmente nossos jovens ganharão um belo espaço de lazer e entretenimento, porque agora o sonho virou realidade para os que gostam do esporte em Cairu, seja tocando a bola no meio de campo ou até mesmo do lado de fora envolvido no colorido contagiante das torcidas. Vamos festejar o Dia dos Trabalhadores incentivando a prática esportiva, dando de presente à comunidade a bela “Arena Cajazeira”, para a alegria e satisfação de todos”, afirma o prefeito Fernando Brito.

Valença: NASF realiza evento sobre o Dia da Voz‏

A Secretaria da Saúde, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), realizou na última quarta-feira (20), no Centro de Cultura de Valença, um evento sobre o Dia Mundial da Voz comemorado no dia 16 de abril. Com o Tema “Nós Temos um Recado para sua Voz”, a iniciativa do NASF chamou a atenção para fatores determinantes do uso e os cuidados com a voz. De forma leve e, sobretudo, didática, a equipe do NASF utilizou elementos, musicais, teatrais, com apresentação de duas minipeças e uma palestra da fonoaudióloga Kelly Vieira, pontuando a maneira de se comunicar sem prejuízos para a saúde da voz.

Para a prefeita Jucélia Nascimento, o trabalho realizado pelo NASF é determinante para contribuir, principalmente, com a prevenção à saúde. “A solução dos nossos problemas está dentro da sociedade. Só com a participação dela é que podemos encontrar os caminhos para uma saúde melhor. O NASF tem essa interação, que traz as demandas para este fim”, disse a prefeita.

O NASF de Valença conta com uma equipe formada pelo fisioterapeuta Rodrigo Araújo (coordenador do Núcleo); Kelly Vieira, fonoaudióloga e Murione Icó, nutricionista. Dentro das atividades exercidas pelo Núcleo, estão: atividades com gestantes, atendimento e orientação psicológica, fisioterapêuticas, nutricional e física. As atividades incluem ainda visitas domiciliares.

Participaram ainda do evento, os vereadores Reginaldo Araújo, Diana Farias, secretários e colaboradores do Governo de Valença.NASF

NOVA ÁREA DE LAZER EM CAIRU

ARENA Cajazeira - Banner

Prefeitura de Cairu lança Campanha “Todos Juntos é Pura Limpeza”‏

A secretaria de Desenvolvimento Sustentável iniciou neste feriado a campanha “ Todos juntos é Pura Limpeza” distribuindo sacolinhas de lixo para todos os turistas que se registram na Taxa de Preservação Ambiental. A ideia é que todos possam colaborar recolhendo o lixo que produzem ao invés de descartá-lo nas praias e trilhas de Morro de São Paulo.

Os ambulantes que atuam no destino turístico também serão parceiros da campanha. A administração municipal distribuiu kits com sacolinhas para que todos possam fornecer aos seus clientes para o descarte do lixo. Além disto, a equipe da Sedes orientou os ambulantes para que estes possam ser multiplicadores para conscientização de nativos e visitantes. Todos precisam colaborar com a limpeza da ilha, seja colocando o lixo no horário certo da coleta bem como não descartando lixo no chão.

A campanha “Todos Juntos é Pura Limpeza” soma-se a ampliação do número de lixeiras e bombonas no distrito e também ao aumento do número de funcionários na coleta do lixo. Paralelo a isto, a administração municipal tem promovido reuniões com a comunidade para que em conjunto seja definido o melhor método de aterro sanitário a ser criado em Morro de São Paulo.MSP