Monthly Archives: maio 2016

ESPETÁCULO EM HOMENAGEM A MÁRIO GUSMÃO SERÁ APRESENTADO NA ABERTURA DO FESTIVAL DE CINEMA BAIANO EM ITABUNA

A homenagem contará ainda com a exibição do filme “Anjo negro”, de José Humberto, dentro da Mostra Retrospectiva

O espetáculo “Anjo Negro – a memória de Mário Gusmão” será apresentado na noite de abertura do FECIBA – Festival de Cinema Baiano, que será realizado em Itabuna, de 09 a 11 de junho, no Centro de Cultura Adonias Filho. O ator é o grande homenageado desta sexta edição, que já passou pelas cidades de Juazeiro, em abril e Feira de Santana, em maio.

“Anjo Negro” traz a memória de Mário Gusmão, importante ator e diretor teatral que influenciou a trajetória de muitos artistas na década de 1980 em Itabuna e toda mião Sul da Bahia, principalmente trazendo as questões da valorização do ser negro. É um espetáculo que desenvolve uma linguagem poética e dramática, trazendo na dança afro contemporânea, uma forte inspiração nos elementos da dança primitiva. O espetáculo é uma produção do Grupo de Afro do Encantarte através do Projeto “Cultura em Ação” do Ponto de Cultura Associação do Culto Afro Itabunense – ACAI, sob a direção teatral, coreográfica e textos de Egnaldo França.

Nascido em 1920 na cidade de Cachoeira (BA), Mário Gusmão foi o primeiro ator negro a se formar pela Faculdade de Teatro da Universidade Federal da Bahia – UFBA, onde ingressou na segunda turma em 1950. Mas foram nas décadas de 1960 e 1970 que ele viveu o melhor momento de sua carreira. Durante sua passagem por Itabuna e Ilhéus, na década de 1980, Gusmão tornou-se referência para o movimento negro e artístico da região.

No cinema, participou de obras importantes para a cinematografia brasileira, como “O caipora” (1963), de Oscar Santana, “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro” (1969), de Glauber Rocha e “Jubiabá” (1985), de Nelson Pereira dos Santos. Na televisão, integrou o elenco das novelas “Tenda dos Milagres (1985), da Rede Globo e “Dona Beija” (1985-86), da Rede Manchete.

Ainda como parte da homenagem, a Mostra Retrospectiva do VI FECIBA, que é dedicada ao ator, exibirá o longa “O anjo negro” (1972), que narra a história de um emissário místico que representa uma síntese da cultura afro baiana, que com sua força dionisíaca, barroca, carnavalesca, selvagem e profana sacudirá os alicerces de uma família tradicional que está passando por uma crise. O filme de José Humberto Dias, foi protagonizado por Mário Gusmão e seu título passou a ser utilizado como uma qualificação ao homenageado.

O VI FECIBA, festival que valoriza o cinema, o teatro e as artes baianas, foi contemplado pelo edital 02/2015 – Agitação Cultural – Dinamização de Espaços Culturais da Bahia, vinculado ao Fundo de Cultura da Bahia – FCBA, promovido pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia e é uma realização do NúProArt – Núcleo de Produções Artísticas e da Voo Audiovisual.

Saiba mais sobre o VI FECIBA: www.feciba.com.br
Divulgação Filme Anjo Negro VI FECIBA

Dia Mundial sem Tabaco reforça luta contra o vício do cigarro

Este ano o Dia Mundial sem Tabaco, em 31 de maio, tem como missão lutar pela aprovação de uma embalagem padronizada para todas as marcas de cigarros, que seja adotada mundialmente, e que tenha como principal objetivo não ser atrativa, sobretudo para o público jovem. “A campanha que está sendo empreendida pela Organização Mundial de Saúde – OMS pretende que as novas embalagens não destaquem as marcas dos fabricantes, não tenham cor, mostrem exclusivamente os malefícios do cigarro e sejam iguais em todos os países”, explica o médico Guilhardo Fontes Ribeiro, coordenador do Serviço de Pneumologia do Hospital Santa Izabel e diretor acadêmico da Associação Baiana de Medicina.

O médico pontua uma série de exemplos em que a indústria do cigarro consegue se reinventar e assim se reintroduzir na vida das pessoas. “Há os cigarros com sabor, os que prometem ser diet ou light, os cigarros eletrônicos e o narguilé, estes últimos usados largamente e livremente por jovens em festas, em bares, sem qualquer controle”. Para o pneumologista não existe cigarro diet ou light e todos esses produtos são prejudiciais na mesma proporção dos cigarros comuns, com o agravante de que a fiscalização sobre eles é quase inexistente e a maioria chega ao Brasil através do contrabando, o que favorece a introdução de substâncias ainda mais tóxicas e viciantes.

O Brasil registra anualmente 200 mil mortes relacionadas ao fumo, mas apesar disso, o País tem uma longa tradição na produção e na venda de cigarros. É o maior produtor e o maior exportador de cigarros do mundo. No mundo há ainda o alarmante dado de 6 milhões de mortes por ano provocadas ou relacionadas ao fumo, sendo que 10% delas são os chamados fumantes passivos. “O fumo já é relacionado a 50 tipos de enfermidades e seus malefícios extrapolam os próprios fumantes provocando alterações genéticas que podem atingir até os seus netos – caso das mulheres que fumam durante a gravidez -, mesmo que suas filhas não sejam fumantes”, enfatiza Guilhardo Ribeiro. Segundo o médico, apesar dos alertas, ainda hoje 20% das grávidas do mundo fumam durante a gravidez.

Melhor do que parar de fumar é mesmo nem começar a fumar, reforça o especialista. “Devemos enfatizar para as novas gerações, as inúmeras vantagens em não fumar, os benefícios, a melhoria na expectativa de vida e o retardo no envelhecimento. Quem deixa o cigarro melhora o hálito, o paladar, o aspecto da pele, o desempenho sexual e evita um grande número de doenças e tumores malignos, principalmente do pulmão, além de se tornar uma referência positiva para amigos e familiares, incentivando e motivando outras pessoas”, garante.dia_mundial_sem_tabagismo-

Conferência Municipal das Cidades

A secretaria do Planejamento e Desenvolvimento de Valença realiza nesta terça-feira (31), importante reunião visando criar a comissão encarregada da elaboração da VI Conferência Municipal das Cidades. O encontro está marcado para acontecer no auditório do Complexo Escolar Gentil Paraíso Martins, às 13h30. O secretário José Alexandre está convidando e conta com a participação de diversos segmentos da sociedade civil organizada nesse trabalho de auxílio ao planejamento do futuro da cidade.Cidades

Oficina de Customização

A secretaria da Promoção Social de Valença, através do Centro de Inclusão Social (CEIP}, realiza mais uma oficina de Customização. A atividade tem seu início marcado para o próximo dia 08, às 08 horas, na sede do CEIP, localizada na rua Cecília Meireles, no prédio onde funcionou o Colégio Paulo Freire. Outras informações pelo telefone (75)3641-5400cUSTOMIZAÇÃO

Prefeitura de Cairu inaugura a nova Escola Stela Pacheco, em Moreré

Na última quarta-feira (25/05), Prefeitura de Cairu entregou mais uma unidade escolar. Desta vez foi a Escola Stela Pacheco, na localidade de Moreré, em Boipeba. Completamente reformada e ampliada, a escola também ganhou novo mobiliário e parque infantil, passando a atender com segurança e conforto os alunos do Fundamental I e II.

Esta é a terceira unidade escolar entregue pela atual gestão municipal aos boipebanos, que já foram contemplados anteriormente com a Escola Santo Antônio, em Monte Alegre, e a Escola Euflordízia Coutinho, em Boipeba. Em uma noite marcada pela emoção e homenagens, o vereador Alex da Santa Casa ressaltou o comprometimento da administração municipal com a Educação, ao dar atenção às escolas de pequeno e médio porte do município. “Ao contrário de outras épocas, em que se construíram grandes colégios e deixaram as escolas das comunidades menores em total estado de abandono e sucateamento, hoje temos escolas dignas de nossas crianças, como esta hoje entregue aqui em Moreré”, pontuou o parlamentar.

De acordo com o Prefeito Fernando Brito, outras unidades escolares devem ser inauguradas em breve. “Entregamos a nova creche do Zimbo há alguns meses, hoje a escola de Moreré e logo estaremos em Tapuias e Canavieiras entregando as novas escolas, que já se encontram em obras. Também implantaremos uma nova creche no bairro da Mangaba, no Morro de São Paulo”, disse o prefeito.

Na mesma oportunidade, foi inaugurada a Ponte Benedito Santos Gomes “Babau”, uma antiga reivindicação da comunidade de Moreré. Participaram da cerimônia a primeira-dama Adriana Brito, a secretária da Educação Isabela Brito, o secretário de Infraestrutura José Raimundo, a secretária de Governo Ariana Coutinho, o presidente da Câmara Cláudio Brito, os vereadores Ivan de Gerino, Paulinho, Abdon Ché e Bino, além dos ex-vereadores Tião, Kid, Rui Vieira e diversas lideranças do arquipélago.FB

Rui inicia agenda de junho com entregas de obras em infraestrutura e assinaturas de ordens de serviços no interior do estado

O governador Rui Costa inicia a primeira semana do mês de Junho com agendas nas regiões Centro Sul, Recôncavo e Centro Norte. Na próxima quinta-feira (2), Rui segue para o município de Santa Inês. Às 9h30 acontece a entrega da pavimentação do bairro Nova Santa Inês e as inaugurações da reforma da Praça Cláudio Hegger, quadra coberta da Escola Municipal Euvida Cerqueira Lima e do sistema de abastecimento de água da localidade de Lagoa Queimada.

Na sexta-feira (3), Rui Costa viaja até a cidade de Santo Antônio de Jesus e, às 10h, visita as obras do Sistema Viário do Centro Industrial, assina ordens de serviços para início das obras de execução de melhorias no Sistema de Esgotamento Sanitário e para a implantação do sistema de abastecimento de água nas comunidades Tabocal II e III.

Às 9h30, do próximo sábado (4), o governador Rui Costa participa, em Ipirá, da entrega dos sistemas de dessalinização do Programa Água Doce nas localidades Cachoeirinha, Amparo, Estaleiro, Vista Nova, Cascavel, Hu, Sítio Novo e Rosário.Rui

LEI APROVADA!

ANÚNCIO MAIO 2016 A

Moradores e Visitantes comemoraram os 400 Anos do Divino Espírito Santo de Boipeba‏

A comunidade católica de Boipeba comemorou no último fim de semana os 400 anos da Festa do Divino Espírito Santo. Os festejos encerraram-se somente nesta segunda-feira (16), com a romaria marítima, procissão e missa em homenagem a São Francisco, protetor dos pescadores. O evento, considerado pelos moradores como o melhor de todos os tempos, mobilizou o arquipélago de Cairu e região, atraindo milhares de conterrâneos e visitantes. O tema deste ano foi “Comunidade que partilha os dons e os bens”.

As atrações musicais, no palco instalado pela Prefeitura de Cairu na praça Santo Antônio, ficaram por conta do “III Louvorzão Divino”, realizado na sexta-feira, com a apresentação da banda Alto Louvor, enquanto pelo lado profano da festa se apresentaram as bandas Guig Gueto, Dois Amores, Sedução, Parangolé, Samba Connós, Karamba na Kara, Esquema Quente, Boyzinho e Brazilian Boys.

Além do Prefeito Fernando Brito, da Primeira-Dama Adriana Brito, secretários municipais, assessores, grande comitiva e imprensa, prestigiaram a Festa de Boipeba o secretário estadual do Turismo Nelson Pelegrino, os deputados Rosemberg Pinto (estadual) e Daniel Almeida (federal), o chefe de gabinete da secretaria estadual de Relações Institucionais Martiniano Costa, a diretora do Núcleo Regional da Educação Flordolina de Andrade, os vereadores Cláudio Brito, Bino dos Santos, Ivan de Gerino, Paulinho, Abdon Ché e Alex da Santa Casa, a vereadora de Valença Diana Farias, os ex-vereadores Tião, Kide, Jorge Pelinho, ex-prefeitos Manuel Peleteiro e Benigno Meireles, ex-vice-prefeito Maneca Ché e várias lideranças distritais.

Os 400 anos da Festa de Boipeba foi mais um grande evento da Prefeitura de Cairu, através das secretarias municipais da Cultura e do Turismo, com a brilhante e decisiva participação da comunidade.Boipb

CAIRU: Três projetos que vão beneficiar os cairuenses são aprovados por unanimidade pela Câmara de Vereadores

Fazendo jus ao seu slogan (Uma Câmara a Serviço do Povo), a Câmara de Vereadores de Cairu aprovou por unanimidade três importantes projeto de apelo popular. Na sessão do dia 06 de maio a Mesa Diretora colocou em votação em regime de Urgência, o Projeto de Lei 429/2016 de iniciativa do Poder Executivo que Autoriza o Município de Cairu a participar do Consórcio Da Saúde dos municípios do Baixo Sul. Desta forma, Cairu está apto a formar, junto com outros 11 municípios, O Consórcio da Saúde que vai permitir ao governo do Estado, construir uma Policlínica Regional em Valença com o objetivo de atender aos municípios consorciados. O projeto foi aprovado em definitivo por unanimidade dos vereadores e segue para ser sancionado pelo prefeito Fernando Brito.

De autoria do Presidente da Câmara, o vereador Claudio Brito, também foi aprovado em definitivo o Projeto de Lei 154/2016 que Institui ao Município, custear a vacinação H1N1 para todos os professores da rede Municipal de Educação do Município de Cairu. Após o comentário sobre o projeto pelo autor da matéria, foi passada a palavra, para Comissão de Constituição, Justiça e Redação para examinar o parecer. O Presidente da Comissão Alex Sandro Batista dos Santos consultou os pares onde o projeto precisa ser tramitado em Regime de Urgência Urgentíssima, principalmente, devido a escassez as vacina e o tempo determinado pelo Governo Federal para a campanha. O Projeto foi aprovado por unanimidade dos presentes.

De autoria do vereador Luís Alberto Marques (Igor), Foi aprovado em definitivo no dia 13 de maio, o Projeto de Lei Institui o programa Meu Primeiro Emprego (MPE), A Matéria já havia sido apreciada na sessão anterior (06/05), sendo aprovada por unanimidade da Casa e voltou a ter a mesma aprovação na segunda e última votação do dia 13.Ciru

Rui vai reforçar novas eleições em reunião com governadores do Nordeste

Governador da Bahia, Rui Costa, trabalha para conseguir unanimidade entre os governadores dos nove estados que compõem o Nordeste pela realização de eleições para presidência em outubro; “Vou defender que haja um posicionamento dos governadores a favor das eleições diretas, e que o povo possa escolher um governante que passe a ter legitimidade das urnas”, diz Rui; proposta do governador baiano, contudo, não é tão bem aceita no PT; o núcleo da presidente Dilma Rousseff prefere trabalhar por sua volta, pois, para tanto, ela precisa reverter apenas dois votos no plenário do Senado, quando será necessário aprovação mínima de dois terços dos senadores no julgamento final do impeachment; na votação da admissibilidade, o placar foi de 53 a 22 contra o governo; na votação final, Dilma precisa garantir pelo menos 24 votos para voltar ao exercício do mandato(Brasil 247)Rui