Monthly Archives: agosto 2016

Governo iniciará Mutirão de Cirurgias em setembro

O Governo da Bahia dará início, no mês de setembro, ao Mutirão de Cirurgias, vinculado ao programa Saúde sem Fronteiras. Serão atendidos gratuitamente 13 mil baianos no período de um ano. O objetivo é reduzir a fila de espera para cirurgias de vesícula, câncer de próstata, hérnia, útero, miomas e câncer de mama. A ação, que é inédita no País, começará com os procedimentos pré-operatórios.

O Governo do Estado disponibilizará a equipe médica e toda a estrutura para os procedimentos, além do acompanhamento do paciente após a cirurgia. Os atendimentos médicos serão realizados nos hospitais estaduais e nas unidades complementares de cada região do estado. Isso permitirá que o paciente tenha maior comodidade e não faça grandes deslocamentos. As prefeituras serão responsáveis por garantir o acesso dos pacientes às cidades onde serão realizados os procedimentos. Os pacientes também receberão um kit pós-operatório, com todos os medicamentos para a recuperação. Todos os 417 municípios do estado serão contemplados com o projeto.cirurgia-de-catarata

Governador autoriza licitação para as obras de recuperação da BA-884 que liga Cairu a Nilo Peçanha

Os moradores dos municípios de Cairu e Nilo Peçanha já podem começar a comemorar. O governador Rui Costa autorizou a recuperação do trecho de 21,6 km da rodovia BA-884, que liga Cairu a Nilo Peçanha. A decisão foi publicada no dia 23 deste mês no Diário Oficial do Estado (DOE), na página 2 de Licitações.

A concorrência 018/2016 – tipo menor preço – estabelece a contratação de empresa especializada em obras de pavimentação com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). A abertura dos lances das empresas concorrentes foi marcada para o dia 22 de setembro, às 10h30, na sede da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) de Transporte, Energia e Comunicação do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Esta importante obra faz parte das reivindicações dos moradores da região, principalmente os residentes na sede do Município de Cairu e nas diversas comunidades litorâneas, como Torrinhas, Tapuias, Boipeba, Canavieiras, Cova da Onça, Itiúca, São Francisco, Barroquinha Barra dos Carvalhos, entre outras.

O atendimento desse pleito ocorreu após o secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Estado da Bahia, ter recebido em audiência o prefeito do município de Cairu, Fernando Brito (PSD), que esteve acompanhado pelo deputado estadual Rosemberg Pinto (PT).

No encontro na Serin, o prefeito apresentou como única demanda a ação do Estado na recuperação no trecho de 21,6 km da estrada que liga Cairu a Nilo Peçanha. “É preciso uma intervenção urgente, já que a estrada está muito avariada, pois há 10 anos não passa por manutenção”, afirmou na ocasião o prefeito Fernando Brito.

Em decreto financeiro publicado no Diário Oficial do Estado, no último dia 17 de fevereiro, o governador Rui Costa já havia garantido no orçamento deste ano, através de crédito suplementar, a restauração da rodovia BA-884, que liga Cairu a Nilo Peçanha, na BA 001.
(Ascom Serin-BA)

http://www.serin.ba.gov.br/2016/08/576/Governador-autoriza-licitacao-para-as-obras-de-recuperacao-da-BA-884-que-liga-Cairu-a-Nilo-Pecanha.htmlEstrada

JUSTIÇA Eleitoral fecha comitê central da candidata Cíntia Rosemberg, em Cairu

A Juíza Eleitoral acaba de determinar o fechamento do comitê central da candidata Cíntia Rosemberg, em Cairu, no prazo de 24 horas. No último sábado (27), a Justiça Eleitoral já havia determinado que a candidata retirasse as placas dispostas no seu comitê, na Sede do Município, por ultrapassarem as dimensões aceitas pela Lei.

A decisão da Magistrada afirma que a certidão emitida pelo Oficial de Justiça confirma que o comitê funcionava em imóvel de uso comum, numa pousada, ferindo profundamente a Legislação Eleitoral, acumulando atos ilegais, caracterizados criminalmente como propaganda ilícita e abuso de poder econômico.

_______________
Ascom PSD-CairuJustiça1Justiça 02

Aliados de Dilma falam em virar o jogo; oposição diz que votos não mudam

Iolando Lourenço e Mariana Jungmann – Repórteres da Agência Brasil
Senadores contrários à aprovação do impeachment da presidenta afastada Dilma Rousseff e os favoráveis à cassação divergem se o depoimento de Dilma irá influenciar os votos dos parlamentares.

Aliados de Dilma elogiam as respostas da presidenta afastada e acreditam que será possível de atrair votos para impedir o impeachment, enquanto os adversários argumentam que Dilma fugiu das perguntas dos senadores e que o placar da votação, que deverá ocorrer até a madrugada de quarta-feira (31), não deve mudar.

Aliados

“Acho muito importante o desempenho da presidenta aqui [Senado]. Acho que ela respondeu todas as indagações dos senadores e a participação dela vai interferir no resultado da votação”, disse o líder do PT, senador Humberto Costa (PE).

Costa se diz otimista com a possibilidade de mudança de votos até a hora da decisão final. Segundo ele, várias pessoas próximas à presidenta Dilma estão conversando com senadores para conseguir os votos contra o impeachment. “Nossa expectativa é que amanhã (30) ou na quarta-feira (31), nós possamos ter mais seis votos para trazer a presidenta de volta. Estamos mantendo conversas com um número superior àquele que precisamos para garantir a volta da presidenta”, disse o líder.

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) disse que a fala da presidenta Dilma no plenário do Senado e as respostas dela “estão virando o jogo”. Para o petista, Dilma está respondendo a todas as perguntas e tendo o desempenho “fantástico e espetacular”. Lindbergh disse que Dilma está ganhando o jogo por goleada. “Estamos exultantes, a nossa militância está nas ruas, porque hoje é um dia que estamos virando o jogo. Há um clima de comoção na sociedade com a participação da presidenta no Senado”, disse.

Adversários

Defensores da aprovação do impeachment argumentam que Dilma não está respondendo as perguntas dos senadores e está desperdiçando o tempo ao fazer propaganda do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em vez de se defender dos crimes aos quais é acusada. “A presidente fugiu de [responder] todas as perguntas. A participação dela foi desperdiçada. Ela não se defendeu dos crimes”, disse o líder do PSDB, senador Cássio Cunha Lima (PB).

O tucano discorda de que a presença e a fala de Dilma no Senado poderiam mudar votos dos senadores. “Não há no meu entender a menor possibilidade de uma mudança de votos [com a fala de Dilma]. O discurso dela é a repetição de argumentos políticos que estão sendo feitos há meses. Ela perdeu por completo as condições de governar o Brasil. Ela fugiu de dar respostas às perguntas”, afirmou o tucano.

O presidente do DEM, senador José Agripino (RN), disse que mesmo a presidenta tendo o tempo que quiser para responder os questionamentos e abordar os temas como quiser, já que não há réplica, ela não conseguirá mudar votos dos senadores na votação final. “Isso não é capaz de mudar votos porque os argumentos que ela está usando são repetitivos, os de sempre. Não teve nenhum fato novo e não creio que haja nenhuma perspectiva de mudança”.

Manifestantes fazem protesto em apoio a Dilma no Rio

Vladimir Platonow – Repórter da Agência Brasil

Centenas de pessoas protestaram, na noite desta segunda-feira (29), contra o eventual impeachment da presidenta afastada Dilma Rousseff, que depõe hoje (29) no Senado. Os manifestantes saíram da Igreja da Candelária, onde ficaram concentrados desde o meio da tarde, e seguiram pela Avenida Rio Branco.

Participaram representantes de centrais sindicais, entidades estudantis e de movimento sociais, além de pessoas sem ligação a esses grupos. Soldados da Polícia Militar do Batalhão de Policiamento de Grandes Eventos fizeram a segurança no entorno da manifestação. A Avenida Rio Branco foi interditada ao trânsito de carros e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) teve seu trajeto suspenso, pois os trilhos também foram ocupados por manifestantes.

Os manifestantes, apoiados por um carro de som, seguiram até a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), onde ocuparam as escadarias para ouvir os discursos de apoio à presidenta e contra o atual governo.

Edição: Fábio Massalli Rio protesto

Trabalhadores têm até quarta-feira para sacar benefício do PIS/Pasep

dia-do-trabalhador_770px

Mais de um milhão de trabalhadores com direito ao abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), ano-base 2014, ainda não sacou o benefício, que equivale a um salário mínimo (R$ 880) e corre o risco de perder esse dinheiro. O prazo para o saque termina na próxima quarta-feira, dia 31. Depois dessa data, informou o Ministério do Trabalho, o valor retornará para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), e não estará mais disponível para saque nas agências bancárias. Têm direito ao Abono Salarial ano-base 2014 quem trabalhou por pelo menos 30 dias com carteira assinada e teve salário médio de até dois salários mínimos naquele ano. Além disso, era preciso estar inscrito no PIS/Pasep há no mínimo cinco anos e ter tido o nome informado pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), informou o Ministério do Trabalho. O saque pode ser feito em qualquer agência da Caixa (para o caso do PIS) ou do Banco do Brasil (no caso do Pasep). Servidores públicos que se aposentaram depois de 2014 e cargos comissionados em instituições públicas devem verificar se têm direito ao Abono Salarial. O governo recomenda que as pessoas não deixem para o último dia e alerta que o prazo, que se encerra na próxima quarta-feira, não será prorrogado novamente.

Como saber se tem direito: No site do Ministério do Trabalho é possível pesquisar o nome dos trabalhadores com direito ao benefício que até a última quinta-feira (25) ainda não haviam feito o saque. Para realizar a consulta é preciso clicar no banner Abono Salarial, localizado na parte superior da tela. Para avançar na pesquisa, basta localizar seu estado e seu município, e procurar pelo seu nome, que constará em uma lista em ordem alfabética. No site do abono salarial há uma ferramenta online para os trabalhadores checarem se têm direito ao abono. Outra opção é o Alô Trabalho, no telefone 158, que é um canal gratuito de comunicação do Ministério do Trabalho com o trabalhador. São aceitas ligações de telefone fixo de todo o país, e os atendentes estão preparados para dar informações sobre o Abono Salarial. Além desses canais, o interessado deve procurar a Caixa Econômica Federal e fornecer informações sobre o PIS pelo telefone 0800-726 02 07. No caso do Pasep, a ligação deverá ser feita para o Banco do Brasil no telefone 0800-729 00 01, informou o Ministério do Trabalho. (Agência Brasil)

ATIVIDADES DA CAMPANHA DE FERNANDO BRITO DURANTE A SEMANA

FBMC

O candidato Fernando Brito teve atividades de domingo a domingo na busca pela reeleição a prefeito de Cairu, foram bastante diversificadas, incluindo caminhadas, visitas aos eleitores de porta em porta e inaugurações de comitês pelas ilhas do arquipélago. Ainda na semana que passou, os cairuenses receberam a notícia da publicação, no Diário Oficial do Estado, do aviso de licitação para a restauração dos 22 Km da pavimentação da BA-884, que liga BA-001 (Nilo Peçanha) a Cairu. Um insistente pedido do Prefeito Fernando Brito ao Governador Rui Costa, que atenderá os anseios da população e visitantes.

O domingo 21 de agosto começou com o corpo a corpo na Gamboa e no bairro do Toque, após a realização, no sábado (20), de uma bela manifestação da Juventude 55, na localidade. Na quarta-feira (24) Fernando Brito visitou os moradores do Galeão e na quinta-feira (25) sentiu de perto toda a mobilização dos candidatos a vereadores e eleitores de Boipeba, ao inaugurar o comitê local.

Na sexta-feira (26) Fernando passou o dia em Garapuá, recebendo a consideração de todos. À noite, o vice na chapa, Maneca Ché, participou de caminhada e inauguração do comitê do Zimbo. Já no sábado (27) foi a vez da caminhada em Torrinhas, com as participações do deputado estadual Rosemberg Pinto, dos ex-prefeitos Estácio Coutinho e Manoel Peleteiro, candidatos à Câmara Municipal.

Neste domingo (28) a Caravana 55 marcou presença na Lavagem do Morro de São Paulo. Na oportunidade, o candidato e correligionários abriram as portas do comitê de campanha do bairro Nossa Senhora da Luz.

“Nossa campanha, graças a Deus, está no rumo certo, cumprindo a lei, respeitando o adversário, empolgando nossos militantes e arrastando multidões a cada evento. A grande maioria dos eleitores cairuenses percebem a diferença e por isso apoiam nossa gestão, que vem colocando na prática um Cairu de mãos livres, com toda a força da nossa gente”, declara Fernando Brito.

ACE/CDL: MEGA PALESTRA COM DALMIR SANT’ANNA

O Sebrae Valença em parceria com ACE e CDL traz para Valença a Mega Palestra “Todo empreendedor possui uma missão” com Dalmir Sant’Anna, quarta-feira (31/08) às 19 horas na Segunda Igreja Batista. Participar da Semana Sebrae de Capacitação Empresarial é Pensar Grande e saber que sua empresa não tem limites para crescer. Troque seu ingresso por 1kg de alimento não perecível na ACE e CDL. Mais informações pelo tel.: 3641 3320.
ace-3

JAIRO INAUGURA COMITÊ CENTRAL DA CAMPANHA DO 22

Ontem, o candidato Jairo Baptista inaugurou seu Comitê Central, na Rua Tancredo Neves, próximo da Casa de Carne da Bolívia. Cerca de 500 pessoas sairam da Praça João Cardozo em direção à Orla de Valença contornando a avenida Maçonica em direção ao comitê.

Se quantidade de pessoas mostram a força do candidato, parece que Jairo vai ganhar de Claudio, porque Jairo conseguiu colocar 500 pessoas na inauguração do seu comitê, já Claudio, não conseguiu levar nem mesmo 150 pessoas.

Resta esperar as inaugurações dos comitês de Zé da Hora, Ricardo Moura e Jucélia. Daqui pra frente a disputa será acirrada.Jairo

Governo do Estado publica aviso de licitação para pavimentação da Estrada Nilo Peçanha-Cairu

Um dos principais pedidos do prefeito de Cairu, Fernando Brito, acaba de ser atendido pelo Governador Rui Costa, com a publicação, no Diário Oficial do Estado, do aviso de licitação para a restauração dos 21,6Km do pavimento da BA-884, que liga os municípios de Nilo Peçanha e Cairu. Esta importante obra faz parte das reivindicações dos moradores da região, principalmente os residentes na Sede de Cairu e nas diversas comunidades litorâneas, como Torrinhas, Tapuias, Boipeba, Canavieiras, Cova da Onça, Itiúca, São Francisco, Barroquinha, Barra dos Carvalhos, entre outras.

“Fico bastante feliz com essa boa notícia, pois os meus conterrâneos de Torrinhas sonham com essa intervenção do Governo do Estado. Nós dependemos do turismo para sobreviver e a recuperação desta estrada vai nos dar muito mais qualidade de vida”, disse o vereador Bino Santos.

A abertura da licitação será no próximo dia 22 de setembro. A pavimentação da estrada será totalmente recuperada em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), com investimento previsto de R$ 8,6 milhões.

“É um momento de muita alegria para nós moradores do arquipélago de Cairu. É por essa via que muitos têm acesso aos serviços básicos e nossos turistas ao embarque para as belíssimas praias da Ilha de Boipeba. Portanto, é de fundamental importância termos a BA-884 em bom estado de uso, tanto pela questão econômica, quanto pelos benefícios sociais. Agradeço ao Governador Rui Costa e ao Senador Otto Alencar e o apoio dos nossos deputados Rosemberg Pinto, Paulo Magalhães, Alice Portugal, Daniel Almeida e Nelson Pelegrino”, complementou Fernando Brito.

_________________

Ascom PSD-Cairudiário