Monthly Archives: março 2017

O estudante de 17 anos que corrigiu dados da Nasa

Um adolescente britânico entrou em contato com cientistas da Nasa (agência espacial americana) para apontar um erro em seus dados.
NASA]
O estudante Miles Soloman, de 17 anos, descobriu que sensores de radiação na Estação Espacial Internacional estavam gravando dados falsos.

O jovem de Sheffield, no norte da Inglaterra, recebeu uma resposta da agência espacial, que, além de agradecer pela correção, o convidou para ajudar a analisar o problema.

Em 30 anos, cerrado brasileiro pode ter maior extinção de plantas da história, diz estudo
Por que comprei heroína para dar à minha filha dependente

“Recebi um monte de planilhas, o que é muito mais interessante do que parece”, disse Soloman ao programa World at One, da BBC Radio 4.

A descoberta do estudante ocorreu como parte do projeto TimPix do Instituto de Pesquisa em Escolas (Iris, na sigla em inglês), que dá aos alunos de todo o Reino Unido a oportunidade de trabalhar em dados da estação espacial, procurando anomalias e padrões que possam levar a novas descobertas.

Durante a estadia do astronauta britânico Tim Peake na estação espacial, detectores começaram a registrar os níveis de radiação. “Fui direto para o fundo da lista, para os bits mais baixos de energia que havia”, explicou Soloman.

“Estávamos todos discutindo os dados, mas ele de repente se animou em uma das sessões e questionou: ‘por que há -1 energia aqui?’”, contou o professor de física do estudante, James O’Neill.

O que Soloman tinha acabado de notar era que, quando nada chegava ao detector, uma leitura negativa era gravada.

Mas você não pode obter energia negativa. Então aluno e professor entraram em contato com a Nasa.

“É muito legal”, disse o jovem. “Você pode contar para seus amigos: ‘acabei de enviar um email à Nasa e eles estão analisando os gráficos que eu fiz’.”

Estação Espacial Internacional: Nasa disse ter acreditado que o erro só estivesse ocorrendo uma ou duas vezes por ano© NASA Nasa disse ter acreditado que o erro só estivesse ocorrendo uma ou duas vezes por ano
Descobriu-se que Soloman verificou algo que ninguém mais tinha notado – incluindo os especialistas da Nasa.

A agência disse que estava ciente do erro, mas ter acreditado que ele estivesse ocorrendo apenas uma ou duas vezes por ano – o estudante avisou que, na verdade, isso acontecia várias vezes ao dia.

O professor Larry Pinksy, da Universidade de Houston, disse à BBC Rádio 4 que seus colegas na Nasa “pensavam que tinham resolvido isso”.

“Isso ressalta – acho – um dos valores dos projetos da Iris em todos os campos com grandes dados. Eu tenho certeza de que há coisas interessantes que os alunos podem encontrar, e que os profissionais não têm tempo para fazer.”

O professor, que trabalha com a Nasa no monitoramento de radiação, disse que a correção foi “mais apreciada do que considerada algo embaraçoso”.

Nasa1
‘Inveja e tédio’

Mas o que os amigos de Soloman acham de sua descoberta?

“Eles obviamente pensam que sou um nerd”, disse.

“Noto uma mistura de inveja e tédio quando conto os detalhes para eles.”

O jovem acrescentou: “Não estou tentando provar que a Nasa está errada. Quero trabalhar com eles – e aprender com eles”.

O diretor da Iris, Becky Parker, disse que esse tipo de experiência que leva a “ciência real para a sala de aula” pode atrair mais jovens para a ciência, a tecnologia, a engenharia e a matemática.

“O Iris coloca a verdadeira pesquisa científica nas mãos dos estudantes, independentemente do seu contexto ou do contexto da escola. A experiência os inspira a se tornarem a próxima geração de cientistas.”

Itabuna: Em evento, Rui anuncia que a cidade terá Ronda Maria da Penha

Durante a quarta reunião da Caravana do Pacto pela Vida (PPV), que aconteceu nesta quarta-feira (29) em Itabuna, o governador Rui Costa anunciou que a cidade irá receber, em 30 dias, a Ronda Maria da Penha. O objetivo da ação é que seja estabelecida uma cooperação entre os órgãos de segurança para repressão de atos e situações de violência doméstica. Na ocasião, Rui anunciou que serão instaladas diversas medidas de prevenção social a curto e médio prazo para que sejam diminuídos os índices de violência. “Nós resolvemos levar essa reunião a todas as regiões do estado. Estamos promovendo a caravana pela vida e pela paz. Estão aqui representados todos os poderes do Estado da Bahia. Os juízes, os promotores, os defensores, os delegados e os oficiais da PM sugeriram melhorias para os sistemas judiciais e de segurança pública. Várias medidas foram anotadas e iremos encaminhar algumas delas já em curto prazo, a exemplo da instalação da Ronda Maria da Penha, para cuidar dos casos de violência doméstica. No prazo de 30 dias, nós vamos instalar a Ronda aqui em Itabuna”, informou o governador. Ele aproveitou a Caravana para estabelecer um diálogo entre representantes de órgãos e entidades da segurança pública estaduais, além de autoridades dos poderes Judiciário e Legislativo para articular ações integradas de combate à violência. Rui acredita que a família também tem papel nesta luta. “Este ator é fundamental para uma sociedade de paz. Quero renovar o pedido para que os pais, mães, avôs, avós e tios tragam as crianças e jovens para perto, com muito carinho, acolhimento e afeto, para não permitir que eles sejam capturados pelo mundo do crime”. PenhaA caravana começou em Feira de Santana e passou também por Vitória da Conquista (sudoeste) e Eunápolis (extremo sul). Ao fim do evento, o governador entregou viaturas para as polícias Civil e Militar e para o Corpo de Bombeiros de municípios da região. À Polícia Civil foram destinadas 16 viaturas para Buerarema, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Maraú, Ubaitaba, Ilhéus, Itabuna, Itajuípe e Iguaí; Para a Polícia Militar de Itabuna Ilhéus Camacã, e Itacaré e Ibicaraí, foram entregues outras 20 viaturas. Já os Bombeiros Militares do 4º e do 5º grupamento receberam dois desencarceradores, dois veículos e dois notebooks para controle das operações.

Cairu participa da construção da Agenda Baixo Sul

O prefeito de Cairu, Fernando Brito,participou nesta terça-feira (28/03) da reunião do Consórcio Intermunicipal do Mosaico de Áreas de Proteção Ambiental do Baixo Sul da Bahia (Ciapra Baixo Sul), na Sede da União dos Municípios da Bahia, em Salvador. Prefeitos do território Baixo Sul, juntamente com equipes técnicas, trabalharam no levantamento de demandas comuns aos municípios da região para construção da Agenda Baixo Sul, que tem por objetivo garantir a execução de serviços e investimentos públicos que promovam o crescimento socioeconômico dos municípios consorciados.
AGERRRR
A Agenda Baixo Sul está dividida nos eixos educação, saúde, infraestrutura,tendo como destaque o eixo segurança pública. Todas as prioridades definidas pelo Ciapra serão posteriormente encaminhadas para o Governador Rui Costa. Participaram da reunião os deputados estaduais da base governista Rosemberg Pinto e Maria del Carmen, que serão interlocutores dos pleitos junto ao Governo do Estado.

De acordo com o prefeito Fernando Brito, a iniciativa fortalece a região. ” Os municípios do território têm muitas questões em comum,apresentá-las em conjunto ao governo estadual possibilita que se busque soluções compartilhadas. Estamos reivindicando investimentos que beneficiem ao Baixo Sul como um todo,colaborando para o desenvolvimento e sustentabilidade da região”,frisou Brito.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CURSO DE CONSTRUÇÃO CIVIL

A prefeitura de Cairu abre inscrições para curso na área da construção civil, destinado a jovens de ambos os sexos, de 15 a 25 anos. A parceria é com o Centro de Formação Profissionalizante Construir Melhor, localizado em Valença. Terá transporte, alojamento, alimentação completa e estágio garantido. Se ligue no vídeo abaixo, faça sua inscrição e realize o sonho de ter uma excelente profissão!

Secretaria da Cultura de Cairu marca presença no Encontro Internacional de Cultura

Cult

A Prefeitura de Cairu, através da Secretaria da Cultura, participou do Encontro Internacional de Cultura – Enicecult, realizado pela UFRB em Santo Amaro da Purificação, entre os dias 22 a 24/03. O encontro teve o intuito de discutir várias temáticas relacionadas ao desenvolvimento da Cultura com a presença de palestrantes de diversas universidades do Brasil, como a UFRJ, UFMG, UFBA, USP além de organizações internacionais da Argentina e Uruguai. Foram três dias de interação com temáticas científicas acerca do desenvolvimento da produção e promoção cultural de arte, artesanato, música, dança, teatro.
Cult1

Encontro com a mídia do Baixo Sul da Bahia

A área de comunicação do Governo da Bahia apresenta à imprensa do Baixo Sul os seus principais projetos e ações em um encontro especial na próxima terça-feira (28), a partir das 8h30, no hotel Portal Rio Una, em Valença, com a presença do secretário André Curvello.

O objetivo central é promover ainda mais a proximidade com os formadores de opinião, bem como estreitar o relacionamento com as diferentes áreas de conteúdo da Secom a fim de facilitar o acesso dos profissionais de comunicação e a divulgação das realizações da atual gestão.
secom
O governo da Bahia tem buscado otimizar a relação com a mídia do interior do estado, garantindo maior participação dos profissionais e dos veículos de comunicação nas ações desenvolvidas pela Secom. Também já foram direcionados mais recursos em publicidade regional como forma de incentivar e fomentar a atividade em cidades de pequeno, médio e grande portes favorecendo o desenvolvimento local.

Na relação institucional com o meio, a Secom tem realizado encontros e conferências, incentivando o debate e criado um ambiente de maior interação entre a mídia e o governo. Outra ação importante tem sido a realização de cursos e oficinas de capacitação.

Secretaria de Desenvolvimento Sustentável intensificará fiscalização da Lei do Silêncio

Empresários de Morro de São Paulo, Polícias Militar e Civil, e a secretaria de Desenvolvimento Sustentável, através da secretária Fabiana Pacheco, estiveram reunidos ,nesta terça-feira (21/03), para tratar sobre a poluição sonora na localidade. No encontro, foram abordados a Lei Municipal 317/10,conhecida como Lei do Silêncio, o zoneamento municipal em relação ao nível de decibéis e também foram tiradas dúvidas a respeito do licenciamento ambiental para casas de shows e restaurantes.
MSP
Um reivindicação dos empresários é que exista maior intensificação nas ações de fiscalização por parte da secretaria de Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a polícia. Através da Lei do Silêncio, fica explicito que é proibido perturbar o sossego e o bem estar público com sons, ruídos e vibrações que causem incômodo de qualquer natureza ou que ultrapassem os limites fixados. Quem não respeitar as limitações estabelecidas na legislação pode sofrer notificação, multa, cassação, embargo ou interdição, além da perda ou restrição de incentivos fiscais concedidos pelo município. Os valores das multas variam de acordo com o tipo de infração cometida.
Lei psiuuuu
De acordo, com a secretária Fabiana Pacheco, serão intensificadas as campanhas de conscientização acerca dos prejuízos causados pela poluição sonora,bem como será intensificada a fiscalização.

Por medo da violência, prefeito de Igrapiúna é acusado de abandonar a cidade

Metro 1

A suposta mudança de residência do prefeito Leandro Ramos (PSB), de Igrapiúna, para outras cidades da Bahia, tem causado polêmica entre os eleitores do município, que fica a 320 km de Salvador. De acordo com uma denúncia de um morador que pediu anonimato, o gestor estaria morando fora por conta da violência na região.

Segundo o vereador Neu (PMDB), único oposicionista na Câmara, Ramos não fica em Igrapiúna, no entanto, por outros motivos. “A gente considera que ele mora em Lauro de Freitas, em Salvador, porque tem apartamento lá, os filhos dele estudam fora. Ele fica três, quatro, cinco dias em Salvador e dois aqui no município”, disse ao Metro1.
IGRA
Embora não confirme que a motivação do prefeito é a violência, o vereador afirma que Ramos adquiriu um imóvel num condomínio fechado, fora da zona urbana do município. “Ele comprou uma residência em uma fazenda que tem um condomínio particular. Essa seria a mudança que ele pode fazer, para a fazenda, mas ainda é dentro do município. Mas hoje a avaliação que eu faço é que ele mora mais em Salvador”, acrescentou.

O vereador Neu disse ainda que o prefeito decidiu se mudar para evitar o assédio dos moradores do município. “Ele fica a maior parte do tempo fora, e nesses dois dias em que fica aqui, quer mudar por conta da questão política. Ele já se reelegeu, então, para o povo não ficar incomodando, vai para essa fazenda, que é de difícil acesso”, declarou.

Questionado pelo Metro1, o prefeito Leandro Ramos negou qualquer mudança de endereço, para dentro ou para fora de Igrapiúna. “Não mudei para fora do município, isso é uma inverdade. Continuo residindo no município, na mesma casa. Minha residência é aqui, não mudou. Apenas dois filhos meus estão estudando em Lauro de Freitas para se prepararem para o Enem. E eu tive um problema de saúde durante duas semanas e me ausentei do município. Fiquei em Itabuna fazendo tratamento médico. Minha terra é aqui, amo minha cidade e não saio daqui por nada”, afirmou.

III Celebra Cairu será neste sábado 25 de março

O III Celebra Cairu será realizado no próximo sábado (25\3), a partir das 15 horas, na praça do Cais, na Sede do Município. O grande evento reunirá fiéis e simpatizantes, das mais diversas Igrejas Evangélicas, na divulgação dos seus trabalhos, manifestações artísticas, cantando e orando plenamente a Unidade em Cristo.
III Celebra Cairu
O III Celebra Cairu tem o apoio da Prefeitura de Cairu, a partir da Lei nº 464, de 10 de dezembro de 2014, que instituiu março como o mês de “Celebração da Cultura e dos Movimentos Evangélicos”.

Prefeitura de Cairu e SENAC firmam convênio

Buscando oferecer mais oportunidades de capacitação para os cairuenses, o prefeito Fernando Brito assinou convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). A ação possibilitará a oferta de cursos em diversas áreas,principalmente as relacionadas com a atividade turísticas,nos distritos do município.

De acordo com Edson Caporazzo, secretário municipal do Turismo, o objetivo é que cada vez mais os cairuenses estejam aptos a desenvolverem com capacidade técnica a busca da excelência de atendimento nas diversas áreas, gerando emprego e renda através da principal atividade econômica do arquipélago, o Turismo. Em breve, será divulgado o cronograma dos cursos ofertados.
SENAC
A reunião e assinatura do documento aconteceu na Casa do Comércio, em Salvador, e contou com a presença da Superintendente de Educação Profissional do Senac Bahia, Liana Brandão, Fernanda Souza – gerente de Educação Profissional do Senac/ SAJ , do Secretário de Administração, Ricardo Palma, e do colaborador Emanuel Ribeiro.