Monthly Archives: junho 2017

CAMARA DE CAIRU PRESTOU HOMENAGEM AOS PESCADORES

câmara-cairu-e1498746299160

FESTA DE SÃO PEDRO E DESFILE DO 2 DE JULHO EM VALENÇA

SPEDRO1

SP2

CAIXA, BRADESCO E ITAÚ SÃO AUTUADOS PELO PROCON-BA

Procon-Fiscaliza__o-Horario-nos-Bancos-fotos-Jorge-Magalh_es_1-720x320
As agências dos bancos Bradesco, da Caixa Econômica Federal e do Itaú, foram autuadas pelo órgão por descumprirem a “Lei dos 15 Minutos”.

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-BA) fiscalizou e autuou mais três agências bancárias localizadas na capital baiana. As agências dos bancos BRADESCO, em Periperi, da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL no Chame-Chame e do ITAÚ, situada em Pau da Lima, apresentaram irregularidades no cumprimento da Lei nº 5.978/2001, popularmente conhecida como a”Lei dos 15 minutos”.

Para o Diretor de Fiscalização do Procon-BA, Iratan Vilas Boas, o trabalho intensivo do órgão busca garantir melhores serviços ao consumidor baiano “A fiscalização contínua deste segmento visa a melhoria do mercado de consumo e garante melhores serviços ao consumidor”, disse.

Os bancos autuados responderão a processos administrativos junto ao órgão e poderão ser multados, de acordo com as regras estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).

PF suspende emissão de passaporte por falta de orçamento

A Polícia Federal suspendeu a confecção de novos passaportes solicitados a partir desta terça-feira (27), às 22h. Segundo comunicado emitido pela corporação nesta terça, a medida foi instituída por conta da insuficiência no orçamento destinado às atividades de controle migratório e à emissão de documentos. A PF manterá, no entanto, o agendamento online do serviço e o atendimento nos postos do órgão – não há previsão, no entanto, para entrega do passaporte solicitado enquanto não for normalizada a situação orçamentária. Os cidadãos que foram atendidos nos postos de emissão até esta terça receberão seus passaportes. A PF informou ainda que “acompanha atentamente a situação junto ao Governo Federal para o restabelecimento completo do serviço”.
Passaporte

Marcos Medrado vai assumir mandato federal

Embora tenha dito que não queria mais, aliado de Rui já viajou a Brasília e vai assumir

Por Levi Vasconcelos

Colbert Martins (PMDB), vice-prefeito de Feira de Santana, comunicou ontem pela manhã ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM–RJ), que abriu mão da condição de segundo suplente de deputado federal da Coligação Unidos por uma Bahia Melhor, porque prefere respeitar os votos que recebeu ano passado como vice-prefeito.

Ontem mesmo Rodrigo Maia comunicou ao suplente subsequente, Marcos Medrado (PR), que hoje embarcou para Brasília. Embora tenha dito que não queria mais, vai assumir.
MMAE
A raiz da questão

A vaga sobrou depois que Antonio Imbassahy (PSDB) virou ministro de Temer e Tia Eron (PRB) secretária de ACM Neto. Já se presumia que Colbert Martins não ia assumir, mas como Marcos Medrado jurou fidelidade a Rui Costa, os aliados de Neto empurraram com a barriga desde janeiro, ou cinco meses.

Em 2014 Medrado presidia o Solidariedade e foi obrigado a coligar com Paulo Souto por ordem do dono do partido, o líder sindical Paulinho da Força. Ficou com Rui e perdeu a eleição. E continua.

IFBA abre mais de 5 mil vagas em cursos técnicos gratuitos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) abriu o novo o processo seletivo 2018. As vagas são para cursos técnicos integrados e superiores. Ao todo, são 5.185. Destas, 2.640 para cursos técnicos na forma subsequentes e 2.545 vagas na forma integrada, disponíveis em 19 cidades da Bahia: Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista.
ifba
Cursos técnicos integrados: para ingressar nos cursos técnicos integrados, que tem duração de três a quatro anos, os candidatos precisam ter o ensino fundamental concluído ou estarem em vias de conclusão até a data de matrícula no IFBA. Todos os candidatos serão submetidos à prova de questões objetivas (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia.) e redação.

Cursos técnicos subsequentes: Para ingressar nos cursos técnicos subsequentes, que tem duração média de dois anos, os candidatos devem ter concluído o ensino médio ou estarem em vias de conclusão até a data de matrícula no IFBA. Para essa modalidade as vagas têm aplicação de prova de questões objetivas (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia, Inglês ou Espanhol) e redação.

Inscrições: A inscrição será feita exclusivamente pela internet, de 03 de julho a 17 de agosto de 2017, observado o horário local de Salvador/BA, no endereço eletrônico do IFBA: www.selecao.ifba.edu.br – O valor da taxa de inscrição é R$ 35. Caso o candidato seja egresso de escola pública, é possível solicitar a isenção parcial da taxa de inscrição no período de 22 de julho a 18 de agosto e o valor pode ser reduzido em 90%, passando para R$ 3,50. As provas serão aplicadas no dia 22 de outubro, das 8h às 12h30.

Data das provas: As provas serão aplicadas no dia 22 de outubro de 2017, das 8h às 12h30 (horário local). O candidato deverá chegar ao estabelecimento de ensino com, pelo menos, 60 (sessenta) minutos de antecedência do início da prova.

Secretaria do Turismo de Cairu promove reunião para criação do COMTUR

A Prefeitura de Cairu, através da secretaria do Turismo em parceria com o Sebrae, promoveu uma oficina para que as discussões acerca da formação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR)fossem iniciadas. O encontro foi mediado pelo consultor José Hamilton Sampaio e abordou aspectos importantes como : A Importância da Governança e Políticas Públicas para o Desenvolvimento do Turismo; Proposta da Consultoria do SEBRAE e o papel do Consultor e Associativismo, a união que fortalece.
CONTUR
Dois grupos de trabalho foram formados durante a oficina,a ideia é que a até dezembro deste ano sejam apresentados projetos práticos voltados para o desenvolvimento do turismo no município, bem como seja formatado a proposta para a lei de criação do COMTUR, em uma discussão que envolva o poder público, trade ecomunidade. Todas as atividades desenvolvidas contarão com o apoio de consultoria do Sebrae.

O COMTUR tem por objetivo consolidar parcerias e proporcionar, através de suas ações, o envolvimento e o comprometimento dos mais variados setores sócio-econômicos do município no fomento da atividade turística. Cabe ao Conselho propor à administração municipal e à sociedade civil medidas de difusão e amparo ao Turismo em colaboração com órgãos e entidades oficiais especializadas.

Salva vidas cairuenses são capacitados pelo Salvamar de Salvador

SV

Os banhistas que frequentam as praias do município de Cairu terão mais segurança,isto porque a Prefeitura de Cairu, através da secretaria de Turismo ,e em parceria com o Salvamar de Salvador promoveram uma capacitação dos salva vidas que atuam nos distritos de Gamboa,Morro de São Paulo e Boipeba. Com 36 anos de existência, o Salvamar de Salvador possuem uma vasta experiência em salvamento marítimo e é responsável pelo monitoramento de uma das maiores áreas do litoral brasileiro.
SV1
A capacitação ocorreu entre os dias 15 e 17/06,entre os principais temas abordados pelos instrutores do Salvamar estão:afogamentos no Brasil;tipos e causas de afogamentos;prevenção;corrente de retorno e zona de afogamento;graus de afogamento;como proceder no resgate;suporte básico de vida dentro da água;método de ventilação dentro da água;TRM em acidentes aquáticos;suporte básico de vida na área seca;transporte e imobilização,além de conduta do socorrista após o resgate. Todos os salva vidas cairuenses receberam certificados.

Umas das recomendações mais frequentes dos socorristas do Salvamar aos banhistas, além de evitar a mistura de álcool e banho de mar,é sempre ficar atento as bandeiras e placas de sinalização disponíveis ao longo das praias, pois elas indicam onde há um posto de salvamento (bandeira amarela) ou o local que oferece perigo (bandeira vermelha). Além disso, manter atenção nas crianças.

A orientação é de que, assim que chegar à praia, a população peça orientação ao salva-vidas sobre o local mais seguro para banho. Ao ver alguém em situação de afogamento, o procedimento mais seguro é evitar fazer o salvamento por conta própria e chamar o agente, que possui as técnicas e o conhecimento necessários para retirar a pessoa do mar.
SV2
A ação contou com o apoio do empresariado local,entre eles : Restaurante Toca do Lobo ,Pousada da Vila,Cocô Dendê,Thor Madalena,Restaurante Buda,Restaurante Sabor da Terra e Lancha Garotinho .

Cras foi inaugurado em Travessão em clima junino.

Cras
A nova sede do Centro de Referência de Assistência Social do Travessão foi inaugurado em Travessão, na última terça-feira (20), em clima de festa junina pela prefeitura de Camamu, através da Secretaria de Assistência Social. No mesmo local funcionará o CRAS e atendimento permanente para o Bolsa Família.

Pela primeira vez, o distrito terá também o atendimento permanente para os usuários do Bolsa Família, o que facilitará muito a vida dos moradores do distrito, distante da sede 42 Km.

Na oportunidade, a prefeita Ioná Queiroz ressaltou a importância de cuidar das pessoas e disponibilizar os programas sociais da forma o mais acessível para todos. O evento foi prestigiado pelos alunos do Colégio Infantil, Júlio Calazans que homenagearam os presentes com uma linda quadrilha junina e a “dança da saia”. Essa foi mais uma inauguração no distrito que no mês passado, teve a instalação do Policiamento 24h.

Dia da Cidade

No próximo dia 27 de Junho, a cidade de Camamu comemora o aniversário da Cidade quando faz 126 de Emancipação Política e completa 457 anos de fundação, constituindo umas das cidades mais antigas do Brasil. Neste dia haverá a inauguração do CREI – Centro de Referência de Educação Especial Inclusiva, Unidade de Saúde da Família da Rodagem, a entrega da nova ambulância de Camamu e entrega de novas barracas para os feirantes da Agricultura Familiar. (Ascom/Camamu)
CRAS1

Galeão mantém viva tradição do São João familiar

GAleao2
O distrito cairuense do Galeão mantém viva a tradição do São João em família. Crianças brincando na rua e adultos na porta de casa recebendo parentes e amigos para saborear um licor acompanhado das muitas comidas típicas, tudo isso ao som de muito forró. Esse é o clima que predomina no São João do Galeão, já conhecido em toda a região pela hospitalidade do seu povo. Muitos cairuenses que moram em outras cidades também aproveitam a oportunidade para rever os parentes e matar saudades da terra natal.
GAleao

Este ano, a festa organizada pela Prefeitura de Cairu contou com apoio do Governo do Estado, através da Bahiatursa e Secretaria de Turismo. O forró das bandas Gatinha Manhosa, Cacala & Rachel, Kart Love e Dois Amores colocou todo mundo para dançar agarradinho. Os dois dias de festas também foram marcados por apresentações de quadrilhas e de dança.

GAleao1

O prefeito Fernando Brito participou dos festejos acompanhado de comitiva e destacou a importância da preservação das tradições do São João. ” Galeão é um dos poucos lugares que mantêm o espírito do autêntico São João do interior vivo, a festa é voltada para família e os amigos, a alegria e o acolhimento da população tornam o São João daqui único e especial. Graças ao apoio do Governo do Estado podemos ajudar a continuar a tradição este ano trazendo atrações que valorizam verdadeiramente o forró″, destacou Brito.