Monthly Archives: agosto 2017

Em parceria com a UFRB, Uneb pretende instalar polo de educação à distância em Valença

Paulo-Bites-300x225@2x
Durante entrevista aos repórteres Ricardo Lemos e Sany Borges na Rádio Clube de Valença nesta quarta-feira (30), o reitor da Universidade do Estado da Bahia, (UNEB), José Bites de Carvalho anunciou que a UNEB está firmando parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) com o objetivo de efetivação de um polo de educação à distância, desenvolvendo ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão no Território do Baixo Sul. De acordo com José Bites, os diálogos já foram iniciados e o projeto caminha para sua consolidação.
Outra boa notícia para Valença, divulgada pelo reitor, é a implantação do projeto de Complexo Integrado entre Educação Básica e Educação Superior, com início de instalação em vários campi e Valença está incluída. Este projeto consiste em trabalhar diretamente com uma escola de educação básica do ensino médio, atuar dentro da escola, oferecendo cursos específicos e acesso direto aos cursos de graduação da UNEB. Dentro da escola, a formação do aluno do ensino médio se consolida também a partir da educação científica. “É um projeto bastante interessante, que está em andamento em outros campi, e em Valença, está na fase de diálogo para construir também um projeto semelhante de um complexo integrado de educação superior e educação básica”, disse Bites. Ele ressaltou ainda que entre os objetivos da UNEB, está atender de forma articulada ao Território, identificando as potencialidades e oferecer cursos para essas demandas.
A consolidação da UNEB, a partir da sua credibilidade, representa para a Bahia um importante polo de educação. A Universidade possui cerca de 30 mil estudantes, sendo 25 mil em processo de formação.
Acompanharam o reitor, Rosa Lorenzo, diretora do Departamento Campus XV; professor Paulo Gonçalves, ex-reitor Campus XV e Ubiratan Menezes, pró-reitor, assistente estudantil.
Fonte: Baixo Sul News(Magno Jouber)

Educação de Ubaitaba promove formação sobre Arqueologia e Educação Patrimonial

A Prefeitura de Ubaitaba, através da Secretaria de Educação, juntamente com o IPHAN, realizou nesta quarta-feira, dia 30, no Espaço de Formação da Escola Wilson Maron, um curso de formação para professores da rede pública municipal e estadual, o qual teve o tema Arqueologia e Educação Patromonial.
Cai31
A palestra foi da Fundação Aroeira, que fez referências e trabalhou conceitos de memória, cultura e patrimônio, e como preservar e apresentar em sala de aula. Sendo feito também, um trabalho onde os educadores apontaram elementos da memória de Ubaitaba e fizesse uma análise de como anda esse patrimônio, seja ele material ou imaterial. (Ascom/Ubaitaba)

Biometria: posto de atendimento será instalado em Cairu

Município pertence a 31ªZona Eleitoral (Valença); a previsão é de que a nova unidade passe a funcionar a partir do próximo mês de setembro.
Biometria

O eleitor que vota em Cairu, município pertencente a 31ª Zona Eleitoral (Valença), terá mais uma opção para realizar o recadastramento biométrico. É que o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) instalar um posto de atendimento na Câmara de Vereadores, localizada na Rua Barão Homem de Melo, Nº 9, centro. A previsão é de que a nova unidade passe a funcionar a partir do próximo mês de setembro.

Em Cairu, dos 13.087 eleitores, apenas 3.124 (23,87%) realizaram o recadastramento biométrico. O cidadão que não fizer o procedimento terá o título cancelado, acarretando na suspensão de benefícios sociais, a exemplo do Bolsa Família.
BioTREBAHIA
Documentos

Para ser atendido, o eleitor precisa apresentar cópia e original de um documento oficial com foto (RG, CNH, carteira profissional e/ou passaporte), além de um comprovante de residência recente (três meses) em nome do solicitante ou de parente (com comprovação de parentesco). Aqueles que tiveram os dados cadastrais alterados, por entre outros motivos, casamento ou separação, devem levar um documento comprobatório de alteração das informações.

Os homens que farão a primeira via do título devem levar o comprovante de quitação militar (carteira de reservista ou certificado de alistamento militar). A Justiça Eleitoral lembra ainda que, para todos os casos (homens ou mulheres) de alistamento eleitoral (1º título), a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não é válida como documento de identificação por não conter nacionalidade/naturalidade, assim como o modelo antigo de passaporte, por não conter a filiação.

Consulte débito

Antes de comparecer ao cartório, os eleitores deverão consultar se possuem pendências com a Justiça Eleitoral e emitir boleto para pagamento de multa (Guias de Recolhimento da União). Para isso, basta acessar o site (www.tre-ba.jus.br) e, por meio do menu principal, seguir o caminho: Eleitor > Débitos do eleitor. O comprovante de pagamento deverá ser apresentado no momento do atendimento. Informações podem ser obtidas por meio do número (75) 3641-3061.

Prefeitura de Cairu inaugura unidade do CAPS

CAPS1
A Prefeitura de Cairu, através da secretaria da Saúde, inaugurou ,no último dia 23,o Centro de Atendimento Psicossocial- CAPS, unidade Maria Durvalina M. Luz dos Santos,localizado na Sede do Município. A instituição é destinada a acolher pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar e apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecendo-lhes atendimento médico e psicossocial.A unidade do CAPS contará com atendimento de equipe multidisciplinar composta médica, psicóloga, assistente social e enfermeira,entre outros profissionais.

A cerimônia de inauguração foi marcada pela emoção dos presentes e dos familiares da homenageada, popularmente conhecida como Dona Dudu, uma cairuense que de forma humanitária e abnegada exerceu o ofício de parteira trazendo ao mundo diversas crianças cairuenses. De acordo com o prefeito Fernando Brito,a homenagem surgiu com o propósito de marcar na história do Município os nomes dos cairuenses que exerceram atividades relevantes para comunidade.
CAPS2
Na oportunidade a secretária da Saúde,Italuana Guimarães, destacou a preocupação da gestão municipal em ofertar uma Saúde cada vez melhor aos cairuenses. “A administração municipal,através do prefeito Fernando Brito, não poupou esforços para que esta unidade do CAPS fosse instalada no município. Graças a este esforço,os cairuenses que mais precisam agora terão a oportunidade de receber um atendimento e acompanhamento psicossocial de forma ainda mais adequada”,frisou a secretária .

Participaram da solenidade de inauguração os secretários municipais Adriana Brito,Ariana Coutinho,Isabela Brito e Victor Teles,bem como o presidente da Câmara Municipal Abdon Ché e os vereadores Ivan de Gerino e Tião.
CAPS3

Comissão inicia análise das propostas inscritas no Edital de Ações Continuadas

Linha de fomento do Fundo de Cultura da Bahia apoia entidades articuladoras da cultura no Estado; atualmente 11 instituições são beneficiadas
Cultura Bahia
As propostas inscritas no Edital de Ações Continuadas de Instituições Culturais passarão por análise de mérito para definir quais serão selecionadas para o novo triênio 2017/2020. A avaliação será realizada por uma Comissão Temática, formada pela Comissão Gerenciadora do Fundo de Cultura da Bahia e cinco especialistas nas diversas áreas da cultura, sendo quatro deles convidados vindos de outros estados brasileiros. Os trabalhos terão início no dia 30 de agosto e se estendem até o dia 3 de setembro.

Foram consideradas inscritas 33 propostas de instituições culturais de um total de 54 propostas apresentadas. A análise de mérito é realizada a partir de parâmetros como o perfil da instituição e capacidade de gestão; plano de ação coerente e viável; e harmonia com a política estadual de cultura. A linha de fomento, com formato plurianual, tem como característica principal conceder apoio a atividades regularmente desenvolvidas por instituições culturais privadas baianas, sem fins lucrativos, que observem as diretrizes da política estadual de cultura e contribuam para que seus objetivos sejam alcançados.

Para compor a equipe da Comissão Temática, foi aberta uma consulta pública online, onde nomes da cena cultural local e nacional foram apresentados, sendo que dois deles, Célio Pontes (especialista em Economia da Cultura pela UFRGS e pós-graduado em Políticas Culturais pela Universidade de Girona/Espanha) e Carolina Ficheira (mestra em Comunicação e Cultura, doutoranda em Ciência e Literatura pela UFRJ) foram selecionados. Além deles, Clarice Libânio (doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG e gestora de Organização Não Governamental Favela é Isso Aí), Maria Arlete Gonçalves (consultora cultural, Ex-diretora de Cultura da Oi Futuro, que participou do processo seletivo anterior) e Luciana Vasconcelos (arquiteta e coordenadora do Escritório Bahia Criativa), formam a comissão.

O fim do primeiro ciclo de apoio plurianual (2013/2015) representou a consolidação da linha de fomento que passou por revisão para organização desta nova seleção pública, mantendo os principais pilares do programa: convênio por três anos, avaliação de desempenho, repasses vinculados a metas e descentralização das ações. Os beneficiários foram divididos em duas categorias: a) propostas de Ações Continuadas de Instituições Culturais com mais de 20 anos de atuação; e b) propostas de Ações Continuadas de Instituições Culturais com mínimo de 05 anos de atuação. O valor global projetado para o apoio durante o triênio é de R$ 22,350 milhões. As instituições devem estar sediadas no Estado há, pelo menos, cinco anos.

O superintendente de Promoção Cultural e presidente da Comissão Temática, Alexandre Simões, ressalta que a Bahia é pioneira nessa linha de apoio, que é uma ferramenta importante para a sustentabilidade das instituições culturais, permitindo uma maior participação destas na vida cultural. “Essa linha é singular, eficaz e decisiva para difundir memória, história e patrimônio cultural do Estado”. Ele explica que o apoio continuado deve ser de caráter complementar. Essas organizações precisam aportar recursos próprios ou oriundos de outras fontes para a plena realização da proposta.

São consideradas instituições culturais organizações ou espaços com objetivos exclusivamente artístico-culturais dotados de história, identidade conceitual, valor socialmente reconhecido e atuação sistemática através de bens de cultura, equipamentos, produtos e/ou serviços culturais públicos. Os atuais beneficiários do triênio 2013/2015 tiveram os contratos prorrogados até dezembro deste ano visando a continuidade de suas atividades. Atualmente, são beneficiadas as instituições Academia de Letras da Bahia, Associação Cultural Tarcília de Andrade, Fundação Anísio Teixeira, Balé Folclórico da Bahia, Fundação Casa de Jorge Amado, Fundação Hansen Bahia, Museu Carlos Costa Pinto, Fundação Pierre Verger, Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Museu da Misericórdia, Teatro Vila Velha, Teatro Gamboa Nova e Teatro Popular de Ilhéus.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br

IPHAN cede prédio histórico à Prefeitura de Cairu

CAsarão
A Prefeitura de Cairu,através das secretarias da Cultura e de Planejamento Urbano e Infraestrutura,celebraram uma importante parceira com Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) nesta sexta-feira (25). Na oportunidade, o prefeito Fernando Brito e os secretários municipais Graça Peleteiro e Benedito Passos estiveram reunidos com o superintendente do IPHAN na Bahia, Bruno Tavares, para assinatura do termo de cessão de uso do sobrado localizado na Rua Barão Homem de Melo,na Sede de Cairu, que passará a abrigar as duas secretarias municipais .

O prédio histórico foi completamente restaurado pelo IPHAN há alguns anos, mas encontrava-se sem utilização. A gestão do prefeito Fernando Brito empenhou – se no processo de cessão do imóvel junto ao Governo Federal por entender a importância da preservação do patrimônio histórico do município.

“Com a assinatura do termo de cessão, passaremos a dar real vida a este prédio histórico. Asseguraremos a preservação e integraremos o imóvel ao cotidiano dos cairuenses , garantindo uma efetiva utilização do bem público “,frisou o prefeito.
CAsarão FB

LUTO: Vereadores cairuenses aprovam moção de pesar pelas vítimas do naufrágio

Abdon
Logo na abertura da sessão legislativa dessa sexta-feira, dia 25/8, o presidente da Câmara Municipal, Abdon Abdala Ché Neto (PSD), pediu um minuto de silêncio em memória dos mortos no naufrágio da embarcação Cavalo Marinho I, ocorrida na manhã da última quinta-feira (24), na travessia entre Mar Grande e Salvador, deixando até o momento 18 vítimas fatais.

Por indicação dos vereadores Francisco Alves (PCdoB), o Tião, e Ivan de Gerino (PTdoB), também subscrita por todos os demais edis, foi aprovada moção de pesar pelo trágico acontecimento dedicada aos sobreviventes e familiares das vítimas, expressando a solidariedade de todos da Casa, vereadores, servidores e a população em geral, neste momento de profunda dor e tristeza pela perda dos entes queridos.

Ivan lamentou a forma dramática como tudo aconteceu e registrou a imensa tristeza que se abate nesse momento sobre todo povo baiano. “Que Deus conforte cada familiar que perdeu ente querido”, desejou.

Já o vereador Tião, lembrou que a moção de pesar é dedicada em especial às famílias Gomes e Queiroz, moradoras da Velha Boipeba, que perderam parentes e amigos no desastre náutico.

J. Britto, Da Reportagem Local
CVCAIRU

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura de Valença, em resposta a algumas colocações feitas pela vereadora Lorena Mercês, durante a Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, desta última terça-feira, 22 de agosto, assim como em redes sociais, sobre possível incoerência nas ações do Executivo, relativa a valores salariais de alguns profissionais, esclarece:
Os profissionais com os salários citados pela vereadora são médicos, engenheiros e arquitetos. O fato foi ocasionado pela mudança de sistema que gerencia a folha de pagamento, e a Controladoria Interna já solicitou ao SIGA (Sistema Integrado de Gestão e Auditoria) para que sejam realizadas todas as correções necessárias nas funções dos mesmos, e já foi autorizado pelo TCM. Também é válido informar que o valor registrado é do salário bruto, e que os contracheques dos profissionais estão à disposição.

Importante informar que todos esses esclarecimentos foram prestados ontem mesmo, na oportunidade do pronunciamento da vereadora. Seguimos à disposição.

ASCOM – Prefeitura Municipal de ValençaRM

CAIRU AMPLIA VACINAÇÃO CONTRA HPV

HPV

Desde a última segunda-feira (21/8), a Secretaria Municipal da Saúde de Cairu ampliou a vacinação contra o HPV para a população entre 15 a 26 anos, de ambos os sexos. A mudança é temporária e segue uma orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde.

A estratégia está sendo adotada em todo o País para priorizar as vacinas que estão próximas a data do vencimento. A vacinação para o público-alvo anterior será mantida. Até então, a campanha abrangia meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Para a faixa etária de 15 a 26 anos, incluída agora, a orientação é seguir o esquema vacinal de duas doses. A estratégia se mantém até o fim dos estoques, mas quem tomar a primeira dose neste período terá a dose subsequente garantida.

No sexo feminino, a vacina protege contra o câncer de colo de útero, que atualmente é o 3º mais frequente e a 4ª causa de morte por câncer em mulheres no Brasil.Para os homens, o objetivo é proteger contra os cânceres de garganta, pênis e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais. A vacina é reconhecida internacionalmente e estimula a produção de anticorpos específicos para os quatro tipos do HPV que circulam no Brasil.

270 mil atendimentos foram realizados pelo SAC Valença

O SAC Valença, em três anos de funcionamento, realizou 270.385 atendimentos contabilizados até julho de 2017. O posto oferece à população local serviços de nove unidades conveniadas, como o Banco Mais BB, Detran, Sefaz Estadual, SineBahia, Antecedentes Criminais e Identidade (SSP), além de Planserv, Ceprev e CPF (Saeb), resultando em 194 serviços disponíveis.
maria-helena-e1432568930451
A unidade, atualmente, conta com 36 colaboradores. Entre os cinco serviços mais demandados no posto em julho de 2017, a liderança fica com a emissão da 2ª e demais vias da Carteira de Identidade (1.232), seguida pela solicitação de entrada no seguro-desemprego (391). O terceiro serviço mais demandado foi a renovação da Carteira de Habilitação com 288, e depois vem a primeira via da Carteira de Identidade com 264. Por fim, a consulta ao seguro desemprego (187).

Para a gerente do posto, Maria Helena Cabral, a implantação do SAC Valença foi de fundamental importância para a população local. “É uma satisfação muito grande cumprir com nosso dever de funcionário publico, garantindo ao cidadão uma prestação de serviço de qualidade, com exercício pleno da cidadania. O funcionamento do SAC faz muita diferença na vida das pessoas daqui”, ressaltou.

Para outras informações sobre os horários de atendimento e toda a documentação necessária para os serviços na Rede SAC, a Secretaria da Administração do Estado (Saeb) disponibiliza o Portal SAC www.sac.ba.gov.br , o aplicativo SAC Mobile e os números 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020-5353 (celular). *SAC
Fonte: Nas Malhas da Lei.