Monthly Archives: janeiro 2018

COLÉGIO DO ZIMBO APROVA ESTUDANTE EM PRIMEIRO LUGAR

Parabéns ao Colégio Modelo do Zimbo pela aprovação em primeiro lugar da estudante Kelly Ferreira dos Santos, nos superconcorridos cursos de Direito da Uneb Campus XV e de Administração da Uneb Campus V (segunda opção). Sintam-se honrados: aluna, família, amigos, colegas, comunidade e todos que fazem do Colégio do Zimbo e da Educação de Cairu um modelo exemplar!

27356158_1685242004831623_499063789084159552_o

PREFEITURA CANCELA ALVARÁ DE DEMOLIÇÃO

27073387_1708573009201644_3424107509692403629_n
Nesta terça feira, dia 30 de janeiro de 2018 o Conselho de Cultura em reunião extraordinária, se reuniu com o arquiteto que compareceu representando o empresário Hilton Couceiros de Matos e que está encarregado das obras nos sobrados da Praça da República, este apresentou um relatório sobre o estado de conservação dos prédios e as intenções de construção.
27655110_1708573109201634_1936184598281781042_n
O Conselho por sua vez, informou ao arquiteto sobre as providências necessárias para se efetivar uma construção nos imóveis, ao tempo em que passou para ele o documento de salvaguarda pelo Estado (IPAC), dos prédios que já são tombados pelo município.

Durante a reunião o Conselho entrou em contato com o IPAC para a realização de uma visita em regime de urgência para avaliação dos prédios e uma das Conselheiras que também é diretora na secretaria de Infraestrutura noticiou que o Alvará de Demolição já foi cancelado pelo prefeito, devendo o proprietário Hilton Couceiros de Matos aguardar a avaliação técnica dos engenheiros do poder público (Estado) para, mediante TAC (Termo de Ajuste de Conduta) realizar a construção do seu empreendimento sem alterar as fachadas dos prédios.

CACAU DO SUL DA BAHIA GANHA SELO

plantio-de-cacau-vai-reflorestar-areas-devastadas-3
O Sul da Bahia está em festa. É que foi publicada nesta terça-feira (30), pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a Indicação Geográfica (IG) da região no que se refere à produção da amêndoa de cacau. Com a conquista da IG, por solicitação da Associação Cacau Sul Bahia, a área passa a contar com o Selo de Origem, o que permite aos produtores valorizarem o trabalho desenvolvido, bem como a produção de cacau e chocolate.O Selo é concedido a lugares que são conhecidos como tradicionais produtores de um determinado produto ou serviço ou cujas características do produto, quando originário do local, são únicas. No caso do Sul da Bahia, conta toda a tradição e história em torno da produção de cacau, como, por exemplo, o modo de produção cabruca, que minimiza o impacto no meio ambiente, ajudando a manter parte da flora e sem eliminar a fauna local.Para o secretário executivo da Associação Cacau Sul da Bahia, Cristiano Santana, a Indicação Geográfica é um reconhecimento de que a região tem um produto diferenciado, uma história. “É uma narrativa que fala de desenvolvimento regional e econômico através da agregação de valor ao produto amêndoa de cacau da qualidade e da origem. Essa publicação marca o fim de uma etapa e o início de outra que é trabalhar, dentre outras coisas, a qualidade, o marketing e a comunicação em cima da região e seu produto”, ponderou. A Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), através do Instituto Federal Baiano, no Edital de Apoio a Tecnologias Sociais e Ambientais, fez parte de todo o processo para a conquista do Selo, o que envolveu, inclusive, nos últimos anos, aplicação de recursos, por parte da Fundação, no valor de R$ 151 mil. O secretário da Secti, Vivaldo Mendonça, destacou a importância do Selo para a Bahia. “É o reconhecimento que o Sul da Bahia possui características diferenciadas e que nos colocam num patamar elevado para comercialização de nossos produtos”.

Datafolha: mesmo condenado, Lula vence em qualquer cenário

images_cms-image-000572620
A condenação sem provas do ex-presidente Lula pelo TRF-4, na semana passada, não diminuiu o apoio do eleitor ao petista; nova pesquisa Datafolha mostra que Lula segue líder isolado na disputa pela Presidência e venceria com facilidade qualquer um dos candidatos apresentados, com percentuais que variam de 34% a 37%. No segundo turno, venceria Alckmin (49% a 30%) e Marina (47% a 32%), além de Bolsonaro, que parou de crescer nas sondagens, após denúncias de corrupção; condenação de Lula pode torná-lo inelegível, mas sua participação na campanha depende de uma decisão do TSE que só deve ocorrer em setembro; até lá, ele pode se apresentar como pré-candidato e recorrer a tribunais superiores para garantir seu nome na disputa.
Com informações do BRASIL247

TUDO PRONTO PARA A TRAVESSIA SALVADOR X MORRO DE SÃO PAULO

Evento apoiado irá reunir mais de 200 atletas de diversos estados no dia 3 de fevereiro.

b5d28e_5d72a4aba7fb40aba279b07ecc563b3d~mv2_d_5327_3551_s_4_2

“Quando idealizamos a I Travessia Salvador – Morro de São Paulo de Canoa Havaiana, tínhamos a certeza de termos nas mãos uma grande ideia. Por isso, toda a nossa equipe se dedicou verdadeiramente ao planejamento e execução desta prova que se tornou um marco na história da canoagem nacional.

Ao meu papel de idealizador do evento e de gestor do esporte do Yacht Clube da Bahia, juntaram-se a superação do atleta e todas as emoções que a oportunidade de participar como competidor na Travessia, poderiam me proporcionar.

Largar do nosso querido YCB, deixar para trás o imponente Farol da Barra, ganhar o mar aberto, para após muito remo, suor e água salgada, encontrar o emblemático Farol do Morro de São Paulo e as águas quentes e cristalinas de suas praias, é algo que ficará para sempre na minha memória.
percurso2
Poder estar à frente da organização deste evento, ao lado de um competente time de parceiros me dá a certeza de que a Travessia Salvador – Morro de São Paulo seguirá sempre em bom rumo, contribuindo de forma especial para o desenvolvimento do esporte e do turismo náutico no nosso estado.”

Acontece no dia 3 de fevereiro, o II Desafio Yacht, uma remada de 60 Km, de Salvador a Morro de São Paulo, que irá reunir cerca de 200 atletas de 10 estados brasileiros.

A competição é uma realização do Yacht Clube da Bahia.

A Travessia Yacht – Morro é a maior competição de canoa havaiana do país sem auxílio externo, ou seja, sem revezamento ou barco de apoio. É uma prova de resistência.

No percurso, há dois pontos de controle de passagem obrigatória, que ficam localizados a 20 e 40 km da largada. Todo o trajeto será acompanhado pela Marinha do Brasil. Além disso, a organização contará com mais de dez barcos de apoio e sistema de rastreamento online de todas as canoas, via satélite.

Os maiores nomes da canoagem brasileira já estão confirmados, como equipe Samu, José Marcos Mendes, Gabi Latini, Alessandro Matero, Guto Campos, Fernando Fernandes e outros grandes nomes do esporte nacional.

Os atletas baianos também já estão se preparando há meses e entre as confirmações, equipes do Yacht Clube da Bahia, Extreme Canoe Club, Nativus VA’A e Kirymurê Outrigger. Nas embarcações individuais, estão confirmados os 3 principais atletas do circuito baiano: Mateus Tavares, Clóvis Nunes e Cláudio Britto.

regata2

Programa Internet para Todos é apresentado a prefeitos da Bahia

IMAGEM_NOTICIA_5
O programa Internet para todos do Governo Federal foi apresentado aos prefeitos da Bahia na tarde desta segunda-feira (29) na sede da União dos Municípios Baianos (UPB). A iniciativa pretende garantir conectividade a mais de 40 mil localidades municipais que não contam com acesso à internet de banda larga. A apresentação foi feita pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab (PSD), no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), em cerimônia que contou com a presença de diversas autoridades políticas como o presidente da Assembleia Legislativa, Angelo Coronel (PSD) e o senador Otto Alencar (PSD). Na ocasião, os gestores puderam entender como habilitar o município para receber a antena de transmissão da internet. O vice-governador João Leão (PP) prometeu que o governo da Bahia vai criar um grupo para ajudar os gestores municipais a pedir os auxílios do Internet para Todos. “Sejam do partido que for e de que posição política tenham, os prefeitos que quiserem, podem procurar a ajuda da Secretaria de Ciência e Tecnologia”, destacou Leão. Para se habilitar os municípios deverão oferecer um local para instalação da antena, cuidar da segurança do equipamento, fornecer energia elétrica e aprovar no legislativo municipal um projeto de lei de isenção do ISS para empresa de telecomunicação que prestará o serviço. Após estar habilitada, a prefeitura assinará convênio com o Governo Federal. A medida, de acordo com o ministro, pretende tirar o Brasil da dependência tecnológica de outros países e corrigir “distorções sociais” no acesso à internet. O presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, saudou a iniciativa lembrando que as prefeituras têm um custo alto para manter o serviço. “Além de atender a população, vai tirar um custo dos municípios”, destacou. Ele ressaltou ainda que a UPB, como “Casa dos Prefeitos”, era portanto o local mais indicado para receber esse evento. Para o ministro Kassab, o programa é “um dos mais importantes programas de inclusão social que o Brasil tem hoje”. Segundo Kassab será possível levar conectividade a “qualquer canto do Brasil”, graças a recente aquisição pelo governo brasileiro do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), o primeiro artefato do tipo no Brasil de uso civil e militar, que contou com investimentos da ordem de R$ 2,7 bilhões e tem previsão de operar por 18 anos.
Com informações do Bahia Noticias

COMEÇA HOJE O PLANEJAMENTO TÉCNICO-PEDAGÓGICO DE CAIRU

19642729_1679563292066161_1473362747408693382_n
Planejamento do Ano Letivo com Gestores e Coordenadores Pedagógicos, de 30/01 a 01/02/18

Diretores, vices-diretores e coordenadores de todas as unidades escolares participarão, junto com técnicos da Secretaria Municipal da Educação, de reuniões intensas de planejamento técnico-pedagógico hoje (30) de janeiro e 01 de fevereiro, no salão nobre da Câmara de Vereadores de Cairu. O encontro servirá para a formação das equipes de trabalho, com vistas ao direcionamento do ano letivo, que começará em 19 de fevereiro. A Jornada Pedagógica Central, com todos os trabalhadores da Educação do Sistema de Ensino de Cairu, está prevista para o dia 15 de fevereiro, no plenário da Câmara Municipal.

Com o lema “A Nossa Fortaleza é a Educação”, a secretária Luana Figueiredo diz que o objetivo desses preparativos é o fortalecimento da escola pública de qualidade para avançar muito mais nas conquistas da Educação de Cairu.

PRORROGADO RECADASTRAMENTO DA EDUCAÇÃO DE CAIRU

PRORROGADO o PRAZO do RECADASTRAMENTO dos TRABALHADORES da EDUCAÇÃO
REDUCACAO
Agora os Servidores Efetivos da Secretaria Municipal da Educação de Cairu tem até a próxima sexta-feira (2 de fevereiro) para realizarem o RECADASTRAMENTO funcional. Mais de 75% já atualizaram os seus dados. Venha atualizar também os seus…!!!

Garapuá Ganha Nova Praça

A comunidade de Garapuá ganhou um novo espaço de lazer e confraternização localizado na orla de uma das mais belas praias do município – arquipélago. A Prefeitura de Cairu, através da secretaria de Planejamento Urbano e Infraestrutura, construiu, em frente a capela do padroeiro da localidade, uma nova praça que tem tudo para torna – se mais um cartão postal do município de Cairu.
20180126_191808
A nova praça segue o conceito similar ao encontrado em outras localidades turísticas, tendo a função tanto de servir como espaço ampliado para fiéis em períodos de celebração, como uma área de convivência para cairuenses e visitantes.

Outras obras vêm sendo realizadas pela administração municipal em Garapuá para proporcionar bem estar à população, recentemente atendendo a um apelo da comunidade, o colégio municipal foi murado. As obras de reforma da unidade de saúde também encontram-se em ritmo acelerado.

ESTRADA GAMBOA ZIMBO

anúncio Estrada Gamboa Zimbo 1