Monthly Archives: dezembro 2018

CAIRU LANÇA PORTAL ELETRONICO

48370867_2093449507344202_6404164883968950272_n
Os turistas que visitam as paisagens paradisíacas do município-arquipélago de Cairu agora terão um guia completo no celular. A Prefeitura de Cairu lançou o portal arquipelagodecairu.com, que traz um mapa turístico completo do único município- arquipélago do Brasil, além de informações sobre roteiros turísticos, gastronomia, prática de esportes e aventuras, manifestações culturais e monumentos históricos, deste que é um dos municípios mais antigos do país.

O objetivo da iniciativa é facilitar a apresentação do arquipélago aos turistas, com foco na valorização do patrimônio histórico, cultural e natural do município. O site tem tradução para inglês, além de ser completamente navegável por celular. O projeto ainda tem um viés educativo com uma parte dedicada a apresentar atitudes que podem ser tomadas para tornar a estadia no arquipélago mais sustentável.

Outro destaque do portal é a divulgação das informações sobre a Tarifa de Uso do Patrimônio do Arquipélago (TUPA), que é cobrada dos turistas na chegada a Morro de São Paulo. A tarifa tem como objetivo proporcionar a manutenção e preservação deste patrimônio. No arquipelagodecairu.com/acoes serão publicadas as ações nas quais estão sendo investidos os recursos arrecadados

Prefeito Fernando Brito formaliza desapropriação para criação de estrada entre Morro de São Paulo e Gamboa

IMG-20181217-WA0090

Por iniciativa do secretário de Planejamento Urbano e Infraestrutura, o engenheiro civil Benedito Passos, visando melhorar o sistema viário do município, o prefeito Fernando Brito esteve reunido nesta segunda-feira (17/12) com o empresário Oliviero Bucci Casari, representante da Fazenda Caieira. Na oportunidade foi assinado pelo gestor municipal o contrato desapropriação, de acordo com o decreto n°2.921/2018 que autoriza a desapropriação de uma área de aproximadamente 2.300m² da fazenda, oficializando assim a nova estrada de acesso interligando Morro de São Paulo à Gamboa. O decreto teve como base a Lei Federal n°10.257/2001 que versa sobre gestão e promoção do desenvolvimento urbano.

Com a desapropriação, o caminho passará a ser oficialmente uma servidão pública. Caberá à administração municipal de Cairu o ordenamento e também a delimitação por cercas nas laterais da estrada.

A nova via é uma necessidade em virtude do desenvolvimento econômico do destino turístico. O acesso facilitará o transporte de mercadorias para abastecimento de Morro de São Paulo, tornando -o muito mais rápido e eficiente, além de melhorar a vida dos cairuenses que precisam se deslocar entre os distritos.

FONTE: ASCOM/CAIRU

Rui garante 13º e anuncia antecipação de salário dos servidores

WhatsApp-Image-2018-12-18-at-19

Anunciou foi feito na noite desta terça-feira (18), durante o programa #PapoCorreria, transmitido ao vivo pelas redes sociais

O Governo do Estado vai antecipar o salário de dezembro dos servidores. A informação foi anunciada pelo governador Rui Costa na noite desta terça-feira (18), durante o programa #PapoCorreria, transmitido ao vivo pelas redes sociais.

Inicialmente previsto para o dia 28 (último dia útil do ano), o pagamento será realizado já na próxima sexta-feira (21). Um dia antes, na quinta (20), o funcionalismo estadual receberá também a segunda parcela do 13º salário, que também foi assegurada pelo governador durante o programa.

Proximidade com público marca estreia do Acústicos no MAM

Com um palco baixo e próximo ao público, Daniela Mercury apresentou um repertório que passeou por canções consagradas da MPB e sucessos da carreira.

13053817122018_editor_AcsticosnoMAMcomDanielaMercury_FotoSrcioFreitas4
Daniela Mercury foi a atração da estreia do projeto Acústicos no MAM, no último domingo (16). Foto: Sércio Freitas/Divulgação

Com o pôr-do-sol da Baía de Todos os Santos e os casarões históricos do Museu de Arte Moderna (MAM) como cenário, Daniela Mercury subiu no palco do Acústicos no MAM no último domingo (16). A estreia do projeto, que leva música para o fim de tarde do MAM, teve intimidade e proximidade entre o público e a artista. O palco baixo proporcionou um contato quase que direto e em muitos momentos ela conversou e respondeu aos pedidos dos fãs.

Intitulado Afro Cyber Retrô, o show acústico-percussivo que a cantora apresentou contou com um repertório mesclado de canções consagradas da música brasileira e sucessos da sua carreira. Águas de Março, Corcovado e Desafinado, se juntaram a Meu Plano, Beat Lamento, além da inédita Pantera Negra Deusa, lançada em novembro. Daniela estava acompanhada dos músicos Alexandre Vargas, Luizinho do Jêje e Yacoce Simões.

Em entrevista coletiva à imprensa, ela falou sobre a felicidade de apresentar um outro lado do seu trabalho para o público de Salvador. “Vou apresentar esse show novo que é a minha exposição que eu trago aqui para o MAM. É uma oportunidade de apresentar pela primeira vez em Salvador algumas canções, que não cabem dentro de um repertório mais de Carnaval e para festas mais dançantes”, afirmou a cantora para os jornalistas.

O Acústicos no MAM tem a proposta de apresentar shows de importantes nomes da música brasileira. A nossa proposta é oferecer uma opção de lazer para quem gosta de estar ao ar livre para contemplar o que há de melhor no verão de Salvador: mar, pôr-do-sol, música e arte. Depois da edição de estreia com Daniela Mercury, o projeto segue em janeiro com show da banda A Cor do Som, no domingo dia 20. 03 de fevereiro e 24 de março são as próximas datas confirmadas.

A iniciativa coloca o MAM alinhado com outros museus no mundo, que também têm aberto as suas portas para eventos que exploram outras linguagens. A ideia é aproximar o museu de outras linguagens artísticas que vão além das artes visuais. O evento é uma realização da E33 Entretenimento, com apoio do Museu de Arte Moderna e do Governo da Bahia e patrocínio da Devassa, Rappi, Sobieski e Beefeater.

Fonte: LK COMUNICAÇÃO

Município – arquipélago de Cairu participará de publicações turísticas em alemão

48357953_2090727970949689_2927541823117197312_n

Cairu deve ganhar as páginas dos novos guias em língua alemã “DuMont Brasilien”, “Stefan Loose Travel Brasilien” e “Baedeker Brasilien”, com lançamento previsto para 2019. As publicações oferecem ao turista europeu informações sobre a cultura brasileira, os melhores hotéis, restaurantes, entretenimento, passeios e pontos turísticos. Desde a última sexta-feira até o dia 21/12, a Prefeitura de Cairu, por meio da Secretaria de Turismo, está recepcionando o jornalista Nicolas Stockmann, coordenador e editor-chefe da Editora Dumont, responsável pelas publicações, nos principais pontos turísticos de Boipeba e Morro de São Paulo. O projeto conta com o apoio da Embratur e deve visitar outros destinos baianos.

A Editora Dumont é responsável pelas publicações dos guias europeus mais importantes e reconhecidos sobre o Brasil, atingindo 80% do fluxo turístico do mercado da língua alemã,principalmente Alemanha e Suíça, um dos maiores mercados emissores para o Brasil. Todos os guias são direcionados aos públicos das classes A e B.

A iniciativa é mais uma das inúmeras apoiadas pela Prefeitura de Cairu para divulgação turística do município- arquipélago. Durante todo o ano de 2018, jornalistas de diversos estados brasileiros, bem como estrangeiros, visitaram o município com o apoio logístico da gestão municipal.
48364963_2090727930949693_104922529168097280_n

FONTE: Ascom/Cairu

RAIMUNDO COSTA É DIPLOMADO E ESTÁ APTO PARA ASSUMIR MANDATO DE DEPUTADO FEDERAL

Por Magno Jouber
48403801_2169634789755006_6213542900953776128_n
“A Deus, à Família, aos Amigos e aos PESCADORES!…OBRIGADO!”
A frase acima foi copiada do Facebook do deputado federal eleito Raimundo Costa, diplomado pela Justiça Eleitoral baiana nesta segunda-feira (17) em cerimônia realizada no salão do Teatro Castro Alves em Salvador e presidida pelo presidente da Corte Eleitoral, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano. A diplomação atesta que o candidato está efetivamente apto para assumir o mandato que se inicia em 1º de janeiro de 2019 com final em 31 de dezembro de 2023.
A partir de agora, entra a contagem para a posse no próximo dia 1º de janeiro de 2019. A menos de 15 dias para a posse do primeiro deputado federal eleito, filho de Valença, na nova República, a expectativa é grande em toda região do Baixo Sul. É inegável que estamos diante de um novo cenário político e um deputado que tem habilidade política suficiente para buscar recursos e elaborar projetos para favorecer Valença e região, além de defender a bandeira da pesca.

DIPLOMADOS
Dentre os 138 diplomados estão o governador reeleito Rui Costa, o vice-governador João Leão, os dois senadores, 39 deputados federais e seus 16 suplentes, além dos 63 deputados estaduais junto com 16 suplentes ao cargo.
Solenidade
Ao dar início à cerimônia de diplomação, o presidente do TRE-BA agradeceu a presença de todos, em especial aos membros da Corte e servidores pela “contribuição, entrega e dedicação”. Também saudou os eleitos e afirmou que terão a missão de fazer uma análise sobre os pactos firmados com a sociedade.
“Vossas Excelências devem ser, na melhor acepção do termo, servidores públicos. A partir do dia 1º de janeiro de 2019, cada um de vocês terá oportunidade de traduzir as expectativas que os trouxeram até aqui em ações concretas, em favor da construção de um grande estado, com mais justiça, menos desigualdades, mais respeito à coisa pública, menos decepções. Nosso povo hoje não aceita e não admite qualquer tentativa de ludibriá-lo. O maior desafio é a permanência do diálogo e a incansável composição de interesses de forma a nada, nem a ninguém, conceder privilégios. Tenham nas mãos o diploma que vos entrega a Justiça Eleitoral e com firme convicção proclamem ser possível a construção de uma nova Bahia.”
Na sessão solene, o governador Rui Costa (PT) e seu vice, João Leão (PP) foram diplomados, respectivamente, pelo presidente do TRE baiano, desembargador Rotondano, e pelo vice-presidente e corregedor do TRE, desembargador Jatahy Júnior. Os senadores Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD) também receberam o diploma das mãos do presidente. Os deputados federais e estaduais e seus suplentes foram diplomados pelos demais componentes da mesa.
Ao concluir seu discurso, o desembargador Rotondano ressaltou que os diplomandos foram eleitos pela comuna baiana para, em seu nome, “realizar a enorme tarefa de construir e resgatar esperanças de melhores dias e futuro promissor. Enorme e bela missão a qual não vos é dada a opção de falhar, mas somente a de, a todo custo, executá-la e vencê-la.”
Prevista no artigo 215 do Código Eleitoral, a diplomação é considerada o último ato do processo eleitoral e atesta que o candidato foi efetivamente eleito e está apto a tomar posse no cargo.

Prefeito Fernando Brito sanciona legislação que cria o Fundo Municipal de Turismo de Cairu

48385772_2090358437653309_2368296721370316800_n

O prefeito Fernando Brito sancionou a Lei n°550/2018 que dispõe sobre a Política Municipal de Turismo, o Sistema Municipal de Turismo, além de criar o Fundo Municipal de Turismo(FUMTUR). A legislação sancionada define as atribuições do Município no planejamento, desenvolvimento e fomento ao setor turístico, além de disciplinar a prestação de serviços turísticos.

O FUMTUR é um novo instrumento para a captação e aplicação de recursos na atividade turística no arquipélago. Estes recursos poderão ser provenientes de créditos orçamentários e adicionais; doações e contribuições de pessoas físicas e jurídicas, públicas ou privadas; e convênios com entidades públicas, ou privadas, sejam elas nacionais ou internacionais; entre outros. Compete à Secretaria Municipal do Turismo a movimentação e aplicação desses recursos.

A criação do FUMTUR atende um dos critérios do Ministério do Turismo para a participação do município – arquipélago de Cairu no mapa do Turismo Brasileiro, possibilitando a participação do município com projetos em editais e emendas parlamentares a serem apresentados ao MTUR. Os recursos captados através do fundo municipal serão aplicados em programas de promoção, proteção e recuperação turística, no financiamento de estudos e pesquisas, capacitação, divulgação e custeio de eventos no município.

AÇÃO SOCIAL AME, PROMOVIDA PELA CLÍNICA AME E FACULDADE FAESB ACONTECEU NO NOVO HORIZONTE

Aconteceu no sábado dia (15) a ação social AME, promovida pela clínica AME e faculdade FAESB para atendimento gratuito a comunidade do Bairro do Novo Horizonte Valença-BA.
neto-1-e1545005028895
O evento contou com atendimento em diversas especialidades nos mais diversos ramos profissionais como fisioterapia, quiropraxia, Ventosaterapia, acupuntura, enfermagem estomaterapia, curativos, preventivos, nutricionista, corte de cabelo masculino, atendimento psicológico, atendimento psicopedagógico, atendimento jurídico nas áreas e defesa do consumidor direito penal, direito civil direito previdenciário e trabalhista, atendimento contábil para abertura de empresas e resolução de questões contábeis, atendimento e consultoria em engenharia civil, atendimento odontológico com odontomóvel à disposição da população do Bairro do Novo Horizonte, educadores físicos, atendimento de assistência social e muitos outros serviços.

A Dra.Rosa Fonseca Enfermeira Estomaterapeuta e especialista em saúde pública ideóloga do projeto, diretora administrativa da clínica AME, afirmou que ação social teve o objetivo de atendimento às pessoas do Bairro do Novo Horizonte, especificamente Minha Casa Minha Vida, Portelinha, Quilombo com extensão ao Bairro do Jacaré.

Segundo o prof. Dr. Francisco Neto, diretor-geral da Faculdade Faesb e gestor da Faculdade UniDom Pedro II EAD Polo Valença, trata-se de uma ação humanitária onde todas as empresas de qualquer ramo deveriam desenvolver e aplicar na sua função social para melhoramento da sociedade e que essa ação será estendida nos próximos anos para outros bairros.

Fonte: Blog do Pelegrini

Espetáculo Aiyê Quilombola alegrou as terras Cairuenses

59cb19_9221f6b31f724878b0780c3776187d79~mv2_d_6000_4000_s_4_2
A Ilha de Boipeba e a comunidade de Torrinhas vivenciaram momentos de muita alegria e intercâmbio cultural. A equipe que compõe o projeto Baixo Sul em Cena – Ano III, através de uma parceria com a secretaria municipal de Cultura, realizou durante dois dias, oficinas gratuitas de dança afro, música e teatro para crianças e jovens da Ilha de Boipeba. Como resultado da interação positiva com a comunidade local, Boipeba foi agraciada com uma apresentação da mostra teatral Aiyê Quilombola.

A Praça central da Ilha ficou lotada na noite de quinta (13/12). Mais de 300 pessoas puderam assistir uma mistura de teatro, dança, música e artes circenses em um único espetáculo, o qual enaltece a cultura negra e a sua importância para o desenvolvimento do Baixo Sul da Bahia. “Boipeba não estava na programação, mas tornou-se nosso objetivo. Foi muito gratificante!”, ressaltou Cláudio Machado do grupo Vilavox. A mostra teatral possui no elenco artistas das companhias de teatro Antagon Theater AKTion (Alemanha) e Vilavox (Salvador), e mais 15 pessoas do próprio território Baixo Sul (maioria oriunda de comunidades remanescentes quilombolas), selecionadas através de uma oficina gratuita que aconteceu no mês de novembro, em Taperoá.

Dia 14 foi a vez da comunidade de Torrinhas apreciar o espetáculo que visa retratar a história de formação e resistência dos quilombos no Baixo Sul. Na plateia, moradores de várias localidades. “Um trabalho interessante que valoriza a nossa cultura. Nos mostra a nossa importância! Precisa vim mais vezes!”, afirmou Carine Conceição, moradora da comunidade vizinha Itiuca. “Maravilhoso! Emocionante! O que muito me fascinou é que eles quase não falam no espetáculo, mas dizem muito através da expressão corporal. Conseguem divulgar o quilombo de forma espetacular”, destacou Zenaide dos Santos de Cairu sede.

A série de apresentações será finalizada dia 16, na Praça da República, em Valença. Tal iniciativa está sendo realizada através do projeto Baixo Sul em Cena, que pela terceira vez aporta no Baixo Sul da Bahia, com o objetivo de formar e qualificar jovens por meio do intercâmbio artístico, de um trabalho colaborativo focado no respeito às diferenças e diversidades socioculturais. Uma realização dos grupos teatrais Antagon (Alemanha) e Vilavox (Salvador), através do projeto Escuna Criativa (site: www.escunacriativa.com.br). Confira a programação!

Fotos: V1 Comunicação – Vanessa Andrade.

‘Me enganei feio’, diz Xuxa sobre João de Deus após denúncias de assédio

BBQOOtH
Xuxa Meneghel usou seu perfil no Instagram para falar sobre as denúncias de assédio sexual contra o médium João de Deus, que vieram à tona na última semana e tiveram uma grande repercussão nas redes sociais.

A apresentadora se sentiu no papel de comentar o caso por ter sido uma das pessoas que já foram atendidas por ele. No vídeo a artista se desculpa por ter divulgado o trabalho do médium, que teve o pedido de prisão preventiva expedido pelo Ministério Público de Goiás.

“Quero dizer pra vocês que eu o conheci, fui lá fazer uma gravação – que não foi ao ar na Rede Globo. Conheci e tive um carinho muito especial por ele. Gostei daquela pessoa que eu conheci lá”, contou Xuxa.

Xuxa afirma que se sentiu enganada após toda história de assédio vir à público em um episódio especial do programa ‘Conversa com Bial’. “Infelizmente eu me enganei, e me enganei feio. Então eu tô vindo aqui pra pedir desculpa a vocês. Já divulguei o documentário dele, falei que era uma pessoa legal e tudo. Me sinto na obrigação de dizer a todos vocês que eu tô até um pouco envergonhada com tudo isso”.

Por fim a loira fez um apelo as pessoas que passaram a condenar as vítimas do assédio por terem demorado de fazer a denúncia e pediu para que as mulheres não se calassem.

“Queria que vocês entendessem que essas pessoas não falaram no passado por vergonha, por medo, querendo esquecer tudo isso. Mas quero dizer a todas vocês, mulheres, que passaram por isso, que eu tô com vocês, tá. Sinto muito, muito mesmo, muito, de verdade. Denunciem pessoas como essa e outras, que têm que pagar por isso”.

Xuxa é apenas uma das diversas celebridades que já foram atendidas pelo médium. A lista é grande e inclui celebridades internacionais como Oprah Winfrey, Naomi Campbell, as brasileiras, Maria Gretchen, Fernanda Lima, Camila Pitanga, Alice Wegmann, Luciana Gimenez, Ronaldo Fenômeno, Giovanna Antonelli, Maria Cândida, Lívia Andrade, Fábio Assunção e os políticos Lula e Dilma Rousseff.