Monthly Archives: janeiro 2019

Bahia abriga primeiro complexo solar da Atlas Renewable no Brasil

Usina fica em Bom Jesus da Lapa e gerou 700 empregos diretos na região

Parque São Pedro II_IV - Bom Jesus da Lapa _ credito Atlas Renewable Energy (2)

Com um investimento de R$ 244,4 milhões nas Centrais Fotovoltaicas São Pedro II e IV (54 MW), a Atlas Renewable Energy inaugurou seu primeiro complexo solar no Brasil na quinta-feira (24). As usinas ficam em Bom Jesus da Lapa, na Bahia, e têm capacidade de produção de mais de 150 GWh em um ano. Essa energia pode abastecer anualmente 82 mil residências. Juntas, as centrais possuem mais de 204 mil painéis solares em uma área de 150 hectares, que equivale a 210 campos de futebol.

“Este empreendimento é um passo muito importante porque é o primeiro parque que a Atlas inaugura no Brasil. Então, para a empresa, tem muito simbolismo”, afirma Luís Pita, gerente Geral da Atlas no Brasil. De acordo com ele, a Bahia tem vários fatores que propiciam um bom ambiente de negócios: “A irradiação solar é muito boa, as prefeituras que temos relações estão muito bem preparadas na questão ambiental para receber os empreendimentos. Além disso, tem o atendimento e auxílio que recebemos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Tudo isso contribui para olharmos com muito bons olhos a Bahia e firmarmos um importante compromisso com o Estado”.

Os planos da Atlas para a Bahia não param e são para um futuro próximo, segundo o gerente geral. No próximo mês, está previsto o início das obras do complexo Sertão Solar Barreiras (117 MW), no Oeste. E em março, a empresa prevê inaugurar as usinas Juazeiro I, II, III e IV (155 MW), no município que leva o mesmo nome, onde a Atlas foi responsável pela instalação da primeira subestação de energia solar 100% digital da América Latina.

Segundo Luiza Maia, secretária da SDE, abrigar o primeiro complexo solar da Atlas é um marco simbólico para o Estado, que ocupa o primeiro lugar em geração fotovoltaica. “O sol que tantas vezes castiga a população do semiárido, hoje gera emprego e renda. O governo baiano continuará trabalhando para incentivar e desenvolver as vocações naturais na busca de alternativas limpas para geração de energia”, afirma.

Transformação social

A chegada da Atlas em Bom Jesus da Lapa mexeu muito com a vida dos moradores da cidade. Além da implantação das centrais fotovoltaicas, a empresa investiu no desenvolvimento de trabalhos socioambientais e programa de comunicação social. Laís Maciel, diretora de Desenvolvimento de Negócios da SDE, explica que a responsabilidade social e ambiental é uma das contrapartidas exigidas quando as empresas solicitam o licenciamento ambiental.

“A Atlas foi muito além da contrapartida exigida e superaram as expectativas. Além dos 700 empregos diretos gerados na região, as mais de 300 famílias do entorno foram beneficiadas com alguns projetos sociais, entre eles, o Umbu Gigante, que foi responsável pelo melhoramento do fruto com a produção de 6 mil mudas desta espécie endêmica da caatinga (exclusiva deste bioma). O impacto econômico deste projeto é extremamente positivo, a fruta com maior valor agregado vai propiciar uma melhora na qualidade da renda das famílias”, afirma a diretora.

De acordo com a Atlas, já ocorreu o plantio e monitoramento de 4,5 mil mudas, o que beneficiou mais de 19 comunidades no município de Bom Jesus da Lapa. A expectativa é que daqui a 2 anos os umbuzeiros já estejam dando frutos e oferecendo mais uma fonte de renda para os moradores.

Fonte: Ascom/SDE

Programa para estágio abre 2.325 vagas e inscrições começam nesta quarta

programadeestagio

As inscrições para o o programa ”Partiu Estágio” começam nesta quarta-feira (30). Lançada pelo Governo do Estado, a iniciativa vai ofertar 2.325 novas vagas para estudantes universitários de instituições baianas. A informação foi divulgada pelo governador Rui Costa.

O edital do programa, que já contratou mais de seis mil estagiários para atuarem no serviço público, está disponível para consulta no site da Secretaria da Administração (www.saeb.ba.gov.br). As inscrições podem ser feitas a partir de hoje (30) até o dia 24 de fevereiro, por meio do site do programa: www.programaestagio.saeb.ba.gov.br, onde também está disponível a lista completa das vagas no serviço público. As oportunidades de estágio são para 62 órgãos estaduais, distribuídos entre 49 municípios baianos, incluindo a capital, Salvador.

As oportunidades de estágio são para 62 órgãos estaduais, distribuídos entre 49 municípios baianos. (Foto: Camila Souza/GOVBA)

Também nesta terça, Rui anunciou que será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) a nomeação dos 398 coordenadores pedagógicos convocados no concurso realizado em agosto de 2018. No último dia 16 de janeiro, o governador já havia nomeado 200 coordenadores dos 598 aprovados para as vagas. Na mesma data, foi publicada a nomeação dos 2.089 professores convocados no mesmo concurso. Lançado em novembro de 2017, o certame foi realizado por meio de parceria entre as secretarias da Educação e da Administração (Saeb).

Partiu Estágio – Prioritário para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), o programa está disponível para todos os alunos universitários residentes na Bahia e que estejam regularmente matriculados em cursos presenciais de instituições estaduais, federais e privadas com sede no estado. Também podem se inscrever estudantes que tenham estudado todo o ensino médio com bolsa integral na rede privada.

É necessário, ainda, que o candidato tenha idade mínima de 16 anos e que tenha cumprido pelo menos 50% do curso de formação. O cadastro de cada candidato irá compor um banco, que terá validade de seis meses, do qual sairão as convocações dos novos estagiários do Estado. Não poderão participar estudantes beneficiados pelo Projeto Estadual de Auxílio Permanência, instituído pela Lei 13.458/2015.

Como na edição anterior, o Partiu Estágio terá a reserva de 10% das vagas ofertadas para portadores de deficiência física, como o previsto pela Lei 11.788/2008. Desta forma, terão prioridade sobre as vagas não reservadas estudantes que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública, ou com bolsa integral na rede privada, e universitários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Não poderão participar estudantes beneficiados pelo Projeto Estadual de Auxílio Permanência, instituído pela Lei 13.458/2015.

Inscrições
Candidatos que estejam se inscrevendo pela primeira vez no Partiu Estágio devem estar atentos sobre o processo de inscrição. Inicialmente, é preciso acessar o site do programa e criar uma conta, informando CPF, nome, data de nascimento e e-mail válido. O sistema enviará automaticamente para o e-mail cadastrado os dados para acesso ao sistema de inscrição.

Rui muda padronização de carros e autoridades em viagem terão caminhonetes 4×4

por João Brandão

IMAGEM_NOTICIA_5
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), alterou a padronização das especificações técnicas dos veículos a serem adquiridos pela administração estadual. Os secretários e autoridades, que antes usavam veículos modelo Pick-up CD 4×2 em viagens, agora vai utilizar caminhonete CD 4×4.

Outra mudança é para “outras autoridades”. Antes utilizavam o mesmo carro que os secretários, um sedan bicombustível, mas agora vão usar um S.U.V bicombustível.

Lula ficou ‘profundamente triste’ ao saber da morte do irmão

Lula ficou profundamente emocionado ao saber que seu irmão Vavá, de 79 anos, havia morrido. Segundo a coluna Painel, da Folha, a notícia foi dada por meio de seus advogados em Curitiba.

Preso na sede da Polícia Federal desde abril de 2018, o ex-presidente contou histórias do passado em família e mencionou que, antes de ser internado, o parente mandou avisar que queria visitá-lo na carceragem.

A Justiça, por sua vez, negou o pedido para que Lula comparecesse ao funeral do irmão.
lula-e-vavá

2 DE FEVEREIRO: Com serviço all inclusive, Yemanjá VIP acontece no Pestana Bahia Lodge

Evento é realizado pela Oquei Entretenimento e acontece na piscina do hotel, no Rio Vermelho

17164928012019_editor_MUSICA_CHEIRODEAMOR_OUTUBRO2018121Edit_1024

Um dos eventos mais tradicionais do verão de Salvador, o 02 de fevereiro ganha ares de glamour com o Yemanjá VIP. O evento exclusivo para 500 pessoas tem assinatura da Oquei Entretenimento, dos irmãos Rafael e Ricardo Cal, e acontece na piscina do Pestana Bahia Lodge, no Rio Vermelho.

A ideia é que todo mundo vá de azul e branco para saudar a rainha do mar. A festa começa às 15h e conta com shows das bandas Filhos de Jorge e Cheiro de Amor, além de feijoada e open bar de Bohemia.

Os serviços estão inclusos no ingresso, que custa R$ 180, no quarto lote, e estão à venda no Sympla, Eventim, Partiu Balada, Colcci e Sede da Oquei Entretenimento.

SERVIÇO
Yemanja Vip
Filhos de Jorge e Cheiro de Amor
Pestana Bahia Lodge
Sexta, 02 de Fevereiro, a partir das 15h
Open Bar: Cerveja (Bohemia), Água e Refrigerante
Comida: Buffet de Feijoada
Valor: 180,00 (quarto lote)
Sugestão de Traje: Azul ou Branco
Vendas: Sympla, Eventim, Partiu Balada, Colcci e Sede da Oquei Entretenimento (3334-3611)

Fonte: LK COMUNICAÇÃO

51149945_329147984607726_2644897846502883328_o

Garapuá celebra São Francisco de Assis

FB_IMG_1548711215248

IMG-20190129-WA0051

Os festejos do mês de janeiro prosseguiram no município-arquipélago de Cairu no último domingo(27), após as celebrações em homenagem à São Benedito na Sede e São Sebastião em Cova de Onça, foi a vez de se celebrar São Francisco de Assis em Garapuá. Os festejos do padroeiro da vila tiveram início há 105 anos, quando uma imagem do santo protetor dos animais foi encontrada na praia por nativos.

As homenagens ao santo começaram logo cedo com uma alvorada de fogos. Em seguida a imagem de São Francisco saiu em romaria até uma fazenda vizinha retornando pelo mar para, então, percorrer as ruas do vilarejo. Após o cortejo, foi celebrada uma singela missa na capela do santo, que fica à beira mar. A celebração deste ano foi especial por comemorar também os 80 anos de dona Arlinda, matriarca nativa da comunidade, que foi homenageada por filhos, netos, bisnetos e tataranetos.

O prefeito Fernando Brito participou dos festejos acompanhado da primeira-dama Adriana Brito, bem como do vice prefeito Maneca Ché, secretários e assessores municipais. A Prefeitura de Cairu promoveu uma bela festa profana com as bandas Karamba, Nenho e Ramon dos Teclados. A animação prosseguiu nesta segunda-feira (28) com a tradicional festa das mulheres que contou com apresentações da banda Sakulejo e Mara Ribeiro.

Fonte: ASCOM/CAIRU

O Candeal de braços abertos para receber a Timbalda

10270728012019_editor_ReguethodaTimbalda29_01_2019_FotoAndrCarvalhoAg4

Paula Sanffer, Rafa Chaves e Buja Ferreira comandaram o show de estreia da temporada de ensaio da Timbalada

Ela nunca saiu de lá. O Candyall Guetho Square é a casa da Timbalada, mas por 11 anos a banda de timbaleiros, que tem como mentor o cantor e multi-instrumentista Carlinhos Brown, fez seus ensaios de verão no Museu du Ritmo, no Comércio.

Na tarde memorável do útlimo domingo (27), com muita musicalidade, o bairro do Candeal abriu suas portas, estampou sorriso no rosto e se vestiu de alegria, com as cores e formas da Timbalada para a abertura dos ensaios de verão do grupo.

O Reguetho da Timbalada começou cedo e no palco, ainda iluminado com a luz do sol, o mestre Brown, em oração, anunciou o grande show que estava por vir.

Foram mais de quatro horas de muita música e energia. No palco Paula Sanffer, Rafa Chaves e Buja Ferreira levantaram o público com antigos sucessos e músicas de um novo repertório que promete embalar o verão de baianos e turistas. O show ainda teve a participação de Amanda Santiago, antiga cantora da banda.

A festa, comandada pela Oquei Entretenimento e Candyall Entertainment, segue até o carnaval. Serão mais duas edições de ensaios e uma de ressaca. A Skol, cerveja oficial do verão da Bahia, assina o evento. Com sabor marcante, a Skol Puro Malte, recém lançada pela Ambev, estará presente em todas as edições.

O próximo ensaio será no dia 10 de fevereiro. As vendas começaram hoje (28), através do Sympla.

Fonte: LK COMUNICAÇÃO

Rui confirma Vilas-Boas na Sesab, mas mantém mistério sobre secretariado

“As conversas eu já concluí. Faltam, eu diria, ver as indicações de nomes pra encaixar nas áreas que nós conversamos”, declarou o governador nesta segunda (28)

Por Alexandre Santos / Rodrigo Aguiar
Foto: Rodrigo Aguiar/bahia.ba
Rui-Costa_28-1_18

O governador Rui Costa (PT) confirmou a permanência de Fábio Vilas-Boas no comando da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

Em coletiva à imprensa na manhã de desta segunda-feira (28), o chefe do Palácio de Ondina voltou a fazer mistério sobre os nomes que irão compor o secretariado estadual em seu segundo mandato.

“As conversas eu já concluí. Faltam, eu diria, ver as indicações de nomes pra encaixar nas áreas que nós conversamos. Hoje ou amanha, eu faço o anúncio completo”, declarou o petista ao ser indagado pelo bahia.ba sobre as tratativas com partidos da base aliada.

“O governador é sempre muito rigoroso e criterioso. Eu quero nomes que sejam especialistas nas áreas em que vão atuar”, desconversou.

Entre os quadros já anunciados na máquina petista estão Bruno Dauster (Casa Civil), Manoel Vitório (Fazenda) e André Curvello (Comunicação).

Morre deputado e apresentador Wagner Montes

WM

Morreu na manhã deste sábado (26), o deputado estadual e apresentador de TV Wagner Montes (PRB). Ele tinha 64 anos e estava internado há dois meses para o tratamento de uma infecção urinária. A causa da morte ainda não foi divulgada.

O velório será realizado na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em data e horário que ainda serão confirmados pela família.

Wagner Montes foi eleito deputado federal nas últimas eleições pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB), com 65.868 votos. Ele estava no terceiro mandato na Alerj.

Casado há 30 anos com a apresentadora Sônia Lima, Wagner também era advogado e apresentava telejornais na TV Record