Monthly Archives: março 2019

Prefeitura de Cairu e Coelba realizam mais uma reunião para tratar do cabeamento subterrâneo de Morro de São Paulo

FB_IMG_1553816589025

O engenheiro e secretário de Planejamento Urbano e Infraestrutura, Benedito Passos, esteve nesta quinta-feira (28) mais uma vez reunido com a equipe técnica da Coelba para tratar dos detalhes do pré – projeto da rede de cabeamento subterrâneo em Morro de São Paulo. Presente ao encontro também o presidente da ACEC (Associação Comercial e Empresarial de Cairu), parceira na ação. No mês de fevereiro, outras reuniões técnicas foram realizadas pela Prefeitura de Cairu e Coelba, bem como as equipes técnicas das duas instituições estiveram em conjunto com a equipe da Embasa realizando visita de campo para identificar os pontos onde serão construídos as subestações, que também serão subterrâneas.

A obra, que deverá ter início no segundo semestre deste ano, contará com mais de dois quilômetros de rede de média e alta tensão, que vão proporcionar maior confiabilidade ao fornecimento de energia da ilha, valorizando ainda mais a paisagem local, com a retirada da rede aérea de distribuição. O pré – projeto prevê o cabeamento subterrâneo tanto na Praça Aureliano Lima, assim como da subida para o Farol, Rua da Biquinha, Fonte Grande e Primeira Praia.

A articulação para realização deste serviço inovador na região, contou com o intermédio do prefeito Fernando Brito junto ao Governo da Bahia e à Coelba, concessionária de energia elétrica no Estado. Essa será mais uma das ações estruturantes da concessionária para a ilha, que já tem implantada a tecnologia do Self-Healing, um sistema de automação da distribuição de energia que permite a restauração automática e muito mais rápida em casos de interrupção no fornecimento de energia, beneficiando mais de 4.500 clientes e turistas que visitam a região na alta estação.

Fonte: ASCOM/CAIRU

Palestra aponta experiência com o cliente como o caminho para o sucesso

Atividade integrou o Seminário Desafios do Crescimento realizado em Valença

untitled
Durante o Seminário Desafios do Crescimento realizado nesta quinta-feira (28), no auditório da Faculdade de Tecnologia de Valença (Factiva), no Baixo Sul do estado, o economista Cezar Almeida mostrou exemplos de como a experiência com o cliente pode colaborar com o sucesso do empreendimento. Ele ministrou a palestra “Os desafios e oportunidades para crescer nos negócios e na vida em 2019”.

“É preciso dar uma atenção maior à experiência do cliente. Com um cliente falando bem da gente nas redes sociais, por exemplo, conseguimos bons resultados com o marketing direto. E experiência do cliente não é algo atingível apenas para grandes marcas. Nós, onde estivermos, com nossa barraquinha de food truck, com o pequeno negócio, pequeno varejo, podemos sim fazer a diferença na experiência com o cliente.”, afirma o especialista, chamando a atenção para um bom relacionamento com os consumidores.

Ele abordou ainda pontos como o e-commerce, competitividade, oportunidades de crescimento e desafios enfrentados por empreendedores. “Para 2019, é preciso ter bastante atenção, porque as vendas vão crescer por inércia. Você não vai precisar fazer muito esforço para as vendas aumentarem. A própria economia nos setores de comércio e serviços darão uma crescida. Depois, é preciso aproveitar as oportunidades ocasionadas com o aumento do poder de compra.”, completa Almeida.

O mecânico Adriano Argolo trabalha na área há mais uma década. Há pouco menos de um ano o empreendedor resolveu abrir seu próprio negócio, a Mecânica Auto Retiro, na cidade de Valença. Para ele, os conhecimentos adquiridos são o maior ganho. “A palestra foi uma experiência incrível porque me atualizei sobre, por exemplo, como me adaptar ao mercado, como ter um bom tratamento com o cliente e manter minha empresa com qualidade para servir aos consumidores. O Sebrae está de nota dez pelo evento, excelente”, conta.

Sílvia Nunes atua na produção de acarajés e apontou os benefícios do seminário para sua atividade empreendedora. “Já participei de outra palestra do Sebrae e a cada capacitação agregamos conhecimento. No evento, pude absorver dicas e insights de como crescer com um melhor atendimento ao meu cliente e expandir meu negócio. Sem dúvida alguma, foi uma formação ímpar”, acrescenta.

Gestor da agência de atendimento do Sebrae em Valença, Ângelo Fahning ressaltou a relevância do seminário para a cidade polo do Baixo Sul. “O evento é extremamente importante para desenvolver o cenário empresarial da cidade de Valença e fazer com que os empresários possam conhecer algumas soluções que o Sebrae tem para direcionar o desenvolvimento dos micro e pequenos negócios.”, conclui.

Por Rafael Lopes/ Agência Sebrae de Notícias Bahia

Violência sexual contra a mulher é tema de ciclo de palestras na OAB – Valença

IMG-20190328-WA0083
IMG-20190328-WA0083

IMG-20190328-WA0080

Buscando possibilitar o acesso às informações sobre a violência sexual contra a mulher, bem como acerca das possibilidades de atendimento, os canais de denúncia e acima de tudo promover ações de prevenção que possibilitem diminuição dos índices deste tipo de violência, a OAB – Subseção Valença promoveu nesta quinta-feira (28) um ciclo de palestras aberto à comunidade. O evento, realizado na sede da OAB, integrou o calendário de atividades elaborado por meio da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher e contou com a parceria do CRAM Valença (Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar). A iniciativa teve ainda apoio das Prefeituras de Valença e Cairu, por meio das Secretarias Municipais de Promoção Social e Políticas Sociais, respectivamente.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, a cada 11 minutos uma mulher é estuprada no país. Palestras ministradas pela coordenadora do CRAM Luciane Silva, pela delegada titular Dra. Argimária Soares e também pela psicóloga Stefany Silva abordaram as diversas facetas deste dado alarmante.

“A violência sexual é um fenômeno multidimensional que constitui uma das principais formas de violação dos direitos humanos, atingindo o direito à vida, à saúde e à integridade física. Por isso, precisamos constantemente debater o assunto para encontrar caminhos para a prevenção, enfrentamento e à responsabilização dos autores das violências”, destacou Alcides Bulhões, presidente da OAB – Valença.

Secretaria de Cultura de Cairu e Sebrae alinham ações para 2019

IMG-20190326-WA0023

A Secretaria de Municipal da Cultura, representada pela secretária Graça Peleteiro e pela diretora Michelle Costa, estiveram na agência do Sebrae em Santo Antônio de Jesus, último dia 21, para ajuste de detalhes do planejamento conjunto das duas instituições no ano de 2019. Dentre as atividades planejadas, está a IV Etapa do Programa de Desenvolvimento do Artesanato Cairuense, com ações estratégicas que possam fortalecer a rica produção que existe no município-arquipélago de Cairu.

Outas ações de mapeamento da economia criativa também constam no planejamento. Uma das principais metas é o fortalecimendo e a organização do fazedor de cultura, para isto, está sendo elaborado a realização do Catálogo do Artesanato Cairuense, bem como a intensificação da participação nas feiras anuais, além de eventos organizados que possam despontar o potencial empresarial e artístico deste tipo de economia.

A secretária Graça Peleteiro destacou o papel da parceira com o Sebrae e tambem o envolvimento das associações. “O Sebrae é um grande parceiro da Prefeitura de Cairu colaborando sempre com embasamento técnico, mas associações serão fundamentais em todo esse processo que está sendo planejado, por meio de projetos como a V Mostra de Artesanato e Cultura de Morro de São Paulo, realizada pela Amosp em parceria com a Prefeitura, SECULT, SEBRAE, IPAC; e de ações como a seleção de oito artesãos para a produção de uma coleção diferenciada em conjunto com o designer Rodrigo Lyra”, frisou a secretária.

Fonte: ASCOM/CAIRU

Prefeitura de Cairu e 23° Ciretran – Valença alinham ações para ordenamento do trânsito no arquipélago

IMG-20190327-WA0058

Buscando criar parâmetros para o ordenamento do trânsito no município-arquipélago de Cairu, o prefeito Fernando Brito esteve reunido nesta quarta-feira (27) com o Diretor do 23° Ciretran -Valença, David Guimarães Neto. Por estar inserido em uma área de proteção ambiental, a APA Tinharé/Boipeba, Cairu possui uma legislação especial para o trânsito.

Desde o segundo semestre de 2018, por meio de decreto municipal, está proibida a entrada de novos veículos nas Ilhas de Tinharé e Boipeba. O mesmo decreto, instituiu a criação do Comitê de Gerenciamento de Trânsito que tem o poder de adotar medidas preventivas ou reparadoras, administrativas e judiciais, visando a proibição da entrada de novos veículos nas ilhas. A Prefeitura de Cairu também realizou um recadastramento de todos os veículos automotores que encontram-se nas ilhas.

De acordo com o prefeito Fernando Brito, medidas estão sendo tomadas para garantir a sustentabilidade ambiental do arquipélago no que tange ao cumprimento da legislação de trânsito. Presentes ao encontro também o coordenador administrativo do Ciretran Gabriel Ferraz, o Capitão da Polícia Militar Gilbert Sarmento, os secretário municipais Ariana Coutinho (Governo), Valdinei Cruz (Administração), Benedito Passos (Planejamento Urbano e Infraestrutura), Diana Farias (Turismo), Fabiano Campos(Especial do Morro), além dos procuradores do Município Alcides Bulhões e Fagner Romani.

João Gilberto vence Universal Music na Justiça

IMAGEM_NOTICIA_5

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (STJ-RJ) confirmou em segunda instância, nesta terça-feira (26), a vitória do cantor e compositor João Gilberto sobre a Universal Music, por três votos a zero.

De acordo com informações do colunista Lauro Jardim do site O Globo, a ação movida por João originalmente tinha como ré a EMI, hoje incorporada pela Universal Music. O músico alegava que direitos autorais não foram pagos pela gravadora desde 1964.

A EMI já chegou a ser condenada a pagar os royalties sobre seus discos – os três primeiros álbuns de João, “Chega de saudade” (1959), “O amor, o sorriso e a flor” (1960) e “João Gilberto” (1961).

Na ação, que Gilberto foi vitorioso, o artista acusou a Universal de ter esvaziado o patrimônio da EMI para não ter que pagar o que lhe deve. Segundo o colunista, cabe recurso à decisão desta terça ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ).

Fonte: Bahia Noticias

Apesar de queda nas transferências da União, governo baiano mantém equilíbrio fiscal

untitled

Embora se queixe das perdas nas transferências obrigatórias e voluntárias da União em 2018, o governo baiano encerrou o ano em equilíbrio fiscal. Conforme apresentado pelo secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, isso se deve ao bom desempenho da arrecadação própria e ao controle de gastos feito pela pasta.

O secretário ressalta que, no último ano, a Bahia consolidou o seu modelo de gestão ao investir R$ 2,6 bilhões no ano de 2018, alcançando R$ 10,3 bilhões no período entre 2015 e 2018. Além disso, o titular da Sefaz ressalta que o estado se manteve entre os pouco que pagou os salários dos servidores em dia e que segue com uma das dívidas mais baixas do país.

Ao apresentar o balanço na AL-BA, nesta terça-feira (26), Manoel Vitório explicou que as transferências voluntárias da União, que são as receitas provenientes de convênios, fecharam o ano com queda de 23,63%: caíram de R$ 715,2 milhões em 2017 para R$ 546,2 milhões no ano passado. Quanto à participação das transferências obrigatórias da União na receita do estado, os números recuaram de 32,2% em 2017 para 26,7% em 2018. Dentro deste contexto, o titular da Sefaz esclarece que essas perdas foram compensadas com as receitas tributárias do estado, que tiveram incremento de 12,95% no último ano. Sendo assim, a arrecadação própria passou a representar 54,12% da receita estadual.

Além disso, o secretário pontuou que a pasta se dedica à política de controle de gastos do governo baiano e celebra a economia real de R$ 4,73 bilhões em despesas de custeio, que são aquelas relacionadas aos gastos com a manutenção da máquina pública, a exemplo de água, energia e material de consumo.

O balanço contou até com reconhecimento da oposição, de acordo com o parecer do deputado estadual Tiago Correia (PSDB). O tucano afirmou que o governo estadual registrou avanços na arrecadação de tributos, mas, com ressalvas. Para o parlamentar, há “ineficiência na aplicação dos recursos.

Fonte: Foto: Carol Garcia / GOVBA

Bahia lidera comercialização de parques eólicos e fotovoltaicos, diz SDE

EÓLICA BAHIA - Statkraft

Secretaria passa a divulgar mensalmente o panorama de Energias Renováveis no estado

A Bahia é líder nacional com 30,58% da comercialização de parques eólicos e 25,17% da comercialização de parques fotovoltaicos nos leilões de energia da ANEEL. Juntos, as duas fontes renováveis já geraram 58 mil empregos e devem criar 30,9 mil novos postos de trabalho no estado, com investimentos de R$ 8,4 bilhões. Os dados são da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), divulgados essa semana em seu Informe Executivo de Energias Renováveis.

“A energia limpa, além de ajudar o meio ambiente, traz oportunidades de negócios, fomento à economia local e geração de emprego em regiões remotas do nosso estado, como o Semiárido. Temos ventos fartos e sol forte na Bahia e isto se soma à nossa política estadual de atração de investimentos”, comemorou o vice-governador e titular da SDE, João Leão.

No segmento de Solar Fotovoltaico, a potência instalada, em geração distribuída, cresceu 40% nos últimos 12 meses, chegando à marca de 9.889,4 kW. Cerca de R$ 3,1 bilhões já foram investidos nos 26 parques em operação que, juntos, têm 639 MW de capacidade instalada. Já no setor Eólico, os 147 parques em operação têm capacidade instalada de 3.730 MW e receberam investimentos de R$ 14,4 bilhões. Até 2020 outros 37 parques entrarão em operação.

A SDE vai divulgar mensalmente este Informe Executivo de Energias Renováveis, contendo um balanço detalhado do setor aqui no estado. Veja dos dados de Eólica AQUI e os números de Solar AQUI.

Fonte: Ascom/SDE

Cairu entrega Plano Náutico Municipal para Capitania dos Portos

Buscando o desenvolvimento náutico do município-arquipélago de Cairu, o prefeito Fernando Brito esteve reunido na última segunda-feira (25) com o Capitão dos Portos da Bahia, Comandante Márcio Gomes Amaral, no 2° Distrito Naval, em Salvador. Na oportunidade, foi entregue pelo gestor municipal o Plano Náutico de Cairu, instrumento elaborado pelo Sebrae, bem como o Plano Náutico da Costa do Dendê. Participaram do encontro a secretária de Turismo Diana Farias e a diretora de Tributos Joelia Carvalho.

IMG-20190326-WA0022

O Plano Náutico tem a proposta de utilizar os potenciais do município para promover turismo segmentado, durante todo o ano, incluindo a baixa estação. Cairu é o único município-arquipélago do Brasil, que possui quilômetros de praias em condições favoráveis para a prática de esportes e turismo náutico, já Morro de São Paulo, terceiro destino turístico da Bahia, é a localidade mais bem estruturada em todo Baixo Sul para atender uma grande demanda turística.

Na pauta do encontro, estiveram ainda o gerenciamento costeiro do arquipélago e a capacitação dos marinheiros do município. Neste sentido, atendendo a pedido do gestor municipal, a Capitania dos Portos agendou para o dia 09 de abril uma reunião em Morro tendo como público alvo os proprietários de embarcações que desejam orientação sobre cursos de condutores e marinheiros. De acordo com o Comandante Márcio Gomes, no ano de 2018 o município de Cairu foi o que teve maior número de atendimentos da Capitania, ultrapassando até mesmo Salvador.

O prefeito Fernando Brito ressaltou a importância da parceria com a Capitania dos Portos tanto nas ações de fiscalização, como no ordenamento das atividades. ” A Capitania já é uma grande parceira da administração municipal, com ações não só na alta estação mas sim durante todo o ano. Tenho certeza que também será fundamental esse alinhamento para a implantação do Plano Náutico e do gerenciamento costeiro que fomentará ainda mais nosso turismo, gerando emprego e renda”, destacou o prefeito.

Fonte: ASCOM/CAIRU

Cairu convoca concursados para posse

54727535_2232704790085339_9064976512016449536_n

Os cidadãos, a seguir relacionados, classificados em Concurso Público, conforme Edital nº 001/2018, estão convocados para TOMAR POSSE NO SEU RESPECTIVO CARGO, no dia 29 de março de 2019, às 10:00h no Complexo Administrativo Raul de Figueiredo Miranda, de acordo com a homologação publicada em 14 de dezembro de 2018, descrito a seguir:

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

1. GABRIEL FIGUEIREDO SANTOS
2. THIAGO MAURICIO SOUSA BRITO

CIRURGIÃO DENTISTA

1. RAMAIANO FONTES SILVA

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

1. YSRAEL MACHADO CORREA

AGENTE DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

1. HERMES MOREIRA DA SILVA NETO

FISIOTERAPEUTA

1. JULIANA PEREIRA OLIVEIRA

MOTORISTA CATEGORIA B

1. ABDON ALANLEID SILVA CHÉ FILHO
2. IVONILDO JOÃO ARAÚJO LOPES
3. ANDERSON DA CONCEIÇÃO SANTOS

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

1. MARINÉLIA DOS SANTOS SANTANA
2. EDILEUZA CABRAL SOUZA DOS SANTOS
3. CINTIA DOS REIS SANTOS
4. WALESKA DOS SANTOS SILVA
5. DEIZE SILVA SANTOS
6. ÍCARO SOUSA DE JESUS
7. IARA CRUZ DE OLIVEIRA
8. FABIANA CRUZ NASCIMENTO

AGENTE DE APOIO EDUCACIONAL

1. ISAC PAIXÃO JUNIOR
2. GIRLENE SANTOS BOMFIM NASCIMENTO
3. ELISANGELA GOES PRAZERES
4. BRUNA MARIA CONCEIÇÃO LIMA
5. DANILO MARINHO RAMOS
6. RUTH FERREIRA DA SILVA
7. SULVANI NASCIMENTO DA LUZ

PORTEIRO

1. JOSEAN BOMFIM CHE
2. CRISTIANE DA SILVA COUTINHO
3. GEORGE SENA DA SILVA
4. ADILSON CONCEICAO DOS SANTOS
5. VILBERGUE ROCHA SOUSA FILHO

Fonte: ASCOM/CAIRU