Coleta e troca do óleo de cozinha

Bom para você melhor para o meio ambiente. More »

Violência Contra Mulher

O orgulho não foi feito para o homem, nem a ira violenta para os nascidos de mulher. (Eclesiástico 10,18) More »

Mais Cultura no Bairro da Bolivia

Aulas pensadas para trabalhar a Saúde. Desde a adolescência até a terceira idade. More »

Blitz Educativa

“Proteja-se! Use o cinto de segurança” More »

ESCOLA COMUNIDADE QUILOMBOLA

Comunidade Quilombola com melhor educação. More »

 

Venezuelanos imigrantes poderão estudar na Universidade Federal de Roraima

ea0ff170535cdfd11fe06c95f0a0e374-783x450

Boa Vista, capital de Roraima, é o grande centro da crise migratória de venezuelanos que cruzam a fronteira em busca de melhores condições de vida no Brasil. Diante dessa situação, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) criou um programa de vagas remanescentes para os imigrantes que queiram fazer um curso de graduação.

O “Programa de Acesso à Educação Superior para Solicitantes de Refúgio, refugiados e imigrantes em situação de vulnerabilidade” foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRR, segundo informações do portal Brasil Escola.

Para que tenham acesso ao ensino superior, os imigrantes terão que se inscrever no vestibular da UFRR, apresentar documentação comprobatória da situação de refúgio ou imigração, e realizar uma prova de redação em Língua Portuguesa e de conhecimentos específicos do curso de seu interesse.

No caso dos venezuelanos refugiados, a universidade exige a apresentação do protocolo de refúgio ou comprovante da condição de refúgio, expedido pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare).

Já os imigrantes em situação de vulnerabilidade terão que levar declaração que demonstre que eles moram no Brasil, comprovando a regularidade imigratória.

As vagas ofertadas para o ingresso de refugiados e imigrantes são remanescentes de processos seletivos de segunda graduação e transferência da universidade. Cada candidato poderá ocupar apenas uma vaga de graduação.

Feita a matrícula, eles terão que cursar a disciplina de Português Instrumental durante um semestre pelo menos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>