Coleta e troca do óleo de cozinha

Bom para você melhor para o meio ambiente. More »

Violência Contra Mulher

O orgulho não foi feito para o homem, nem a ira violenta para os nascidos de mulher. (Eclesiástico 10,18) More »

Mais Cultura no Bairro da Bolivia

Aulas pensadas para trabalhar a Saúde. Desde a adolescência até a terceira idade. More »

Blitz Educativa

“Proteja-se! Use o cinto de segurança” More »

ESCOLA COMUNIDADE QUILOMBOLA

Comunidade Quilombola com melhor educação. More »

 

Conab vai definir preço mínimo para piaçava

Adotar ações para regularizar a Política dea Garantia de Preços Mínimos (PGPM) para a piaçava. Esse foi o mais expressivo resultado da reunião realizada na última quarta-feira (12), em Salvador, com o superintendente regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Franklin José Andrade Gomes. O encontro, caracterizado como desdobramento do 1o Seminário Estadual de Desenvolvimento Econômico da Piaçava na Bahia, acontecido no final do mês de agosto, foi articulado pelo superintendente da Agricultura de Cairu, Lázaro Miranda. Na oportunidade, foi também discutida a criação urgente da cooperativa da fibra natural da piaçava.

A PGPM é uma importante ferramenta para a diminuição das oscilações da renda dos produtores da piaçava, assegurando uma remuneração mínima que servirá de balizadora da cadeia produtiva. Para tanto, a Conab analisará o mercado, avaliando oferta, demanda nacional e internacional, plano de abastecimento, custo de produção, entre outros fatores, para então formatar a proposta de preços mínimos da piaçava, que tem o município de Cairu como maior produtor mundial.

A reunião contou com as presenças do prefeito de Cairu, Fernando Brito, vice-prefeito Maneca Ché, presidente da Câmara Abdon Ché, vereador Ivan de Gerino, secretário municipal da Pesca e Agricultura Ally Ché, lideranças comunitárias, representantes dos produtores, associações quilombolas, além do coordenador do território do Baixo Sul, Gerval Teófilo. Ao final da reunião, o prefeito Fernando Brito presenteou o Superintendente da Conab, com um livro, “Piaçava da Bahia – do extrativismo à Cultura Agrícola ” de autorias dos pesquisadores da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Carlos Alex Lima Guimarães e Luiz Alberto Mattos Silva.
received_294588828020798

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>