Coleta e troca do óleo de cozinha

Bom para você melhor para o meio ambiente. More »

Violência Contra Mulher

O orgulho não foi feito para o homem, nem a ira violenta para os nascidos de mulher. (Eclesiástico 10,18) More »

Mais Cultura no Bairro da Bolivia

Aulas pensadas para trabalhar a Saúde. Desde a adolescência até a terceira idade. More »

Blitz Educativa

“Proteja-se! Use o cinto de segurança” More »

ESCOLA COMUNIDADE QUILOMBOLA

Comunidade Quilombola com melhor educação. More »

 

Santa Casa de Valença vai realizar 285 cirurgias de catarata pelo SUS neste fim de semana

catarata2Ação faz parte do mutirão realizado pela instituição, através de contrato firmado com a SESAB e em parceria com o DayHorc

A Santa Casa de Misericórdia de Valença vai realizar neste sábado (23) e domingo (24) 285 cirurgias de catarata através do SUS. A ação faz parte do Mutirão realizado pela instituição, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESB) e também com a DayHorc – Hospital de Olhos Ruy Cunha. A iniciativa contou ainda com o apoio da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, Igreja Matriz.

Somente no primeiro dia de atendimento do mutirão, que aconteceu nesta quinta-feira (21), foram realizados cerca de 400 atendimentos. A expectativa é que, ao final do dia de hoje, mais de mil pessoas passem por consultas e marcações de cirurgias. Estão aptos a serem atendidos aqueles que tiverem a partir de 60 anos de idade ou que possam diagnóstico prévio de catarata, sendo necessário efetuar cadastro através da Secretaria de Saúde Municipal e apresentar identidade, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Na próxima segunda (25), passarão por revisão médica.

Ao reconhecer a existência de vazios assistenciais e baixa cobertura de serviços oftalmológicos nos municípios, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) busca ampliar o acesso da população nesta área.”Institucionalmente temos o compromisso de ampliar e descentralizar o acesso aos mais diversos serviços de saúde, mas a oportunidade de fazer uma pessoa voltar a enxergar seus filhos e netos quando acometida por uma doença como a catarata, é um diferencial social”, afirma o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, que cita ainda a Santa Casa de Valença como uma das referências desse serviço na Bahia que possui aporte de recursos estaduais oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS).

O provedor da Santa Casa de Misericórdia de Valença, Guido Araújo Magalhães Junior, também destaca a importância dessa iniciativa: “a Santa Casa tem feito grande esforço e aceita o desafio de realizar um mutirão dessa proporção, com a mobilização de colaboradores e voluntários, apenas pela grandeza dessa ação, que beneficia Valença e tantas outras cidades. A Secretaria de saúde do Estado mostra, mais uma vez, que acredita nos propósitos da nossa instituição “.

O mutirão vem suprir não somente a demanda da população valenciana, mas de outras cidades baianas: “fiquei feliz em saber que Valença voltou com esse serviço. Há um ano venho tentando marcar minha cirurgia na cidade de Itabuna e não consigo”, diz o senhor João Pedro Brito, 68 anos, natural de Igrapiúna. A busca da senhora América Santos, 74 anos, natural de Valença, dura ainda mais tempo: “essa será a minha primeira cirurgia de catarata. Há quatro anos venho tentando realizar”.

A Santa Casa realiza o procedimento também através de convênios e particular.

Mais informações pelo e-mail mutirao@scmvca.org ou pelos telefones (75) 98864-8499 / 3641-8433.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>